segunda-feira, janeiro 28, 2013

SABOROSA ARROZADA NA (RE)CONQUISTA DA LIDERANÇA.

      
28 de Janeiro, 2013

 Liga Zon Sagres
        Estádio do Dragão, Porto (Portugal)
        2013.01.28

         FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 5 - Gil Vicente (Barcelos), 0

       FCPorto: Helton. Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Lucho, Fernando (Castro, aos 61') e Moutinho; Défour (aos 63', Izmaylov), Jackson Martínez e Varela (aos 80' entra Sebá para o lugar de Varela).

      Sequência dos golos: 1-0, por Danilo, aos 4', em jogada individual pelo corredor direito com controle de bola com o pé do mesmo lado, com remate forte à entrada da área com o pé contrário, tendo o esférico batido num defesa gilista antes de entrar. 2-0, aos 11' em jogada individual de Otamendi que tira da frente um adversário e remata forte fazendo golo depois da bola ter batido na cabeça de Vinha. 3-0, num grande trabalho de Défour, na esquerda, com remate forte a fazer entrar a bola no lado contrário à sua posição, sem hipótese de defesa para Armando; 4-0, aos 75', num estupendo centro de Castro a que Varela, na área da marca de grande penalidade, corresponde com uma fulgurante entrada de cabeça. Um belo golo!. 5-0, aos 90', por Jackson Martínez, (finalmente!), emendando rapidíssimo um centro rasteiro com conta e medida de Sebá.

        Um jogo a todos os títulos interessante, com domínio absoluto do Futebol Clube do Porto em todos os  parâmetros de uma partida de futebol, a uma distância do seu frágil adversário que não é mensurável pelo resultado com que terminou a partida. Se uma equipa joga o que a outra consente não é menos verdade que quando uma delas põe todo o seu talento e competência na partida não precisa que o adversário consinta seja o que for. Foi o "filme" que passou esta noite, no Estádio Mais Belo da Europa.

        É tranquilizador constatar a solidez e a conjugação de movimentos da defesa do FC Porto. A cada jogo é notória a subida de forma de todos os seus elementos. O trio do meio campo esteve muito bem: Fernando pujante e confiante, desdobra-se à frente e atrás de acordo com as exigências do jogo; Lucho, nem precisa de correr porque está sempre onde anda a bola, Moutinho tem a mesma medida na altura mas é já gigante como jogador! Varela, andou perto dos "velhos tempos" e Défour está a caminho do estatuto de craque valioso. Jackson Martínez é o melhor no seu posto a actuar em Portugal.

       Dos "novos" Castro melhora na confiança e na produção. O centro para o golo de Varela é soberbo. Temos jogador. Izmailov apresentou-se já mais solto e ambientado. Teve bastante mais bola que na Luz e revela gostar de vestir a camisola azul e branca. Será bem sucedido no Melhor Clube do Mundo. Sebá, aproveitou muito bem o tempo que lhe foi dado para agradar a Vítor Pereira.

      A arbitragem de Paulo Baptista seguiu o modelo da cartilha predilecta dos árbitros da velha guarda "com calo no cú".

      Chegamos ao topo e, agora, há que fazer do caminho um planalto para chegar ao fim em primeiro sem sombras pela frente. Temos de cumprir o nosso destino: GANHAR!

3 comentários:

  1. Ainda sem contar com Liedson, por falta de certificado internacional, com Fernando a trinco - na única alteração em relação à equipa que entrou de início em Setúbal. Saiu Kelvin - e com Defour na meia-esquerda - pela direita entravam Lucho, Varela e um Danilo muito profundo - a provar que mesmo frente a equipas muito fechadas, se a dinâmica funcionar, se houver rapidez a pensar e a executar e mais gente envolvida no processo ofensivo - Fernando esteve muito próximo da área, principalmente na primeira-parte -, as coisas também podem resultar e bem, com o belga na equipa. Foi o que aconteceu esta noite no Dragão.
    Foi um Porto exuberante, de grande fulgor e nota artística, aquele que hoje depenou, assou e comeu, um galo incapaz de contrariar uma das melhores exibições da época do conjunto treinado por Vítor Pereira.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Desde o apito inicial, a nossa equipa deu um sinal claro que pretendia resolver a contenda o mais célere possível.

    O FC Porto com uma pressão muito alta e muita posse de bola, não deixou o Gil Vicente armar jogo, e foi com naturalidade que a goleada foi construida.

    O Gil Vicente foi impotente perante o nosso domínio, e a nossa atitude e classe tornaram fácil o jogo que se avizinhava difícil.

    Desta vez o destaque vai para o nosso jogo colectivo.
    Tivemos momentos de grande futebol, com grande entrosamento entre sectores, com o nosso miolo constituído por Fernando, Lucho e Moutinho a efectuar uma exibição sem mácula.
    Defour e Danilo evidenciaram-se pelos excelentes golos apontados.
    Defour é o jogador mais útil do plantel. Disciplinado tácticamente, o belga consegue ser uma mais valia para o equilíbrio da equipa. Mereceu o golo que já procurava à algum tempo.
    Lucho fez duas assistências para golo, formando com Moutinho uma dupla de respeito.
    O momento da noite foi a finalização de Jackson no quinto golo. O colombiano é um avançado de classe e uma vez mais com um grande pormenor técnico, finaliza na passada.

    A nossa equipa fez um jogo seguro e acabou por obter uma vitória fácil.
    Sem colinho e sem frangos o FC Porto chega à liderança em absoluto do campeonato, fruto de uma maior diferença entre golos marcados e sofridos.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    Actualiza a contabilidade ... mais uma grande penalidade clara roubada ao F.C.PORTO !


    Abraço

    ResponderEliminar