domingo, outubro 28, 2012

ESTORIL NÃO FOI PRAIA PARA O DRAGÃO REPOUSAR.

            

Jackson "salva" milésimo jogo de Pinto da Costa

  Liga Zon Sagres

                Estoril, Estádio António Coimbra da Mota

                2012.10.28

                 Estoril Praia, 1 - FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 2
                                          (ao intervalo, 1-0)


               Golos do FC Porto, aos 57', por Varela, concluindo de cabeça dentro da pequena área um centro "redondo" de Jackson Martinez após magnífico trabalho e aproveitamento do lance. 1-2, por Jackson Martinez, a concluir de cabeça um livre apontado por James Rodriguez. O golo do Estoril aconteceu logo aos 10´do início da partida, na sequência de um canto (e novo!) por R. Vitória, beneficiando do desvio de cabeça de um colega ao primeiro poste que fez a bola embater no poste contrário ressaltando para o marcador que se limitou a encostar para dentro da baliza. Defesas e Helton não ficaram muito bem na fotografia, mais um vez.

               Entrando de uma forma repousada e com um  jogo pouco esclarecido e agressividade reduzida na disputa da bola, os campeões nacionais pareceram encarar a partida com o sentimento de que, esgotado o esperado ímpeto dos da casa, o resultado seria resolvido a seu favor mais jogada menos jogada. Aconteceu até que logo no primeiro minuto, Varela, da esquerda, fez um centro para a área e a bola, em arco, acabaria por bater na trave e sair para fora. O Estoril, porém, depressa deu indícios de que estava ali para discutir o resultado, fechando bem na defesa e subindo em rápidos contra golpes que a defesa portista ia resolvendo não sem trabalho.
              Aos 23' Jackson Martinez atirou ao poste na sequência de um canto, depois de aos 14 ter rematado ao lado numa jogada de perigo para o Estoril, que, aos 29' teve uma oportunidade de visar a baliza de Helton, mas o remate defeituoso de cabeça saiu ao lado.

Jackson "salva" milésimo jogo de Pinto da Costa

              Na segunda metade o FC Porto acelerou o ritmo da partida, a equipa subiu no terreno ganhando superioridade numérica nas investidas à sua baliza e as dificuldades para os canarinhos começaram a tomar foros de avalancha. O Porto demonstrava vontade e argumentos para virar o resultado a seu favor, o que se verificou em apenas três minutos através de Varela e Martinez. A vencer, o controle do encontro passou a ser ainda mais evidente para os azuis e brancos, tendo ficado a dever a si próprios o resultado não ter sido ampliado como teria sido mais justo.

              Tal como já tinha notado no jogo contra o Dínamo de Kiev, no Dragão, o Futebol Clube do Porto evidencia muitos predicados para vir a formar uma grande equipa. Hoje, não perdeu tantas bolas no último passe como contra os ucranianos, mas há que ter em conta o adversário e a diferença de velocidade do futebol praticado. Quando puder impor com qualidade de passe uma maior velocidade e precisão na definição das jogadas ofensivas que está a conseguir, os resultados aparecerão com toda a naturalidade.

             Individualmente, agradaram-e as prestações de Otamendi e Mangala, na defesa, e os três do meio campo, com nota valorizada para valentia de Fernando adequada aos adversários que lhe apareciam pela frente. Varela a espaços esteve bem e marcou o importante golo do empate. Jámes Rodriguez está cada vez melhor e fez um grande jogo.

            O destaque vai, porém, para o colombiano JACKSON MARTINEZ, o qual, a cada partida que faz, parece jogar cada vez melhor. Tem sido feliz mas tem trabalhado e merecido essa felicidade. É dotado de  muito boa técnica individual, trabalha muito para a equipa não se limita a esperar que lhe endossem a bola e remate cada vez melhor e é muito combativo e valente. Não lhe reconheci inicialmente todas estas qualidades que agora exibe, demonstrando estar muito confiante e perfeitamente integrado na equipa e a ser cada vez mais decisivo para a equipa. Oxalá continue a melhorar e seja sempre preponderante em todas as partidas em que entrar.

             Capela teve critério qualidade rara nos árbitros portugueses.

            No final, Vítor Pereira, dedicou a vitória ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa por ter completado no mesmo local e contra a mesma equipa, 1000 JOGOS como Presidente do Futebol Clube do Porto.

