sábado, abril 14, 2012

BAIRRISMO POUPADO, SEM PECADO.

        


            Eu, que, quando se trata de incentivar e divulgar este bocado verde que sobra das chamas que o vêm consumindo inexoravelmente dia após dia a ponto de já só o cinzento granítico das suas montanhas e serras continuar a preservar a identidade desta região inconfundível, a quem D, Afonso Henriques virou as costas e assim anatematizou até hoje, eu, minhoto incondicional e militante, deveria, em coerência com as minhas convicções, não sendo o Futebol Clube do Porto interveniente no desiderato como poderia ter acontecido não fossem as contingências do jogo contra o clube da Dona Victória, apoiar sem reservas de qualquer espécie, o finalista da Taça da Liga, Gil Vicente. Além do mais (oh, céus!) porque do outro lado da trincheira estará o  nosso arqui-rival de todas as lutas, o contendor mais soberbo, pretensioso, favorecido e "faminto" do futebol luso!

           Por que não vou "torcer" pelos galos? Deixando para trás "coisas" antigas (como a alteração do azul nas camisolas para o vermelho actual desde que o sr. Fiúza tomou conta do clube), o presidente da Câmara da cidade de Barcelos e mais cinco dos seus vereadores não são adeptos do clube que vai representar a cidade e, até, o Minho, segundo ouvi afirmar à RTP1o primeiro edil barcelense, e, curiosamente ou talvez não...a mais três populares entrevistados na peça a que me reporto. Ora, se são os próprios autarcas e os habitantes da terra a que o Gil pertence, e, deveria representar, que hesitam entre qual gostariam saísse vencedor do prélio de Coimbra, porque bulas hei-de ser eu, mesmo minhoto, bairrista militante convicto e alérgico a camisolas encarnadas, fazê-lo sinceramente?

           Não contem comigo: ganhem, ou morram, sozinhos e não se atrevam a dizer que representam este Minho esquecido. À hora, andarei por Inglaterra, Espanha, Alemanha ou Itália (por esta ordem), à procura de um bom jogo de futebol...

          Como assim, a Espanha está mesmo aqui ao lado...

5 comentários:

  1. tu, um "minhoto incondicional e militante" podes ser de um clube do Porto e os restantes minhotos incondicionais e militantes não podem ser de um clube de outra cidade do país?

    ResponderEliminar
  2. anónimo:

    Podem. Mas "não contem comigo" (nem com o meu ombro)para chorar...

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    ..."a Espanha está mesmo aqui ao lado"...


    Sem pecado !


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, nas reportagens fiquei com a sensação que em Barcelos só há benfiquistas? Nem há gilistas, gilistas, mesmo esses têm como primeiro clube o dona vitória?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Salvé o dia 17/04/2012, em que Joge Nuno Pinto Da Costa assumiu o cargo da presidência do Futebol Clube Do Porto! Já são 30 anos de prestígio e sempre com a ambição de querer mais e mais....é e será sempre o ponto de partida para ganhar muitos dos prémios nacionais e europeus!
    É com grande orgulho que nós, os portistas, temos um presidente de uma categoria inigualável pelo mundo que sempre enfrenta os desafios e afrontos que são apontados ao clube ou até à sua própria imagem, respondendo com dignidade, respeito e sabedoria,que deixa a cidade invicta muito satisfeita de ter um dragão a proteger o seu templo!
    Parabéns ao nosso presidente, e espero que esta data seja sempre comemorada por muitos mais anos com garra de dragão!!!
    A portista de alma e coração Elvira Soares.

    ResponderEliminar