sábado, dezembro 20, 2014

MAIOR A PAGA QUE O ESFORÇO DO TRABALHO DADO.


I Liga
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
2014.12.19

                         FC DO PORTO, 4 - Vitória de Setúbal, 0

                                      (ao intervalo: 2-0)

GOLOS: 1-0, aos 22', por Ricardo Quaresma, na transformação de um penalti por derrube a Danilo. Chuto forte para o lado contrário da queda do g.r.; 2-0, aos 26', por Jackson Martínez, que desviou com subtileza um cruzamento para o primeiro poste de Tello, vindo da direita: 3-0, aos 88', por Brahimi, acabado de entrar, a passe de Quintero, que entrara antes dele; e, 4-0, aos 90+3' com novo penalti agora cometido sobre Brahimi que se antecipou a Ricardo Batista e encaminhou a bola para a baliza, sendo derrubado por este, valendo-lhe a expulsão. Com um pontapé forte, Danilo fechou as contas, demasiado pesadas para os setubalenses que não mereciam tão grande punição.

FC PORTO: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Campaña, Héctor Herrera, Óliver Torres, Ricardo Quaresma, Jackson Martínez e Tello. Subst.. 62´, sai Tello e entra Evandro; aos 74', Quintero entrou no lugar de Campaña; e, aos 87', entrou Brahimi e saiu Ricardo Quaresma.

RESUMO DA PARTIDA: Julen Lopetegui fez alterações na constituição da equipa, fazendo regressar Maicon, Ricardo Quaresma ao onze inicial e estreou o espanhol Campaña, na posição de Casemiro, castigado com um jogo por ter completado cinco cartões amarelos. O estreante correspondeu à chamada tendo alcançado um desempenho bastante bom.

Os Dragões entraram no jogo em bom ritmo dando indícios claros de que não iriam permitir veleidades aos setubalenses. Tomaram as rédeas da partida, obrigaram o adversário a manter-se no seu meio campo que só esporadicamente tentavam sair em contra ataque. Campaña empurrava a equipa para a frente, Tello e Quaresma bem junto ás linhas davam dimensão às jogadas, Danilo e Alex subiam em apoio ao ataque. Num deles Danilo irrompe em velocidade pela área e é derrubado por Manu, sem dúvida.

Com alguns passes e jogadas (mal) perdidas para o antagonista, a equipa portista foi dominante em 45' e a equipa de Domingos Paciência só viria a rematar, ao lado, uma única vez neste período, aos 27'.

No período complementar o Vitória de Setúbal foi mais afoito e até aos 75' a partida decorreu equilibrada muito embora nunca alguém duvidasse que o FC do Porto tinha o jogo ganho, mais golo menos golo. Depois de começarem as substituições, voltou o assédio da primeira parte à baliza dos setubalenses e os golos adivinhavam-se. Foram obtidos mais dois nas circunstâncias já descritas e a vitória aconteceu com toda a naturalidade.

O estreante Campaña confirmou qualidades que vinha a demonstrar no FC do Porto B, demonstrando muita vontade e qualidade de passe. Será muito útil e transmite confiança. 

Óliver Torres salientou-se por mais tempo, Quaresma cumpriu, Jackson também, a defesa não foi muito apertada.Evandro entrou muito bem e na minha opinião deveria ter mais tempo de jogo. Tello alternou o bom com o mau. Quintero esteve bem. Brahimi, em curtos minutos, acabou por causar a demolição da equipa sadina e é responsável pelo exagero da goleada.

          Acredito que o FC do Porto continua a evoluir individual e coletivamente. Os resultados favoráveis dar lhe ão confiança e as desinibições para jogar descontraidamente, daí advindo a moral para enfrentar desafios bem mais duros que esta equipa de Domingos Paciência, a qual me pareceu bem melhor do que no jogo que perdeu em casa com o Boavista na jornada anterior.

          Não conhecia o árbitro portuense Manuel Oliveira. Pareceu-me ainda com pouca experiência todavia gostei de ver que não é árbitro que se governa a cartões. Foram levantadas dúvidas sobre dois fora de jogo ao ataque portista que honestamente (sempre o tenho defendido) não considero que o fossem. Estes lances, está escrito, devem ser decididos a favor de quem ataca e não de quem defende. Ah!. Ficou por assinalar outro penalti contra do Setúbal, por empurrão da Alex Sandro, dentro bem da área dos sadinos.



          

1 comentário:

  1. Amigo :

    ..." Foram levantadas dúvidas sobre dois fora de jogo ao ataque portista "...


    Jogadas limpas (daí , não perceber o modo convicto como o locutor da RR
    disse terem sido lances ilegais ) !


    Abraço

    ResponderEliminar