quinta-feira, janeiro 14, 2016

ALMA PARA LÁ DE ALMEIDA...






Boavista-FC Porto, 0-1 (destaques)
1/4 de Final
Estádio do Bessa, Porto
2016.01.13


               Boavista FC, 0 - FC do PORTO, 1
                                 (ao intervalo: 0-1) 

        Golo obtido aos 24', por Y. Brahimi, numa bela jogada individual conduzida pela esquerda com remate rasteiro que foi entrar junto ao poste contrário com Mikra a tocar-lhe com a luva. 

FCP: Helton (cap.), Maxi Pereira, I. Marcano, Martins Indi, M. Layún, Héctor Herrera, Danilo Pereira, Evandro (37' Imbula), Silvestre Varela, Aboubakar (André Silva, aos 90' + 4', Y. Brahimi (aos 83' Rúben Neves).
Treinador: RUI BARROS

Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)


PONTOS QUENTES DO JOGO:                       

                    - O FC do Porto terminou a partida com  10 jogadores por expulsão de Imbula aos 68' a castigar jogo duro do médio francês do FC do Porto (pisão na zona do tornozelo num péssimo plágio do que João Mário e João Pereira executaram às pernas dos jogadores bracarenses sem qualquer sanção... ); 
                     - Ao defender uma grande penalidade aos 90'+6' do encontro, Helton evitou o prolongamento e garantiu a passagem dos azuis e brancos às 1/2 finais, ressarcindo-se de lance anterior que abriu a Uchebo a baliza para um golo fácil evitado por M. Indi.
                     - "juiz" algarvio exibiu seis cartões amarelos e um vermelho direto aos jogadores do FC do Porto e UMzinho (!!!) a jogador da equipa da casa. Permitiu  aos boavisteiros toda a sorte de rispidez e agressões punidos em todo o tempo de jogo com UM cartão amarelo!!! Pairou a ideia de que o FC do Porto teria que jogar domingo em Guimarães com a equipa B...

                      - Tendo assumido o controle do encontro ao longo de toda a primeira parte, de forma inequívoca, o FC do Porto permitiu que o Boavista FC invertesse a seu favor a dominância no período complementar. A saída de Evandro e a (não) entrada em jogo do apático Imbula foram determinantes no baixo rendimento da equipa de Rui Barros.

                       -Evandro, o médio dos Dragões que se vinha a mostrar-se muito inspirado e elo influente na ligação do jogo do ataque portista, foi afastado do jogo pela sucessão de faltas duras que sofreu de vários jogadores da equipa da Boavista, que lhe causaram lesão física impeditiva de continuar em campo, perante a passividade de um árbitro sem critério na avaliação nem equidade no julgamento das faltas.

                         - Além de oportunidades falhadas, o FC do Porto viu os ferros da baliza de Mikra abanarem com dois remates de Marcano (1ª parte) e Aboubakar (2ª parte) e, aos 10', 14', 22', 29', 36', 40', 44', 55' e 86', aqui numa arrancada fulgurante de H. Herrera que Aboubakar não aproveitou.

SÍNTESE DO JOGO: o Fc do Porto esteve melhor na primeira parte do que o Boavista na segunda. No balanço da refrega, a passagem às meias finais por parte dos Dragões é justa, sendo de reconhecer que a vitória foi tudo menos fácil tanto pela réplica do antagonista como pelo desempenho sem réstia de categoria de assoprador Bruno, o mesmo que na época passada expulsou Maicon no Dragão contra os axadrezados num lance onde não houve contacto. Nos dois lances mais polémicos da partida -expulsão e penalti- a decisão é a correta se for aplicada em qualquer estádio e a todas as equipas.

JOGADORES E EQUIPA DO FC DO PORTO: Não se entendeu a diferença de qualidade de jogo da equipa do FC do Porto da primeira para a segunda parte. Para além do mais, os jogadores deixaram-se envolver nas provocações dos  boavisteiros sem vantagens e as consequências poderiam ainda ser maiores perante uma arbitragem aberrante e persecutória como se viu fazer ao Almeida.

Enquanto jogou Evandro esteve bastante bem, mas Y. Brahimi pelo que jogou e pelo valoroso golo apontado merece mais destaque. Silvestre Varela fez o jogo inteiro (!) tendo sido muito útil pelo muito que fez pela equipa. Bem. Helton quase borrava a pintura mas livrou-se da nódoa ao salvar a sua equipa de um problemático prolongamento. H. Herrera pareceu-me em regime de contenção física mas, com o jogo a ir para o fim e mais adiantado no relvado, foi o Herrera do último jogo. Imbula, já não está cá e, deste modo, não conta. Vá chorar no colo do paizinho.

RC.

 

                         
                     
                    
 
         

1 comentário:

  1. hoje nao vou perdoar duas coisas:A sad do FCPORTO atraves de todos os meio de comunicaçao social tem que perguntar todos os dias a quem de direito a diferença entre o lance do imbula e os do joao pereira e o do joao mario,e perguntar aos super dragoes o porque de nao coçarem este arbitro.

    ResponderEliminar