sábado, janeiro 16, 2016

ARBITRAGEM COM CORAGEM.

           

Lusa
Tondela surpreende Sporting com empate em Alvalade
(o sol)

             Se há quem tenha razão de queixa do desempenho do árbitro da partida que ontem decorreu em Alvalade entre o sporting clube de Portugal e o cd de Tondela, primeiro e último da tabela classificativa do campeonato da I Liga, a qual terminou com um  surpreendente empate a dois golos (!), é a equipa de Petit e não a do "catedrático" JJ. Devo dizer desde já, porém, que, em todos os jogos que até agora tive oportunidade de ver através da tv, e são já em bom número, não tinha visto nenhuma equipa de arbitragem com um trabalho tão assertivo, sério, categórico e corajoso como esta equipa da AF de Braga dirigida por Luís Ferreira. Ao contrário do que pensava há, afinal, no futebol português alguém capaz de interpretar e aplicar equitativamente as regras do grande espetáculo do futebol.

               No lance contestado de forma anormal e inadmissível,  a roçar a  amotinação descontrolada dos responsáveis leoninos, a decisão do árbitro corroborada pelo seu auxiliar é pronta, clara e inequívoca: Rui Patrício comete grande penalidade  sobre Nathan ao derrubá-lo dentro da área sendo a falta passível de amostragem de cartão vermelho já que este não tinha ninguém mais à sua frente. E ponto final. Num outro lance em que de forma desabrida e ameaçadora de linchamento uma orda de  "brunos" investiu enlouquecida contra o juiz auxiliar  reclamando grande penalidade, o jogador do Tondela, só dentro da área,  interceta o remate claramente com a cabeça. Luís Ferreira terá ficado confuso num primeiro momento e apontou para a marca de penalti, mas o juiz auxiliar retificou o erro e o chefe da equipa recuou na decisão. Muito bem, pois seria um escândalo sancionar o lance absolutamente legal. Salvo em relação a uma jogada ocorrida aos 90'+5' em que o jogador visitante, Dolly Menga, rompia desde o meio campo com perigo em direção à baliza de Marcelo e foi claramente puxado por Adrian à entrada da área pelo braço agarrando-se à camisola , o juiz não terá visto a irregularidade por seguir atrás dos jogadores pelo que a falta passou em claro. Aqui e na arruaçada levantada pelos numerosos elementos que andam habitualmente na linha lateral em Alvalade e dos que estavam no banco a quando da pretensa grande penalidade que a equipa de arbitragem, incluindo o quarto árbitro, nada viram de ilegal,  terão surgido as única falhas de vulto não penalizadas e, ainda assim, em benefício do sporting.

                  Quem viu  sem emoção e com muita atenção o que ontem se passou no jogo entre o lanterna vermelha do Petit e o primeiro da classificação do impante campeão de inverno Jorge Jesus e, no final, ouviu e viu as afirmações do Bruno valentão e do seu treinador quase campeão, não pode deixar de pensar que se os dirigentes do futebol português não fossem o que são e tivessem a coragem demonstrada pela equipa de arbitragem liderada por Luís Ferreira, não desperdiçariam tão boa oportunidade para limpar o excremento que emporca o nosso futebol. 



                     

          

 

2 comentários:

  1. Amigo :

    Até eu que das arbitragens espero tudo , desta , confesso , não estava nada à espera ! Ainda bem para o futebol .
    E para nós !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Epara nos tambem sempre dosse que nao chegavam ai natal, e assim foi .agora doulhes ate fin de fevreiro .e vai comecar a Guerra .forca fenfica. Mas sou réaliste este nao e para o Porto .inflismente David

    ResponderEliminar