              

3 comentários:

  1. Depois do clube do regime e o S.Braga, neste momento, os seus mais directos rivais, terem ganho e com o estímulo do jogo 1000 de Pinto da Costa no pensamento, o F.C.Porto tinha pela frente o historicamente difícil, Estoril Praia. De início com a mesma equipa que na última quarta-feira venceu o Dínamo de Kiev, Helton, Danilo, Maicon, Otamendi e Mangala, Fernando, Lucho e Moutinho, James, Jackson e Varela, o conjunto de Vítor Pereira, mais uma vez, apostou em complicar. Tal como no jogo da Champions, hoje no António Coimbra da Mota e mais uma vez num lance de bola parada, aos 10 minutos, canto, defesa a dormir e golo do Estoril.
    Em vantagem, sem ter feito nada para o merecer, a equipa de Marco Silva passou a jogar como gosta: defender atrás da linha da bola, marcar bem e sair rápido para o conta-ataque. Com o Estoril bem organizado, o F.C.Porto obrigado a correr atrás do prejuízo, dominou, mas sem grande clarividência, sem grande contundência, sem grande pressão, sem nunca ter colocado em perigo a baliza da equipa da linha, com excepção num lance que Otamendi falhou incrivelmente, com a baliza aberta e a um metro da baliza. Foi um bi-campeão lento, pouco criativo, com um meio-campo que nunca pegou no jogo, nunca se aproximou dos avançados, nunca fez jogar a equipa, nunca se conseguiu libertar da teia da equipa canarinha. E chegou o intervalo com a vantagem da equipa da casa, que se aceitava, mas que penalizava demasiado o conjunto azul e branco. O empate era mais justo.

    Na etapa complementar foi um F.C.Porto bem melhor, principalmente até aos últimos 20 minutos. Entrando forte, mais pressionante, a equipa de Vítor Pereira desmontou a boa organização adversária, obrigou-a a errar e em 3 minutos deu a volta ao resultado. Primeiro por Varela, após boa assistência de Jackson; e depois por Cha-Cha-Cha, que mais uma vez marcou. Em vantagem, não se pode dizer que o F.C.Porto adormeceu, passou apenas a controlar, mas após a perda do 3-1, aos 65 minutos, outra vez pelo ponta-de-lança colombiano, nunca mais a equipa portista foi a mesma. Foi um Porto incapaz de agarrar o jogo, circular a bola, encontrar as melhores soluções para dar a machadada final na equipa do Estoril. Com o resultado na diferença mínima e o F.C.Porto intranquilo e incapaz de matar o jogo, os pupilos de Marco Silva acreditaram e mesmo sem terem criado chances de golo, obrigaram a equipa portista a sofrer até ao fim para conseguir os 3 pontos.

    Tudo somado, vitória justa, mas sofrida do F.C.Porto no jogo 1000 de Pinto da Costa para o campeonato. A qualidade não foi muita, mas nada a dizer da atitude. Muita gente desinspirada e acusar o esforço de quarta-feira: Moutinho, Lucho, notoriamente, mesmo James; mais um golo muito mal sofrido - a rever a forma como estamos abordar os cantos e livres; Jackson voltou a ser o homem do jogo; e o Estoril continua a ser um osso duro de roer.

    Nota final:
    Muitos dragões na Amoreira, um facto que se regista e se aplaude.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ..."Não lhe reconheci inicialmente todas estas qualidades que agora exibe"...

    Ainda bem que o reconheces !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,

    A equipa tinha um duro teste pela sua frente.
    Num campo onde por tradição temos dificuldades, teríamos de dar provas que superávamos a pressão da vitória do Benfica em Barcelos.

    Tinha comentado na antevisão a esta partida, que erros defensivos semelhantes aos do último jogo diante do Dínamo de Kiev, não poderiam acontecer, mas sucedeu um que intranquilizou a equipa. Demos meia parte de avanço aos canarinhos, e podíamos ter deitado a liderança a perder.

    O Estoril é orientada por um jovem ambicioso, uma equipa bem estruturada e advinham-se muitas dificuldades.
    Jogou sem avançado fixo, num bloco sólido, recuando bem as linhas para em transições rápidas sair em contra-ataque.

    Ao entrarmos na partida apáticos, com o miolo pouco pressionante e sem intensidade de jogo, facilitamos a vida ao adversário e concedemos-lhe a oportunidade de lutar pelo resultado.

    Após o golo dos da casa, reagimos e Jackson e Otamendi poderiam ter empatado, mas o Estoril aguentava-se.

    O golo de vantagem dos canarinhos ao intervalo acabou por ser justo, e foi uma lição para os nossos atletas.

    Na segunda parte tivemos de puxar dos galões, e só com uma grande atitude e mais velocidade no jogo conseguimos a reviravolta.

    Com a pressão alta exercida sobre a defensiva contrária, o FC Porto foi intranquilizando os locais, e foi com naturalidade que chegamos ao empate e se percebeu que a reviravolta no marcador estava ali bem perto.

    Jackson, a figura do jogo teve uma arrancada à Hulk e assistiu Varela para o empate, e depois num excelente golpe de cabeça, após livre na meia direita, o colombiano apontou o golo da reviravolta.

    O colombiano poderia ter marcado por mais uma ocasião, mas teve uma perdida incrível após jogada de insistência com cruzamento de Fernando.

    Até final da partida foi o gerir do resultado com controlo da posse de bola.

    Do jogo devem-se retirar ilações para o grupo. Há que encarar os jogos e todos os adversários com seriedade e concentração competitiva.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.pt

    ResponderEliminar