quarta-feira, julho 06, 2011

BELO, É O DISTINTIVO.

       
     (Do blogue: Sou Portista com Muito Orgulho)

                 O hábito não faz o monge, o que quer dizer que por muito bonita que se considere a camisola que um atleta veste nunca fará dele melhor que aquilo que, na realidade, é. O "peso" que ela pode representar, e influenciar, o rendimento de quem a veste poderá ser condicionado por aquilo que ela representa como símbolo de um clube e não pela maior ou menor criatividade do desenho e cores que o markting entendeu mais sugestivos.

            Como vai sendo usual no início de cada época foram apresentados os cinco equipamentos que os campeões nacionais vão exibir em Portugal e na Europa, aqui a participar na Liga com  repercussão de importância mundial, o que significa que o azul-e-branco, as cores da camisola do Futebol Clube do Porto, chamarão a atenção de muitos milhões de espectadores. Importa, pois, manter o padrão histórico das duas  listas verticais azuis sempre que possível, recorrendo-se ao alternativo apenas nas situações determinadas pelas normas da FIFA.

            Nas camisolas desta época voltou-se à opção de uma lista azul ao centro e duas brancas, passando o azul para os lados. Não vejo nenhuma vantagem nesta opção e, por mim, com a ressalva de alterações de pormenor, NUNCA modificaria o modelo tradicional: duas listas azuis verticais. Quanto ao alternativo principal, espero por vê-lo no estádio e na TV para formar um juízo mais fundamentado, esperando que a impressão que me suscita na fotografia aqui inserta possa ser mais favorável da que tenho agora. Ao que já li, julgo que tem um fundo de púrpura o que, se pode ser agradável quando expostas para venda na loja azul, serão sempre tomadas por pretas vista de noite, à distância das bancadas ou nos ecrãs das televisões.

             O símbolo que não pode ser alterado é o do nosso incomparável distintivo e, esse, independentemente dos gostos dos criativos designers e exigências de markting, há-de sobressair sempre como o mais importante dos elementos do equipamento escolhido.

             Que os adeptos possam orgulhar-se daqueles que terão a honra de envergar tão sublimes e vitoriosas cores.

          

9 comentários:

  1. Caro Remígio, no principal, desde que seja azul e branco e às riscas, tudo bem. No alternativo, como não pode ser sempre branco, o Marketing e a Nike obrigam, também não está mal. Uma coisa parece que estamos todos de acordo, os emplastros meo e tmn, destoam.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Com efeito os "emplastros" estão "a mais", mas nobless oblige... Podiam é ter outro look, como é sugerido por Rui Valente, no blogue "Renovar o Porto".

    ResponderEliminar
  3. Remígio :

    Desde que esteja lá o emblema ...


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Remigio
    ...do que eu gostei, mesmo, foi do azul e branco do HULK.Lindo!Do Rolando,que o N/Pintinho disse nos ter sido emprestado pelo jornal abola,para "modelar"a camisola naquele zigue-zague de roxo no (muito) azul escuro,deixou-me petrificado : pior,só um olho à Belenenses!... Não tendo eu nada contra a SRA DOS PASSOS (já contra o...PASSOS,a coisa muda de figura) NÃO descortino razão para tão mau gosto.Marketing?!...Vamos aguardar para ver ao vivo,mas,na minha opinião este é,seguramente,o alternativo menos conseguido dos últimos anos (ah que saudades já tenho do amarelinho!...).
    Continuação de boa saúde e que seja (mais) uma grande época.
    Abraço amigo
    João Carreira

    ResponderEliminar
  5. Remígio Amigo
    Esqueci-me de referir o Messinho.Aquela cor vai-lhe bem e só espero que ele nos "vista" por muitos e felizes anos ...
    Abraço
    João Carreira

    ResponderEliminar
  6. Estou de acordo com o referido no post. Sublinho que a tal púrpura ou lá o que é, fica feio como o caraças, mas enfim, com o emblema escapa.

    ResponderEliminar
  7. Não podia estar mais satisfeito com o equipamento principal. A grande presença do branco dá outro 'look' ao equipamento e risca azul no centro do mesmo fica, também ela, muito bem.

    No que toca ao alternativo, apenas tirava a risca roxa, mas o significado da mesma ultrapassa qualquer tentação de a cobrir.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Só agora comento, para não entrar em colisão com ninguém, pois sou totalmente contra este novo equipamento principal. Por isso estou totalmente de acordo que só o distintivo é bonito, nesta camisola branca e de risca ao meio azul.
    Contudo respeito as opiniões de todos, mas não entendo... senão, como um dos primeiros equipamentos do clube foi vermelho, no início do séc. XX, só fala retornarem a essa côr...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Armando Pinto:

    Vermelho? Abrenúncio! Antes "cor de burro a fugir".

    Um abraço e óptimo fim de semana.

    ResponderEliminar