sábado, janeiro 19, 2013

AO CAIR DA TARDE.

    

      O VÍTOR PENITENTE.

          Ouvi e vi, em directo logo no fim do jogo e, mais tarde, na conferência de imprensa, o treinador Vítor Pereira, a falar com "pronúncia do norte" e com a contundência ajustada ao assalto de que o Futebol do Porto (mais uma vez...) foi acometido pela arbitragem no "salão de festas" das nossas celebrações na "capital do império", atitude que achei adequada por ser natural, sentida e justificada.

          Não foi sem alguma surpresa que há dois dias atrás, o nosso Vítor, ensaiando um ar de prevaricador arrependido pouco convincente, entendeu "amaciar a bujarda" usando uns paninhos quentes para diluir os efeitos então obtidos.

          Ó, Vítor, por alma de quem? Foi penitência em função do pecado perdoado em confissão? Se foi, por que bulas, rapaz? Disseste alguma atoarda? Acusaste sem provas? Arrependido, de quê? 

          Quem não sente, não é Dragão. E, tu, pelo que pude constatar, mostra que, para além de Dragão, és "filho de boa gente".


Liedson é hipótese para o FC Porto
Liedson
          LIEDSON "DRAGON".

          Não é fácil, acreditem, aos idosos aceitarem mudanças de convicções consolidadas desde a juventude, feitas de alegrias, algumas frustrações, lutas, devoção e amor clubista. De miúdo que me habituei a ligar os jogadores do Futebol Clube do Porto à equipa, a pensar que a sua dedicação e amor à camisola era  igual à que eu próprio tinha, e, arrepiava-me só de pensar que alguns dos "meus ídolos", alguma vez ousasse vestir outra camisola que não fosse a azul-e-branca às riscas verticais. Só eu sei o que me custou ver Zé Maria, Serafim e outros que se lhe seguiram, como Sousa e Jaime Pacheco trocarem o FC Porto para irem representar o Benfica e o Sporting.

         Com a criação do clube-empresa e as mudanças com origem na lei Bosnan, os jogadores depressa se converteram num "activo descartável"  como de mercadoria se tratasse. Entram e saem de clubes por negociações entre empresários e dirigentes, às vezes nem sabendo ao certo quem vão representar. Quem dá melhor oferta leva a "mercadoria" e, o resto, já deixou de contar.

         Liedson é (foi?) um excelente ponta de lança. Assisti à sua estreia pelo Sporting a jogar nas Antas, ficando-me na retina uma oportunidade falhada com o jogo a acabar e o Porto a vencer pela diferença mínima. Depois, fez carreira de vulto no clube de Alvalade, onde se tornou um ícon marcando muitos golose foi internacional português.

       Vai regressar a Portugal mas não para os leões. Surpreendente, ou talvez nem tanto. O FC Porto, ao contratá-lo, não o fez  "às cegas", tem objectivo claro em mente, acha ter encontrado a melhor solução para reparar necessidade pontual e conta com as reconhecidas capacidades do ex-leão para as colmatar. Só o futuro dirá se a decisão é racional e ajustada ou injustificada e improfícua. 

       Como adepto, fico expectante fazendo da sua alegria em vestir tão honrosa camisola e minha própria felicidade pelo êxito que, com ela, vai alcançar.

live
em manutenção
       
        PORTO CANAL

       O Jornal da Noite das sextas-feiras é apresentado pelo director do Porto Canal Júlio Magalhâes. Durou, ontem,  UMA HORA E QUARENTA MINUTOS e, sinceramente, não tenho memória de ter visto de princípio ao fim um serviço noticioso de qualquer estação pública ou privada. 

       EXCELENTE! Temos um grande profissional à frente do Canal que será, a breve prazo, o MELHOR do país.

     

1 comentário:

  1. Amigo :

    ..."Ó, Vítor, por alma de quem?
    ... Arrependido, de quê?"...


    De facto , dito estava e não tinha que se desculpar de nada ... não esperava !

    Abraço

    ResponderEliminar