terça-feira, dezembro 04, 2012

IR A PARIS E NÃO SER FELIZ.

             Liga dos Campeões
             Parque dos Príncipes, em Paris
             2012.12.04


s



                      Paris S.G., 2 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 1
                                         (Golo de Jakson Martinez, 33')

              

               O Futebol Clube do Porto não conseguiu em Paris segurar o primeiro lugar da sua série, ao ser derrotado no Parc des Princes pelo Paris SG, pelo resultado de 2-1, com 1-1 ao intervalo, sendo relegado para o 2º lugar do grupo.

             A vitória dos franceses comandados pelo italiano Marco Ancelotti é aceitável pelo ligeiro ascendente que tiveram durante grande parte do tempo, ficando os bi-campeões portugueses a dever a si próprios a possibilidade de alcançar um resultado mais favorável não fossem alguns erros individuais cometidos. 

             A exibição da equipa portuguesa terá ficado àquem do que eram as suas esperanças de alcançar a vitória prestigiante e lucrativa, embora haja que reconhecer que lutou para obter melhor resultado conseguindo em boa parte do tempo igualar, e até superar o seu valoroso adversário.

             O primeiro golo francês resultou da marcação de um livre perto da linha lateral da grande área, tendo Thiago Silva surpreendido a defesa portista num golpe de cabeça que levou a bola a bater na barra e a entrar na baliza. 
             Decorridos apenas 4' o FC Porto empatava por Jackson Martinez, que bateu fulgurantemente de cabeça um centro de Danilo a meia altura.

            O golo da vitória dos parisienses aconteceu aos 61', com Helton a falhar a intercepção do remate fraco junto à base do poste, vendo a bola escorregar-lhe das mãos e a passar por baixo do corpo.

            Jackson Martinez e Lucho Gonzalez, aos 70' perderam, no mesmo lance, respectivamente, duas grande oportunidades para restabelecer o empate.

            Alex Sandro, Otamendi, Mangala, Moutinho, Fernando e Jackson Martinez estiveram bastante bem durante todo o jogo. Dos restantes era suposto fazerem mais e melhor. James foi intermitente mas fez algumas jogadas de bom recorte.

            O FC Porto alinhou de inicio: Helton, Danilo, Otamendi e Mangala; Moutinho, Fernando e Lucho (cap.); Varela, Jakson Martinez e James Rodriguez. Défour, aos 71'entrou para o lugar de Fernando e cumpriu; Varela deu no lugar a Atsu, aos 84' e, aos 86' é Sandro que sai para entrar Abdolaye.

            Wisky escocês com esta qualidade nem ao preço da zurrapa.

           

            

            

5 comentários:

  1. Carago !Amigo Remígio !
    Dei por mim a pensar, no final do jogo , no padre Manuel Bernardes (1644-1710 ). Disse ele assim :
    "Vemos também aqui exemplificado o apólogo do cão que levava nos dentes a gaivota e , vendo na água a sombra dela , quis também pegar-lhe, mas ao abrir a boca , perdeu o que já tinha e desapareceu-lhe o que imaginava . "
    O que terá isto de parecido com as duas ùltimas jornadas ? !...
    Vi uma equipa cansadíssima na 2ª parte ... um James , Moutinho ,Varela com chumbo nas botas ...Que se passa - estamos em Novº- e está tudo de ... gatas ?!!!...Pois é , qdo dá p'ra correr,tá quieto oh mau .
    Foi o que eu vi.
    Abraço amigo do
    João Carreira

    ResponderEliminar
  2. Perante o olhar de muitos observadores, sempre atentos ao melhor futebol da Europa, PSG e F.C.Porto discutiram no Parque dos Princípes cheio e com milhares de portugueses a apoiarem o campeão luso, o primeiro lugar do Grupo A. Venceu a equipa francesa e a vitória parece-me justa. O jogo foi interessante, bem disputado, mas faltou Porto, um Porto ao mais alto nível, quero dizer. Olhando para o resultado tangencial; ao jogo que foi equilibrado; se tivermos em conta o erro de Helton; e algumas oportunidades que desperdiçamos, podemos ser tentados a dizer que perdemos nesses pormenores, mas não, não foi só por isso que o Dragão hoje perdeu. Perdemos nos pormaiores, isto é, perdemos porque faltou gente e qualidade na exibição da equipa portista.

