terça-feira, abril 24, 2012

ADEPTO SOFRE!

   
          Respondendo à pergunta de "qual foi o jogo que mais lhe custou perder", na entrevista divulgada na edição em papel do JN, da última segunda-feira, PINTO DA COSTA, disse: -"Custa-me perder qualquer jogo, mas talvez o mais marcante tenha sido o jogo com o Werxham, que era uma equipa da quarta divisão inglesa. Ainda na primeira parte estivemos a ganhar 3-0 e acabámos por ganhar 4-3, mas o Werxham passou a eliminatória porque tínhamos perdido 1-0 lá e valeu a lei dos golos fora. Esse foi o jogo mais incrível. Estava um temporal horrível, muito vento, cada canto era uma aflição. E, depois, tivemos na baliza um jogador chamado Borota que deu mais socos na atmosfera do que na bola. Esse jogo custou-me bastante."

          Estive lá. Quando tinha que me deslocar ao Porto para fazer compras, o que acontecia pelo menos uma vez por mês, escolhia a quarta-feira sempre que nas Antas houvesse jogo. No desafio lembrado pelo Presidente, tendo concluído ainda cedo o que tinha a fazer, dirigi-me para o estádio estacionando o meu FIAT 600D, atafulhado de embrulhos, sem dificuldade, junto ao posto de abastecimento de gasolina ali existente, na Avenida Fernão de Magalhães. Embora se previsse a possibilidade de chuva, dado o céu carregado de nuvens ameaçadoras e vento ainda moderado vindo de sudoeste, abafei a voz avisada que me aconselhava a ter juízo, fui ali perto ao restaurante do costume jantar e, logo a seguir, comprei o bilhete e entrei.

           Nessa altura ainda não era sócio e comprei lugar na superior norte, e, como era dos primeiros a chegar e já caíam uns pingos e soprava com alguma intensidade, encostei-me à bancada central-poente com o objectivo de me defender da intempérie que batia do lado do mar.

          Já chovia e ventava com abundância quando o jogo se iniciou, mas, a partir daí, abriram-se as comportas celestes e o ciclone desabou sobre o estádio. A luz dos holofotes transformavam em novelos gigantes a água do dilúvio que se formara, parecendo varrer o relvado de baliza a baliza em turbilhões sucessivos; os jogadores comportavam-se como nas piscinas os praticantes do water polo, levantando ondas de água quando conseguiam bater a bola, a qual, quando andava pelo ar, rodopiava e voltava ao mesmo sítio. O FC Porto conseguiu, no entanto, chegar aos três zero, porém, em dois cantos o Wrexham fez dois golos, beneficiando-se da altura dos seus jogadores e do tal Borota, um "Robertinho" de boa memória para nós que o clube da Dona Victória recambiou para Saragoça, que, não fazendo a mínima ideia por onde andava o esférico distribuía socos por tudo quanto era água e vento!

          Não tenho a memória de elefante de PC, contudo,  penso que fizemos o 4-2, mas, acabámos por sofrer o 4-3 pois os irlandeses pareciam pouco incomodados com o estado do relvado. Futre, julgo ter sido ele, já perto do fim atirou um remate ao poste gorando-se a possibilidade de continuarmos na prova.

         Para mim, porém, o pior estava para vir. O ciclone não amainava e eu tinha ainda pela frente 90 Km até casa. Com o volante e o coração nas mãos percorri a Circunvalação até ao Amial, na Via Norte, com os ramos dos plátanos gigantes a roçarem o pára-brisas e, eu, e o meu Fiat 600D, (reparem D), a saltar pelo tapete de ramos e folhas espalhados na via, curva para a esquerda, volta para a direita, lá vem aquele para cima de mim, safei-me de boa, nunca mais venho à bola, maluco de ....., pensava eu que, chegando ao troço da Via Norte, estava safo. Pois,sim. Como o troço acabava na estrada para Braga, a partir dali era a nacional 13, pois, ainda não havia auto-estrada. Quem andava nela sabe que, em grande parte do seu percurso, havia troços com árvores enormes nas bermas, principalmente no Mindelo. Por isso, tal como descri na Circunvalação, árvores e ramos enormes enchiam a via a que se juntavam, aqui e além, grandes lençóis de água.
          Passava das duas horas da manhã quando cheguei a casa! Vivo e inteiro, como se comprova. 

          E o FIAT 600D, (reparem D), ainda durou mais alguns anitos. 

            Diz o ditado: "quem se sujeita a amar, sujeita-se a padecer".


          Adepto sofre.

         

3 comentários:

  1. Amigo :

    Adepto é como o Fiat 600 D . Puxa que se farta !


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Que noite!
    Também estive lá, uma noite de terror, chuva, vento ciclónico, 3-0 e duas borotadas colocaram a eliminatória do lado dos galeses, fizemos o 4-2, Jaime Magalhães perdeu de forma escandalosa o 5-2 e no fim...

    Foi uma derrota dura, numa época fantástica, uma das melhores de sempre, com um futebol que encantava e as lotações dos estádios, às vezes, não chegavam.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. dragao vila pouca:

    Obrigado pela ajuda nas falhas de memória. Já nem me lembrava da perdida do Jaime...

    Abraço.

    ResponderEliminar