domingo, dezembro 30, 2012

TREINAR A JOGAR PODE DAR AZAR.



João Moutinho salva dragão sem chama colombiana

Taça da Liga
No Estoril, Campo Coimbra da Mota

             Estoril Praia, 2 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 2

                Depois de ter estado afastado cerca de um mês de jogos de muita exigência competitiva, era previsível que Vìtor Pereira levasse ao Estoril os seus melhores atletas, com vista ao afinamento da rotina e retoma do entrosamento que só os jogos difíceis poderão proporcionar. As longas viagens a que alguns atletas sul-americanos tiveram que fazer no regresso das "férias" e o escasso tempo de que dispuseram para a recuperação, não deixariam de se reflectir num confronto de grau bastante elevado de risco como era o de hoje. James Rodriguez, ausente por opção quiçá em poupança para o que vem a seguir e a lesão de última hora de Kléber eram handicap de peso para a pretensão do Dragão alcançar o triunfo com um jogo em poupança de esforço.

               A deslocação ao Estoril não se antevia fácil pois que a equipa da linha é sem dúvida uma das melhores segundas equipas da principal Liga portuguesa, e, a jogar no seu terreno, (a relva é muito pouca) as dificuldades aumentam ainda mais. 

              Apesar de tudo seria expectável que o FC Porto conseguisse vir do Estoril com uma vitória que o poria desde logo na fase seguinte da prova. Não conseguiu, porém, mais do que o empate bastante sofrido e só se salvou do desaire pela raro pontapé de Moutinho que deu um golo monumental.

              O marcador abriu logo aos 15' do primeiro tempo, na transformação de um livre por falta de Danilo sobre o lado esquerdo da área, que R. Vitória concretizou, ao ângulo, sem dar qualquer hipótese a Helton de o evitar. Aos 30', Jackson Martínez empate num golpe de cabeça antecipando-se à saída em falso do gurda-redes do Estoril, que, aos 61', em resultado de uma grande penalidade, por Otamendi ter jogado a bola com a mão dentro da área, talvez traído por um ressalto do esférico. O mesmo Vitória transformou. O golo do empate ocorreu iam decorridos 82', em resultado da pressão que o FC Porto exercia sobre os da casa em busca, pelo menos da igualdade.


.              

              Penso que o Futebol Clube do Porto fez o jogo possível neste momento. Não fez, definitivamente, um jogo agradável, mas, apenas e só aceitável. Talvez não precisasse de mais.

             Individualmente as coisas também não correram lá muito bem. Agressividade muito comedida na recuperação de bola, falhas e más opções de passe e erros que saíram caro de Danilo e Otamendi. Kelvin, neste jogo, nem com o corte de cabelo conseguiu impressionar alguém. Varela, também esteve longe dos seus melhores dias. Também me pareceu que todo o meio campo nunca conseguiu contrariar completamente o jogo dos estorilistas. E ficou definitivamente claro que não há alternativa neste momento a Jackson Martínez. Perigoso...

            É da terra do Cosme mas Jorge Ferreira não foi responsável pelo empate. Não parece que tenha andado na mesma escola do Machado.

              

2 comentários:

  1. Foi preciso atitude e carácter à Porto, para não perder. Foi o jogo ideal para o regresso após férias e mostrou as lacunas que precisamos resolver rapidamente, em particular, uma alternativa ao Jackson.

    Abraço e bom ano novo

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ..."Penso que o Futebol Clube do Porto fez o jogo possível neste momento."...

    e pensas bem !

    Abraço e entra bem !

    ResponderEliminar