segunda-feira, janeiro 30, 2012

VAMOS Á LUTA!


ÚLTIMA HORA: YANKO, ESTÁ NA PORTO?


            Um jogo de futebol é sempre imprevisível em relação ao seu desfecho independentemente da diferença de valor que possa existir entre os opositores, e, não havendo dúvidas para mim quanto a isso, mesmo naqueles em que participa o clube da minha paixão não tomo o triunfo como dado adquirido, sem prejuízo da fé que mantenho até ao apito final de cada partida em festejar o triunfo do meu favorito. 

            Porque desde muito novo sustento uma privilegiada paixão pelo jogo da bola, tive formação como júnior do Sport Clube Vianense durante dois anos, actuando sempre na condição de titular, não prosseguindo depois como sénior por razões da minha vida particular que se sobrepuseram aos incentivos do meu último treinador, o húngaro Ianos Szabo que se celebrizou em Portugal nas décadas de cinquenta e  sessenta. O fim da actividade competitiva não matou o fascínio pelo futebol, e, ao vivo ou através do relato, e, depois, pela televisão e jornais, muito do meu tempo era (é) preenchido pelo fenómeno futebol.

           Este intróito para dizer que estou consciente de que, quando o comportamento da equipa não corresponde àquilo que seria razoável esperar atendendo às condições em que trabalha , ao colossal investimento feito na escolha do plantel, na grandeza e qualidade do equipamento disponibilizado, aos esforços dos dirigentes e ao apoio apaixonado da falange dos adeptos.haverá razões subjacentes de ordem não propriamente técnica que transcendem a compreensão de quem não tem acesso ao balneário ou à mesa dos dirigentes. Porque, o que aconteceu em Barcelos ontem à noite, como antes se verificou em Coimbra para a Taça de Portugal, não se entende como insuficiência técnica, táctica ou física perante a valia do opositor, mas EXCLUSIVAMENTE ao amorfismo, apatia, alheamento, falta de brio profissional e défict de dignidade de uma equipa (?) toda que não assumiu o seu dever de entrega, lealdade e respeito pelo emblema e a assunção por inteiro da importância quase decisiva de uma vitória que alimentasse a esperança na renovação do título de campeão nacional.
          Qualquer treinador por maior que seja a sua competência chegará a lado nenhum se os jogadores não se mostrarem totalmente disponíveis e conscientes do dever de melhor desempenharem o seu papel dentro do grupo. Não é crível que Vítor Pereira não tivesse feito o seu trabalho de preparação técnico-física e psicológica adequados, ou que tenha desleixado o trabalho no Olival. Não lhe caberão, pois, responsabilidades imediatas pela atitude passiva dos jogadores no jogo, pelos inúmeros passes errados que foram cometidos por quase todos eles, incluindo Helton, pelo inesperado apagamento de algumas "estrelas", pela reduzida percentagem de remates direccionados para a baliza e ínfimas oportunidades de golo verificadas, nem tem sentido imputar exclusivamente ao ponta de lança improdutivo a maior fatia do insucesso. O que teria feito Falcao com os demais companheiros a jogar assim? O Fernando sozinho teria alterado o marasmo de todos os outros? E Hulk, teria resolvido sozinho com o resto da equipa a dormir?
d.r. 

            Se estava difícil pelas razões que os portistas bem conhecem, esta distância pontual é significativamente mais custosa de anular. Mas não é impossível de vencer este combate se fizermos apelo à nossa capacidade de resistência, ao nosso valor, às virtudes que enformam a nossa diferença em relação ao  adversário directo, o qual, revendo-se no que passa no Canal Memória, se prepara para assumir o papel de "equipa do regime" do séc. XXI...

            Como nos jogos, aguardarei com esperança o desfecho do campeonato até ao fim, ciente da nossa força e ambição desmedidas. Um portista jamais atiraria a toalha ao chão antes de perder a última gota de sangue...

            

           LUCHO, JÁ ESTÁ NO PORTO?

5 comentários:

  1. Eu não percebo nada de futebol,joguei alguns anos,mas não percebo nada ao pé de alguns que dizem que a culpa é do treinador,eu
    acho que ele também é culpado,mas na minha opinião,não é o principal culpado,senão vejamos,não tem ponta de lança com classe,o Hulk está lesionado,o Fernando castigado,alguns jogadores ainda não decidiram se vão ou se ficam,a SAD do clube não diz nada,(vejam o que aconteceu com os calimeros,veio logo o freitas falar por causa do cartão amarelo ao joão pereira),no nosso clube o desgraçado do treinador é culpado de tudo e mais alguma coisa,ainda ontem vi no facebook os insultos ao treinador,se isso é ser portista,eu não percebo nada de amor ao clube!
    VIVA O PORTO SEJA EM QUE CIRCUNSTÂNCIA FÔR
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Meu caro :

    Tenho fé que , com Lucho , a equipa vai estabilizar .

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Exactamente. Não há mais tempo para ter tempo, para desculpas. Ou pegamos o touro pelos cornos e mostramos que somos capazes, ou será uma época para esquecer...talvez recordar, mas para não voltar a acontecer.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Que me desculpe o amigo, mas tenho encontrado algumas dificuldades em comentar no seu blog. Aselhice minha certamente, no entanto continuarei a segui-lo normalmente e como sempre comentando sempre que conseguir. Se calhar hoje isto é possível. Será?

    ResponderEliminar
  5. fimoze:

    Desconheço o que poderá ter impedido o acesso à caixa de comentários, porque não introduzi qualquer alteração na organização do blogue. Hoje, foi possível. Que continue, assim.

    dragao vila pouca:

    Outra decepção: Iturbe!

    Abraço.

    ResponderEliminar