quarta-feira, fevereiro 13, 2019

-VAMOS PASSAR!, "DISSE" A EQUIPA, EM ROMA.


 

Liga dos Campeões 
1/8 Fase final - 1.ª mão 
Estádio Olímpico de Roma, Itália 
Transmissão tv - Hora: 20:00 
Tempo: frio (9.º) s/chuva 
Relvado: bom 
Assistência: +51000 espect., 4000 portugueses
2019.02.12 (terça feira)


                        AS ROMA, 2 - FC DO PORTO, 1
                                            (intervalo: 0-0)

AS Roma alinhou com: Mirante, Florenzi, Manolas, Fazio, Polarov, Cristante, De Rossi (C), Pelegrini, aos 83' Nzoni, Zaniolo, aos 87' Santon, Dzeko, e El Sharawy, aos 90' Kwlvert. Não utilizados: Olsen, Juan Jesus, Iván Marcano e Pastore.
Equipamento: oficial tradicional cor bordeau c/meias amarelas
Treinador: Eusébio De Francesco

FC do Porto alinhou com: Iker Casillas, Éder Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Danilo Pereira, Hèctor Herrera (C), Otávio, aos 84' Hernâni, Yacine Brahimi, aos 68' Adrán López, Tiquinho Soares e Fernando Andrade, aos 76' André Pereira. Suplentes n/utilizados: Vaná, Maxi Pereira, Bruno Costa e Óliver Torres.
Equipamento: oficial tradicional, camisola com duas listas verticais azuis e calção azul.
Treinador: Sérgio Conceição 

Árbitro: DANNY MAKKELIE (Holanda). Auxiliares: Mário Diks e Hessel Steegstra.
4.º árbitro: Kevin Blom
VAR: Polvan Boekel - Estreia na Liga dos Campeões do sistema VAR

Escolha da bola: FC Porto

Guardado um minuto de silêncio em homenagem póstuma ao malogrado William Sala, morto em acidente de aviação.

MARCHA DO MARCADOR: aos 70' 1-0, por ZANIOLO, com um remate rente à relva que passa entre e desvia nas pernas de Alex Telles, sem possibilidade de defesa; a jogada resulta de uma falha da defesa portista que permite a Dzeko assistir o marcador; aos 75' de novo por ZANIOLO, na sequência de remate de Dzeko que bate no poste, ressaltando o esférico ao encontro do jovem avançado da Roma que atira sem oposição para a baliza; 2-1 aos 79' por intermédio de ADRIÁN LÓPEZ, o qual tinha substituído Yacine Brahimi aos 68', num lance feliz em que Tiquinho Soares envia a bola para a entrada da área da Roma onde Ádrian López a devolve de cabeça para trás, com Tiquinho ensaiar um remate em força mas a bater mal e a bola vai enrolada para dentro da área ao encontro de Ádrián que a controla com serenidade e atira para o golo.

     Três minutos de desconcentração da equipa do FC do Porto por motivo da perturbação face à lesão de Yacine Brahimi quando o resultado da partida continuava sem golos golos a vinte minutos do fim, foram avaramente aproveitados pela equipa romana ao apontar dois golos em conclusão de jogadas felizes, contrariando uma fase do jogo em que a equipa portuguesa atravessava um bom momento à procura de um resultado favorável nesta primeira parte da eliminatória. Sem se desconcertar, porém, o Futebol Clube do Porto reagiu com estoicismo à súbita e injusta desvantagem e assumiu o comando da partida tendo alcançado um golo que recupera a dúvida da eliminatória para o jogo no Dragão, tendo estado muito próximo de empatar o marcador quando o capitão Hèctor Herrera com um estupendo remate executado aos 83' fez passar a bola como um bólide a tirar tinta ao poste de Mirante.

     O FC  do Porto encarou a partida com serenidade mantendo a formação romana sob controle sem abdicar do sentido de ataque sem, contudo, ter criado jogadas de perigo na área adversária ou remates enquadrados, nem as ter permitido ao adversário, com  exceção de uma quando aos 37' em excelente conclusão de ataque o perigoso Dzeko rematou contra o poste mais próximo de Casillas.

     No período complementar o jogo decorreu mais vivo e mais emocionante, sucedendo-se lances nas duas áreas onde o golo andou por perto. Aos 57' e na sequência de um canto apontado por Alex Telles, Danilo Pereira elevou-se acima de todos e desviou a bola de cabeça na direção contrária a qual percorreu a linha de baliza para sair junto ao poste do lado aposto. Nesta fase da partida e por ação de De Rossi e Dzeko, dois "monstros" da bola, a Roma não deu descanso à intermediária portista onde Otávio, Danilo Pereira e Hèctor Herrera trabalhavam duramente para anular as ações atacantes do "selvagem" trio atacante dos romanos à baliza defendida por um sensacional Iker Casillas, interventivo e seguro. Salvo no período fatídico em que aconteceram os golos romanos, a equipa portuguesa protagonizou bons momentos de futebol nesta Liga maior do continente europeu, andou por cima do valoroso adversário em largos períodos, terminando a partida corajosamente ao ataque na busca de um resultado que fez por merecer saindo do Estádio Olímpico da Cidade Eterna sem beliscar o prestígio que lhe é devido.

    Iker Casillas transmite confiança à equipa tendo tido um comportamento à medida da sua classe e fama. A defesa sentiu algumas dificuldades que um ataque de nível agrava, mas Danilo Pereira, Otávio e Hèctor Herrera, foram gigantes; Fernando Andrade e Tiquinho Soares foram guerreiros, e o ex-Santa Clara, há um mês de Dragão ao peito, não se deixou impressionar com  o ambiente quente do Olimpo; Yacine Brahimi, foi figura relevante na boa prestação da equipa e poderia ter sido determinante para desfecho com resultado mais feliz. Muito bem entraram no jogo, Ádrián López, André Pereira e Hernâni.

    No decorrer do jogo não me apercebi de qualquer falha na arbitragem do holandês Danny Markellie, tendo ficado com uma imagem muito favorável do seu desempenho. Porém, à vista das repetições da televisão, há duas "nódoas" graves que mancham a nota alta que me pareceu merecer. Yacine Brahimi não se magoou por ele próprio ao torcer acidentalmente o pé na relva, mas porque De Rossi o pisou no calcanhar de Aquiles e condicionou a posição e torção do pé; Hèctor Herrera foi penalizado com cartão amarelo num lance em que chega primeiro à bola que De Rossi (de novo) e nem sequer lhe toca e é jogador italiano que comete falta grave ao pisar perigosamente o médio portista, tendo encenado a não falta com um espetacular mergulho de piscina. Não foram pormenores, são dois lances muito relevantes.

    Havendo ainda uma "segunda parte" para decidir a passagem aos quartos, agora no Dragão, o resultado deste jogo é "simpático" mas, só e apenas, simpático. A AS Roma não virá ao Porto fazer turismo, sabem que a altura nem sequer é a melhor. O Futebol Clube do Porto tem equipa para ultrapassar a AS Roma sexto classificado do campeonato italiano, a um reduzido número de pontos do segundo, mas não o conseguirá se não souber jogar ao seu melhor nível e se não conseguir melhor eficácia da que, presentemente, está a conseguir.

    

    


Sem comentários:

Enviar um comentário