sábado, julho 02, 2011

FUTEBOL E CRISE: O ANTÍDOTO E A DOENÇA.

Apresentação de Vítor Pereira no Dragão (foto 1, com Pinto da Costa)
           

            Se lá para o Castelo do Queijo o Rio se entretém a ver as corridas como se fosse o príncipe Alberto do Mónaco na Fórmula 1 do seu Principado (em Maio, porque nesta altura andará bem mais "ocupado" com  as voltas que lhe dá à cabeça a campeã sul-africana da natação...), no Olival está dada a partida para o começo do TRABALHO da EQUIPA do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, CAMPEÃO PORTUGUÊS, DA LIGA EUROPA e da TAÇA DE PORTUGAL, e da sempre motivadora CÂNDIDO DE OLIVEIRA, o aperitivo do início de época.

            Portanto, enquanto uns se divertem, outros deixaram para trás os festejos bem merecidos pelos feitos alcançados e retomaram o caminho mais seguro para, de novo, os merecerem.

            Com todas as equipas a bordo o transatlântico levantou ferro e fez-se ao mar, que o mesmo é dizer, ao arranque da época de 2011/2012: o timoneiro, Jorge Nuno Pinto da Costa e TODO o seu staff, o treinador Vítor Pereira e a sua equipa talhada ao seu gosto, o plantel disponível, o material necessário e, por último, mas não menos necessários e relevantes, os funcionários do complexo.

             ACÇÃO!

             Ainda a época não tinha terminado e, se fosse verdade o que se propalava e ainda se noticia não restariam, nesta altura, jogadores suficientes para o treinador poder alinhar uma equipa de onze jogadores. Porém, ainda que possam haver contactos (e há...) sobre a transferência de alguns dos nossos melhores artistas, todos se mantêm vinculados, ainda agora. Se sete faltaram à chamada é porque quatro deles estão em competição pelos países a que pertencem e três gozam as férias a que têm direito. Entretanto, alguns que poderão ser reforços já tiveram contactos com a realidade do mundo azul-e-branco, pela primeira vez, Braccali, Kelvin, Djalma, outros, como Castro e Addy aguardam revisão de provas que prestaram noutras escolas, a alguns júniores é concedido o privilégio de sonhar e, como há muito aqui se previa, Kléber perfaz o trio de pontas de lança de causar inveja a muitos grandes da Europa.

              Curioso que também a nível do governo, como no comando técnico do Futebol Clube do Porto,  se verificaram alterações de rotura com o passado se bem que sejam completamente antagónicas as razões que as justificaram. E se, no que ao FC Porto respeita não há que ficar surpreendido, por Jorge Nuno sempre se ter batido pela criação de uma região e um PARTIDO DO NORTE gerido por pessoas idóneas, foi para mim extraordinário ter ouvido, hoje, na rádio o ÁLVARO, ministro de Passos Coelho, dizer que NÃO É BENFIQUISTA  (blasfémia!, por onde andaste "mártir" para assim desafiares seis milhões de fundamentalistas impiedosos! estás feito, podes crer!) quando deixou implícita a tese de que não pode o trabalho produzido por  uma equipa ser esbanjado por um guarda-redes milionário, mas algo bisonho, mesmo pascácio, que oferece gordos capões de presente aos adversários.

              A concluir, não quero deixar de louvar e aplaudir aqueles que tudo estão a fazer para não deixar cair em "saco roto" o fremente apelo do Chefe de Estado para que os portugueses consumam preferencialmente produtos de origem portuguesa. Pelo que se tem verificado até agora fico com dúvidas sobre que parte de Portugal ele pretendeu incentivar, pois não se passa um único dia sem que se anuncie, em parangonas dos periódicos e abertura de telejornais, como sempre a partir da "capital do império", a chegada à Portela de um boing ou a Alcântara um contentor a abarrotar de "craques" para os clubes alfacinhas, bem pertinho das barbas (salvo seja) do reconciliado do slogam "o que é português é bom".

              E não digam mal da vida: nem todos têm a sorte de receber menos 50% do subsídio de natal.

Pinto da Costa defende partido do Norte - JN
           

6 comentários:

  1. Meu caro Remígio, o rio vai exportar corridas de automóveis - vão ir charters de corridas -, para o mundo, como solução para a crise. Entretanto e citando Pedro Abrunhosa, " O Porto, culturalmente falando, está a competir com Rechousa", que é, acrescento eu, uma freguesia muito simpática de Vila Nova De Gaia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. ..."(blasfémia!, por onde andaste "mártir" para assim desafiares seis milhões de fundamentalistas impiedosos! estás feito, podes crer!) "...

    Podes crer !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Cá pelo Norte, um clube que veste de azul e branco, já contribuiu com o imposto sobre 15 milhões de € para juntar aos oitocentos milhões do tal abatimento de 50%. Espero que não seja necessário contribuir com mais nenhum.

    ResponderEliminar
  4. Caro Remígio
    O calor algarvio,autenticamente importado da vizinha Andalúzia,tem-me estorricado os miolos e atacado as meninges e daí que, as já de si poucas e nulas ideias têm sido levadas em passada(de Passos,se bem me entende...) larga como o meu nado-morto subsídio de natal...Parafraseando-o:não direi mal da vida,e seguindo-o na rectilínea linha de pensamento, afinal! ainda sou dos que terei ... "SORTE" em receber - 50%! Que feliz me sinto na fatalidade dos ..."abençoados"!
    Filosofices,é claro,de quem tem, para as horas tristes, um clube como o N/ FCP para amenizar as crises e as torturas impostas pelos troikos deste mundo!Que a malta se vai ver mais que grega é coisa de que não tenho dúvidas e se-como antigamente se dizia- tristezas não pagam dívidas,nem letras, só desejo é que à 6ª jornada HULK & Cia. me (nos) façam esquecer o famigerado subsídio natalício !
    ..... ........... ................
    Mesmo no defeso e sabendo-se que a época é pródiga em "notícias" mais -que-encomendadas (dependendo do empresário e do "sentido do negócio")não tenho tido descanso por mor do JMessinho & Falcao ... Quero crer que não "librarão" $$$ mas, parece-me que o AVB fará mais sangue e provocará mais ondas de choque...
    ...........................
    Como lhe disse,com o calor,fico marafado e por isso o melhor que faço é ... bazar!
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  5. Agradecendo as suas palavras de apoio no momento complicado que passei, e estando a pôr leituras em dia, de momento, quero só manifestar-lhe minha concordância à sua análise, convicto que será mais uma época de sucesso, pois no F. C. Porto, com efeito, trabalha-se bem, com tempo e atentamente.
    Abraço.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  6. Meu Amigo :

    ..."nem todos têm a sorte de receber menos 50% do subsídio de natal."...

    É verdade !

    Um abraço

    ResponderEliminar