sábado, setembro 29, 2018

POR UM TIQUINHO ASSIM, MAS JUSTO DE PRINCÍPIO AO FIM.

 
 (Foto OJogo online)

Liga NOS
6.ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
Tv - Hora: 20:30
Tempo: bom
Relvado: muito bom
Assistência: + 40000
2018.09.28 (sexta feira)


        FC DO PORTO, 1 - CD Tondela, 0
                            (ao intervalo: 0-0)

FCP alinhou com: Iker Casillas, Maxi Pereira, aos 80' Hernâni, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Sérgio Oliveira, aos 59' Jesùs Corona, Hèctor Herrera (C), Otávio, Yacine Brahimi, Vincent Aboubakar, aos 64' Tiquinho Soares e Moussa Marega.  Suplentes não utilizados: Vaná, Chidozie, Óliver Torres e André Pereira.
Equipamento: oficial tradicional 
Treinador: Sérgio Conceição

CD Tondela alinhou: Cláudio Ramos, David Bruno, Ícaro, Ricardo Costa, Joãozinho, Helder Tavares, aos 70' Jaquiité, Bruno Monteiro, Sérgio Peña, aos 87' Arango, Murillo, Xavier, aos 15'  Juan Delgado e Tomané. 
Equipamento: oficial tradicional
Treinador: Pepa

Árbitros: Luís Godinho (AF Évora). 4º árbitro: Hugo Pacheco. VAR: Helder Malheiro; AVAR: Pedro Mota 

GOLO E MARCADOR: aos 85' por TIQUINHO SOARES: Yacine Brahim tira um remate à entrada da área, Cláudio Ramos ao centro da baliza não segura e permite que a bola salte para a sua frente, e Tiquinho Soares antecipa-se rápido e desvia a bola para as redes. 


      A dúvida sobre o desfecho da partida ficou esclarecida (apenas)aos 85' da partida, porque até esse momento não foram concretizadas pela equipa portista uma mão cheia de flagrantes oportunidades para o fazer.  Se algumas das situações não obtiveram a melhor finalização por parte dos dragões, outras foram negadas por ação da eficácia defensiva do Tondela e, especialmente, pelo brilhantismo da exibição de Cláudio Ramos, toldada pela responsabilidade no lance infeliz que ditou a derrota da sua equipa.

     Globalmente, o jogo constituiu um bom espetáculo de futebol, pela dinâmica atacante de ambos os conjuntos ainda  que a maior intensidade e número de ataques pertencessem ao campeão nacional em título, mas de que o Tondela nunca abdicou se e quando lhe foi concedida margem de manobra para tentar aproximar-se à baliza de Iker Casillas, o qual, verdadeiramente, não chegou a ser incomodado. O FC do Porto atacou muito e mais, somou uma diferença enorme de posse de bola, mas nem sempre a usou melhor do que o adversário muito por causa do excelente desempenho individual e coletivo dos jogadores visitantes. Valeu ao Dragão a persistência da equipa nas tentativas de furar o compacto bloco defensivo beirão, onde o central Ricardo Costa sobressaiu, as oportunas e felizes chamadas ao jogo de Soares, Corona e Hernâni, e o apoio fantástico dos quarenta mil adeptos que enchiam as bancadas.

      Desfecho justo, limpo e compensador.

      Iker Casillas teve um jogo sem problemas complicados, não me recordando de uma única intervenção dentro dos postes. Maxi, valeu-se da sua capacidade de luta e experiência, Felipe e Éder Militão com trabalho difícil não tiveram falhas, Alex Telles com dificuldades a defender mas sempre em jogo, Sérgio Oliveira, bem, Hèctor Herrera ainda algo irregular na influência que se lhe exige no conjunto, Otávio no melhor desempenho desta época, Brahimi perdeu e ganhou na apertada vigilância que lhe é imposta, Aboubakar muito empenhado mas desastrado ou infeliz, Moussa Marega, idem aspas tal como Yacine Brahimi.
Corona e Hernâni participaram com gana no desmantelamento da tática de Pepa, mas coube da TIQUINHO SOARES, o título de honra da noite pelo que mexeu no ataque, e, muito mais, pela oportunidade com que fez o resultado.

       Nada tenho a apontar de negativamente relevante sobre a arbitragem do eborense Luís Godinho e dos seus auxiliares, incluindo o VAR. E o jogo não foi de todo fácil de julgar dada a impetuosidade dos jogadores, sobretudo dos tondelenses. Cometeu algumas avaliações usando critério diferente, mas para ambos os conjuntos. Não agravou o que era já era difícil e soube distinguir o essencial do acidental. Pouco habitual, mas que parece querer mudar, isso pareceu. Aliás, pode ser impressão minha mas que já não acontecem tantos escândalos na arbitragem com antes, a mim parece-me que algo está a mudar...

Remígio Costa

    

Sem comentários:

Enviar um comentário