quarta-feira, setembro 19, 2018

A PRINCIPIAR, SUCESSO PELA METADE

 Schalke 04-FC Porto (onzes): Danilo titular
Liga dos Campeões
Fase de grupos - 1.ª jornada
Estádio Veltines Arena, Gelsenckirchen, Alemanha
TVI - 20:00 horas
Tempo e relvado: bons
Assistência: +-60000
2018.09.18

             FC SCHALCK04, 1 - FC DO PORTO, 1
                           (ao intervalo: 0-0) 

FCS alinhou com: Fahrman, Sané, Naldo, Nastasic, Caligiari, Serder, aos 84' Harit, Bentalep, Sehopf, Mchennie, Embolo, aos 72' Burgstella e UTh, aos 65´Konoplyanka.
Treinador: Domenico Tedesco

FCP alinhou com: Iker Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Éder Militão, Alex Telles, Danilo Pereira, Hèctor Herrera (C), Otávio, aos 90' Hernâni, Yacine Brahimi, aos 82' Sérgio Oliveira, Vincent Aboubakar e Moussa Marega. Suplentes n/ utilizados: Vaná, Chidozie, Óliver Torres e Ádrina Lopez.
Equipamento: alternativo de cor cinzento
Treinador: Sérgio Conceição

Árbitro: Jesùs Gil Manzano, Espanha
Assistentes: Angel Rodriguez e Diego Sevilla
4º árbitro: Javier Nicolás

GOLOS E MARCADORES: 1-0 aos 64' por EMBOLO em jogada iniciada perto da área do Schalke onde Hèctor Herrera deixou escapar a bola dando origem a um rápido contra ataque a explorar o adiantamento da defesa portista, concluída com desvio feliz para a baliza deserta com a saída de Iker Casillas e desentendimento entre Jesùs Corona e Felipe para afastar a bola: 1-1 aos 75' por OTÁVIO na conversão de uma grande penalidade por derrube a Moussa Marega quando este se aprestava a ultrapassar com a bola dois defensores da equipa alemã; o médio do FC do Porto bateu forte e colocado rente à relva para o lado contrário da estirada do guarda redes alemão. Aos 13', Alex Telles não conseguiu converter uma grande penalidade a punir mão na bola a desviar um centro sobre a área, porque não viu Fharman a "voar" para o lado por ele escolhido ainda antes de ter batido a bola em remate forte e colocado.

     Não foi uma estreia sensacional do Futebol Clube do Porto na sua 21ª participação na maior prova mundial de clubes, número que partilha apenas com o Real Madrid, FC Barcelona e Manhester United, mas, quer o resultado como a exibição do campeão nacional, nesta primeira ronda e a jogar na casa do segundo classificado do campeonato alemão, não foram de modo algum negativos.  No apuramento final das incidências da partida, o Futebol Clube do Porto foi inquestionavelmente quem mais e melhores atributos exibiu, individuais e coletivos, para merecer vencer com inteira justiça um jogo em que foi manifestamente a melhor equipa.

      Podendo contar com todas as pedras basilares do plantel, Sérgio Conceição pôde escolher quem entendeu poder estar à altura das exigências de um jogo desta natureza e das potencialidades do adversário. Manteve a confiança num surpreendente Éder Militão, restituiu a titularidade a um sensacional Danilo Pereira, e juntou na frente dois verdadeiros tanques de combate, os africanos Vincent Aboubakar e Moussa Marega. Não levou na mala a "vedeta Fortuna" , o senão que inviabilizou a (justa) vitória que fez por merecer.

     Com mais e melhor seguimento pelas câmaras da televisão, estiveram em foco pela positiva os centrais Felipe e Éder Militão, implacáveis e impecáveis, e à frente no miolo, o sensacional Danilo Pereira; Iker, Maxi, Marega e Otávio, a seguir; Yacine, alvo privilegiado com honras de vigilância apertada, depois; e Telles, e Hèctor Herrera(!) e Aboubakar, aplicação e suor. Jesùs Corona não conseguiu sincronizar-se com o andamento do jogo no momento em que nele pretendeu envolver-se; Sérgio e Hernâni, sem tempo para mostrar utilidade.

     Assinalar duas grandes penalidades, no mesmo jogo, a favor do Futebol Clube do Porto, daria em Portugal o fim da carreira de um árbitro! Felizmente para Jesùs Gil MANZANO, é espanhol, competente, jovem e bem formado. E o seu desempenho avaliado pela UEFA. Fará carreira.

Remígio Costa

    

    

Sem comentários:

Enviar um comentário