sábado, julho 30, 2011

A VERSÃO NOVA DA REVISTA "DRAGÕES".

        
          Uma das mais felizes iniciativas tomadas por Jorge Nuno Pinto da Costa desde que, em boa hora, assumiu a presidência do Futebol Clube do Porto foi a de associar o nome de DRAGÃO, figura mitológica que encima o emblema de incomparável beleza do Clube baluarte do Porto, do Norte e, cada vez mais de Portugal e ícone da "Cidade da Virgem".

           Uma das que mais contribuiu para a rápida popularização daquela referência simbólica foi a criação da revista "DRAGÕES", cujo primeiro número apareceu em 1985 e, rapidamente, se implantou no universo portista e nacional impondo com referência incontornável nos órgãos de informação em geral esta designação, em substituição das de "tripeiros" ou "andrades" até então mais utilizadas.

             Possuo todos os números encadernados com a capa original dos primeiros doze anos, que documentam momentos dourados da saga do Clube, a qual incluiu a primeira vitória na Taça dos Campeões Europeus de 1987, que mereceu uma edição especial que também adquiri, desistindo de continuar a fazê-lo
 por razões que tiveram a ver com a obtenção da respectiva capa e, quiçá, derivado à necessidade de dedicar toda a concentração nas minhas funções profissionais.

             Voltei a tomar conhecimento da sua existência graças a Armando Pinto através do seu blogue de referência LÔNGARA - ACTIVIDADE LITERÁRIA E  MEMÓRIA ALVI-AZUL ( http://longara.blogspot.com/2011/07/nova-imagem-de-marca-da-revista-dragoes.html), mesmo que antes a não tenha identificado quando reparei na capa onde estava Vítor Pereira mas escondia o nome da revista. Voltei lá, no dia seguinte, e comprei o exemplar: 3€.

             Sem me alargar no conteúdo não fiquei impressionado com a sua imagem geral. Sendo certo que este papel agora escolhido tenha vantagem para a leitura, a sua aparência é a do comum reciclado. As cores quase neutras são pouco apelativas aos olhos e o tipo da letra dos textos é mais adequado às vistas jovens dos que à dos que precisam de mais luz para ler.O grafismo é bastante aceitável mas ainda assim pode melhorar. O preço harmoniza-se ao lançamento e ao nível deste número.

             Como impressão inicial penso que a grandeza do Clube e o nível de exigência dos adeptos merece mais. Estou certo que o próximo número já sairá com direito a nota SATISFAZ BASTANTE.


              Mesmo em tempo de crise um portista crente não deixará de ter sempre à mão o exemplar que regista o percurso vitorioso do MELHOR CLUBE DE PORTUGAL.

             

           

2 comentários:

  1. Viva.
    Naturalmente fiquei satisfeito por ver que, ao menos, o meu recente post teve algum mérito, em dar nota do aparecimento da revista renovada. E também concordo que a grandeza do F. C. Porto merece uma revista com outra dimensão. Porém, não referi isso porque quantas vezes o desejo fica aquém da realidade, ou seja, não sei se é o caso mas quantas vezes os redactores e demais pessoal envolvido, estão limitados pelas directrizes superiores. Desejamos que o clube possa ainda vir a ter uma publicação capaz de marcar época, de modo a que estes brilhantes anos fiquem devidamente registados. E, já agora, compete-nos a nós Portistas, também, ajudar a essa melhoria, através de uma mais ampla divulgação, porque a Dragões é muito esquecida (bastando ver que não aparece nas capas de imprensa e demais amostras de escaparates, nos órgãos de comunicação, relativamente a como procedem com publicações similares), pois se não houver divulgação não terá procura e consequentemente fica reduzida a mero número de assinantes...

    ResponderEliminar
  2. Armando Pinto:

    Vem aí o "novo" Porto Canal...

    Abraço.

    ResponderEliminar