sexta-feira, novembro 30, 2012

CORAGEM DA EQUIPA NÃO FOI PREMIADA.

Taça de Portugal
8ºs. Final
Estádiod AXA, em Braga

 2012.11.30



 "Uma displicência que não pode ficar impune"


           Sporting de Braga, 2 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 1
                                      (ao intervalo: 0-1) - Golo de Mangala, aos 12')

                  Esta eliminatória da Taça de Portugal foi toda ela um acto de coragem que não foi compensado como merecia, e determinou o afastamento do Futebol Clube do Porto da conquista da segunda prova mais importante do futebol português.

                  Apesar de saber que teria de voltar a vencer no seu próprio estádio uma equipa que é, nesta altura, a segunda melhor do futebol português a  viver um momento de resultados negativos e com imperiosa necessidade de continuar na disputa desta prova que ambiciona conquistar, Vítor Pereira foi de peito aberto para a luta chamando oito jogadores menos assíduos na equipa como titulares. Não obstante, ninguém diria, ao ver esta equipa jogar com tanta garra, empenho na luta e pelo futebol que praticava, que não fosse capaz de superar o seu categorizado oponente.

                O Futebol Clube do Porto chegou ao golo logo aos 13', premiando a sua melhor organização que se manteve até à altura em que Castro foi expulso pela acumulação de cartão amarelo; depois da saída do médio Fernando, substituído por Danilo, o Braga cresceu e começou a pegar no comando da partida, com resultados no marcador depois da expulsão do médio Castro. Num momento de incrível displicência de Danilo, em má hora chamado ao jogo, que não pode deixar de ter consequências para um jogador com as suas responsabilidades, pago a peso de ouro, o Braga recebeu por baixo de mão um prémio justo. Quando, Éder, 5' minutos após a "traição" do Danilo, fez o 2-1, já só o coração portista acreditava que não tinha acabado ali a carreira invicta deste ano nas provas oficiais da equipa bi-campeã nacional.

              O Sporting de Braga voltou a mostrar que tem uma excelente equipa e pratica um futebol de muita categoria, mesmo que alguns jogadores não possam esconder algum abaixamento de forma. Fez muito por vencer este jogo, que lhe restitui o estatuto de uma excelente equipa que tem vindo a consolidar de há anos a esta parte.

              Dez amarelos e um vermelho, 28 faltas sofridas é coisa de surpreender numa equipa que, na Liga Zon Sagres e na Liga dos Campeões, tem uma folha absolutamente normal em termos disciplinares. A anormalidade, esteve em quem dirigiu a partida. Há jogos onde um simples robot poderia substituir com vantagem um árbitro a quem "encaixaram" na cabeça um programa no lugar onde deveria estar um cérebro.

              Otamendi, à frente de Mangala e Abdolaye, Castro, Défour e James, logo a seguir, levaram vantagem exibicional relativamente aos demais, excluindo destes Kléber, o qual só a eles se igualou na luta. 

              Danilo, tem que assumir ter sido o causador da equipa não ter alcançado o prémio que os seus colegas mereciam.

                 

3 comentários:

  1. Boas,

    Infelizmente o que previa aconteceu --- um jogo onde só podíamos ganhar, o treinador optou por poupar a equipa principal para um jogo onde ganhar ou perder não nos trás nada de mais a não ser dinheiro porque o primeiro ou segundo lugar é uma incógnita ... mais ainda, poupar jogadores contra o Braga, em Braga e eles com a melhor equipa ?!??! realmente não percebo nada de futebol.
    Quanto ao arbitro, sem comentários, perdoou um penalti ao Porto por uma falta do Fernando e depois toca a distribuir cartões a torto e a direito.
    Resumindo e concluindo. o Braga ganhou e bem, na minha opinião porque o seu treinador achou mais importante passar esta eliminatória da taça do que ganhar mais um milhão de euros na champions ... e esteve bem.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    Vítor Pereira quase acertava mas , quando menos se esperava ,
    chegou a desconcentração e lá se foi a Taça !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Tínhamos uma pedra enorme no trilho, que teríamos de mover para continuar o percurso rumo à final da Taça de Portugal, não conseguimos, e pela segunda época consecutiva, vemos a final por um canudo, desta vez não de Coimbra mas de Braga.
    Na antevisão ao jogo tinha dito que a incógnita para o jogo de hoje era saber até que ponto VP estaria disposto a arriscar, fazendo a gestão do plantel, um pouco à semelhança da eliminatória anterior, na qual venceu e convenceu na Madeira diante do Nacional. Todavia na minha opinião, a valia do Braga não permitiria grandes mexidas, sob pena de entregarmos o ouro ao bandido, e assim foi.

    Fica a lição para o futuro. O nosso miolo tem de jogar sempre com Lucho ou Moutinho. São estes dois atletas que tem capacidade técnica e táctica para pensar e delinear o jogo.
    A rotação deve ser feita, mas com astúcia.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar