terça-feira, outubro 23, 2012

A "BELENIZAÇÃO" DO SPORTING CP

       Ficheiro:Sporting Clube de Portugal.png
                  

             A cada ano que passa agrava-se a situação do Sporting Clube de Portugal. O histórico clube lisboeta que conheceu épocas de grande proeminência no futebol português, para só falar desta modalidade, tendo contando durante o período da ditadura com o apoio de figuras da vida política e social e de empresas monopolista com grande peso na economia do país, parece ter chegado ao ponto crítico do seu historial enfrentando um mar de instabilidade e dificuldades que parece incapaz de ultrapassar.

             Os sucessivos fracassos dos seus dirigentes na estabilização da sua equipa de futebol, bem como a incapacidade de garantir a permanência de um treinador competente por um período de tempo suficiente para formar uma equipa ganhadora, têm tirado ao Sporting CP o estatuto de "grande" que só por tradição ainda lhe é atribuído, vendo-se suplantar por um clube "de província", o emeergente Sporting de Braga, que vem reivindicando com justiça o lugar de terceiro grande do futebol luso.

            Quando Godinho Lopes ganhou as eleições os adeptos leoninos estavam à espera de medidas radicais que pudessem desanuviar o futuro em Alvalade, sobretudo confiados que o novo presidente descobrisse o poço de petróleo necessário, ou, pelo menos, o dono de um deles. Pelo que se ia noticiando, Godinho correu "meca e seca", andou por Angola a namorar a filha rica do presidente, parece que até andou pela China onde o dinheiro cresce ainda mais que a população. Comprou jogadores por atacado, mas não deu tempo ao treinador de potenciar o valor de alguns bons que vinham no leilão. E o resultado, foi igual ao de sempre: férias pagas a Domingos Paciência e solução requentada de promover treinadores de rapazes. O resultado é o que se vê.

             Mas o que a mim mais choca nos lagartos é o espantoso número de competentes comentadores sócios e adeptos que andam pelos media, principalmente os audiovisuais, dia sim dia sim, a apontar caminhos e a sugerir soluções aos entalados dirigentes. Ele é Rogério Alves, que opina quase tanto como Rebelo de Sousa e sabe de tudo; ele é o dr. Barroso, que agora até é presidente da assembleia geral, sempre a reclamar que os filhos é que eram os melhores para dirigir o clube,  o Dias Ferreira, mais sóbrio e até algo distante como é próprio dos letrados em direito, até aquele das barbas que foi presidente e aparece de quando em vez para falar do "sistema" e cujo nome já nem me esforço por recordar; o Sousa Cintra...bem é melhor ficar por aqui.

             Hora a hora Deus...piora. Casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão. Mais ditado menos ditado, não tarda chega a Alvalade, a receita dos pastéis de Belém.

             É bem melhor do que a Troika.

           

2 comentários:

  1. Quando o presidente da AG é o maior protagonista, participa num programa de televisão, que é uma espécie de noite da má língua, está tudo dito.

    Alguém imagina o Dr.Sardoeira a ser paineleiro?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    Um histórico a passar por grandes dificuldades .

    Força Sporting !

    Abraço

    ResponderEliminar