    Entramos mal, nervosos - porquê? -, precipitados, sem conseguir ter e trocar a bola, nunca fomos capazes de responder à entrada forte, determinada, pressionante da equipa de Carlo Ancelotti, que tanto ameaçou que marcou. A perder, a equipa portista reagiu, soltou-se, passou a jogar melhor e empatou por Jackson, após excelente passe de Danilo. Com o empate e quando se pensava que o F.C.Porto podia crescer, voltamos a ver mais PSG e novamente um Porto trapalhão, complicativo, sem grande organização, sem capacidade para colocar em respeito a equipa francesa que voltou à mó de cima até ao intervalo.
    1-1 na ida para o descanso, resultado que se aceitava, mas mais PSG.

    Na segunda-parte e no início, muito parecida com a primeira, mais perigosa a equipa da capital de França, Porto com os mesmos defeitos dos 45 minutos iniciais e novamente a sofrer um golo. É verdade que foi num frango de Helton, mas faltou matar a jogada antes, muitas cerimónias até Lavezzi rematar. A perder, voltou a haver mais Dragão, voltamos a jogar melhor, a ter possibilidades de empatar - Jackson na cara do guarda-redes e Lucho sozinho na recarga, podiam ter empatado -, mas faltou sempre qualquer coisa na forma como as jogadas eram construídas e resolvidas, nunca foi fluído e criativo o jogo do F.C.Porto.

    Resumindo, perdemos e perdemos bem. E quando digo que faltou gente, refiro-me alguns jogadores que estiveram muito abaixo das suas possibilidades. Não houve Fernando, Lucho e Moutinho também não mostraram muito, James aquém do que se esperava, num jogo de grande visibilidade e Varela, como é possível ter estado em campo até aos 84 minutos? Jackson marcou e se falhou outro golo, fez uma exibição muito razoável. A defesa, Helton excluído e não foi só pelo segundo golo, esteve bem, melhor, é verdade, Alex Sandro - espero que a sua saída aos 85 minutos não tenha sido por lesão - que Danilo, bem Mangala e super-jogo de Otamendi, o melhor em campo e um dos poucos portistas que não merecia perder.

    Notas finais:
    Jogávamos pelo primeiro lugar, pelo prestígio e pelo dinheiro. O prestígio não ficou abalado, mas não saiu reforçado; o dinheiro foi-se; e o primeiro lugar também, sendo este facto o mais fácil de digerir. Atendendo às equipas que vão ficar em segundo e em primeiro, venha o diabo e escolha.

    Da forma como o jogo decorreu, atendendo à dinâmica e velocidade com que o PSG jogou, é especulativo dizê-lo, mas se não temos poupado jogadores e vendo a falta de andamento de alguns jogadores portistas, não sei não...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. joão abel calais:

    Meu caro João.

    Não posso estar mais de acordo. Razões? Estão à vista: os "rapazes" estão estourados por tanto (verem) jogar...
    Um conselho: deixem de ver o Barcelona...

    (PS. Agradou-me muito vê-lo de volta. Já sabia que nem o dramático vendaval se "atreveu" a molestá-lo.Felizmente.

    Abraço de amizade.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Remígio
      Tentarei ser mais presente ... Tenho fases ! mas estou vivinho da costa e SEMPRE ! SEMPRE ! PORTISTA, como o meu amigo . Há certas derrotas e "comportamentos" que me deixam ... doente.(esta de Paris ,doeu-me !)
      Abraço amigo e boa sorte para sábado: Não podemos deixar os "murrinhas" passar p'rá frente...
      João Carreira

      Eliminar
  4. Amigo :

    ..."Jackson Martinez e Lucho Gonzalez, aos 70' perderam, no mesmo lance, respectivamente, duas grande oportunidades para restabelecer o empate."...

    Só prova que estivemos quase ...quase...

    Abraço

    ResponderEliminar