domingo, dezembro 07, 2014

TORNAR FÁCIL O QUE PODIA SER DIFÍCIL.


I Liga
12ª Jornada
Estádio Cidade de Coimbra
2014.12.06

                              Académica, 0 - FC DO PORTO, 3

                                           (ao intervalo: 0-2)

             GOLOS: Jackson Martínez, aos 13' e 24' e Héctor Herrera, aos 47'


FC do Porto: Fabiano, Danilo (aos 55', Quintero), Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Héctor Herrera, Rúben Neves, Óliver Torres, Brahimi, Jackson Martínez, cap. (80', Aboubakar) e Tello (aos 64', Quaresma).

Árbitro: Manuel Mota (Braga)


             Entrando forte e determinado, o FC do Porto poderia ter aberto o marcador logo aos 3' do início do jogo quando Jackson, num excelente remate rasteiro e sem defesa bateu o guarda-redes da Académica. O lance foi, porém, anulado pelo"olho de falcão" do juiz de linha principal que apanhou a ponta do queixo do Cha Cha Cha à frente do nariz do defesa da Académica e negou o golo aos Dragões.

             Em nada o FC do Porto ficou afetado porque não duvido que estivessem os jogadores alertados para a possibilidade da arbitragem pretender "entrar no jogo". Tendo-se apoderado do comando da partida os jogadores portistas obrigaram os academistas a limitar a sua ação a tentar travar o ataque desenfreado da equipa portista que, aos 13' e 24' se colocou em vantagem  com inteira justiça.

            Nos primeiros quarenta e cinco minutos o FC do Porto produziu uma excelente exibição: entrou muito forte, segura do que tinha que fazer sempre virada para o ataque, rápida na progressão e jogadas ligadas entre vários setores e jogadores. Dois erros grosseiros neste período poderiam ter complicado as coisas. Num deles é Tello que se lembrou sem nexo de atrasar uma bola interceptada que não deu para o torto por inépcia da Académica. Danilo, quis imitar o seu colega e fez uma "assistência" para a entrada da área em jeito de causar consequências nefastas. Estas situações não podem verificar-se e podem ser evitadas.

           Com o golo de Héctor Herrera logo no reinício (47') o resultado deixou de ser preocupação e os jogadores desaceleraram e o ritmo caiu para nível suficiente. Não que não tivessem sido criadas mais oportunidades de elevar o score mas na toada dolente que a partida decorreu, a Académica pôde respirar e suster a mais valia dos Dragões.

           O FC do Porto mostra estar a chegar ao nível ideal para esta fase da época. A equipa revela mais hegemonia, boa forma física dos jogadores e auto-confiança para encarar olhos nos olhos qualquer opositor.
A defesa continua coesa e não sofre golos, Alex Sandro está em crescendo, Julen Lopetegui já escolheu a equipa-padrão. E os que são chamados a integrar a equipa, respondem à altura.

            Óliver Torres está cada vez melhor, tal como Tello. Jackson Martínez, muito mais rematador com os pés, segue na frente dos marcadores. Brahimi, com a bola conduzida ao zig-zag por entre os defesas é como um saca-rolhas a abrir garrafas. Héctor Herrera, está descomplexado e atua em qualquer lado. Quaresma, entra a sério no jogo e mete respeito a colegas, adversários e...aos seus admiradores.

            Ainda vamos a caminho da dobragem da época e a qualidade da equipa é bem visível. Estamos preparados. 

´           Comece a luta!

            

2 comentários:

  1. Foi um Porto sério, competente e com qualidade de jogo, aquele que ontem passeou por Coimbra e venceu com mérito absoluto. Estamos aí. Prontos para discutir a liderança já no próximo domingo.

    Abraço

    ResponderEliminar