Seja qual for o desfecho que venha a ter a carreira do Futebol Clube do Porto na Liga Zon Sagres, a decisão de manter ou substituir Vítor Pereira como treinador principal já há muito tempo deve ter sido decidida por Pinto da Costa em concordância com a vontade das partes.
Vítor Pereira sucedeu no comando da equipa a André Vilas Boas na sequência de uma época extraordinária quase impossível de repetir nos tempos mais próximos, o que o colocou desde logo na posição de um saltador à vara principiante que tem de superar a marca do competidor recordista. Talvez surpreendido com a brusca passagem de subalterno a líder, Vítor Pereira terá acusado alguma dificuldade na adaptação do seu estilo e métodos, o que nem é surpreendente porque não há duas personalidades iguais e que qualquer delas não procure aplicar os seus próprios métodos e ideias.
Com um plantel desfalcado de uma das suas melhores unidades e tendo recebido novos jogadores, o novo técnico teve de encarar um outro problema ainda mais complicado que foi o de ter que lidar com um balneário, onde, como viria a ser claramente evidente no decorrer da época, havia jogadores desmotivados e incomodados por não terem visto cumpridos os seus anseios de assinar contratos com outros clubes. A equipa ressentiu-se e a massa adepta desesperava com algumas exibições desastradas, algumas com consequências nos objectivos que foram ficando para trás, restando a revalidação do título para salvar uma época que prometia muito mais êxitos.
Pinto da Costa foi ao mercado, negociou saídas e entradas e o barco estabilizou encontrando a rota certa. As exibições subiram de nível, os resultados melhoraram e, de uma desvantagem pontual de cinco pontos em relação ao primeiro classificado passámos a liderar o campeonato com uma vantagem de quatro pontos a três jornadas do fim.
Vítor Pereira, passou de besta a bestial e, por via disso, tem condições para continuar seja ou não campeão? Ninguém sabe, a não ser, obviamente, ele próprio e Jorge Nuno. Uma coisa eu tenho a certeza:
O treinador da próxima época já está encontrado.
Então o presidente já não disse ser pura estupidez e imbecilidade (sic) dizerem que VP não continua?
ResponderEliminarCaro Remígio, na altura própria, já não falta muito, tudo será tratado tendo em conta os superiores interesses do F.C.Porto. E esses estão muito para lá do treinador...
ResponderEliminarAbraço
Amigo :
ResponderEliminar..."O treinador da próxima época já está encontrado."...
Será ?