sábado, julho 13, 2013

PUXA PAULO, PUXA QUE ELE ESTICA!

      
O Jogo

O Jogo


        É provável que MARAT IZMAYLOV não seja na vida privada aquilo que aparenta ser na imagem que nos chega através da TV. O rapaz parece que não conhece o que é sorrir, o olhar não tem curiosidade pelo que se passa à sua volta e ninguém lhe peça palavras além das que ele esteja com vontade de proferir. Deduzo que no balneário se divirta mais a ouvir e a ver as brincadeiras dos colegas do que em nelas participar. 

        Não creio que não saiba o bastante para se expressar na nossa língua, não conhecerá mais palavras inglesas que portuguesas, mas usa mais aquela língua do que a nossa e não me parece que seja em desacordo com o Acordo Ortográfico.

       Nos festejos que se sucedem ao golo da equipa, dele ou de um colega, ninguém o imagina a subir à rede lateral sem camisola,  a executar "macaquices" ou cambalhotar, chupar no dedo ou a "meter" a cabeça na câmara da TV de boca escancarada ou a exibir o nome da namorada na tatuagem do pescoço (é suposição minha porque nem sei se tem tatuagem alguma ou mesmo namorada): vê a bola entrar, dá meia volta e espera que o resto da equipa saia de cima dele sem que precise de abrir a boca para gritar que o deixem em paz.


     Mas o russo de gelo tem futebol e tanto. Inegável, até o Marcelo Rebelo de Sousa é capaz de o reconhecer. Fala com a bola nos pés, esconde-a como nas palavras e, se a plateia o estimula, poucos se expressam como ele. Fala (ainda) melhor que o Louçã, o Portas, o Sócrates ou o Guterres.O Jerónimo, não tem hipóteses.


    Fonseca, já o "topou" (-a mim não me enganas tu, pá.). Como não precisa que ele fale de mais (ai, nesse caso não teria fugido de Lisboa, bastava ir a pé pela segunda circular até ao Colombo...), anda a puxar por ele. Faz bem, puxa, puxa mais Paulo, o rapaz tem por onde esticar, "escreve" com os pés poemas tão bons como Pessoa trazia na cabeça, e, se puder recitá-los como fazia Vilaret ou Viegas, teremos brevemente um Futebol Clube do Porto candidato e prémio Nobel.


      

1 comentário:

  1. Exactamente! Um tipo extrovertido de mais. Precisa de dar o grito do ipiranga, soltar a chama que há dentro de si... talento tem ele e se como dizem, fisicamente está óptimo, vamos lá meu, ou vai ou racha.

    Abraço

    ResponderEliminar