sábado, junho 04, 2011

PORTUGAL - NORUEGA.


Portugal sobe à liderança do grupo com golo de Postiga
                   Em Lisboa, hoje:
                           
                      Apuramento para o Campeonato Europeu de 2012.
      
                                    PORTUGAL, 1 - Noruega, 0
                                     (Postiga)

           Terminou a primeira parte com o resultado de 0-0. Vida difícil para a equipa de Portugal que, inclusivamente, poderia ter chegado ao intervalo numa posição de desvantagem no marcador.

            A equipa das quinas tem vindo a praticar um futebol ofensivo, colocando muitos jogadores no ataque, mas as triangulações tentadas e, vezes de mais, a colocação da bola por alto na área mostram-se desadequados perante o sistema ultra-defensivo dos noruegueses, claramente a jogar em contra-ataque tentando explorar o espaço que, atrás, a nossa equipa permite.


            Os jogadores têm vindo a trabalhar bastante e a cumprir aquilo que fazem, normalmente, nos jogos das equipas a que pertencem notando-se, por vezes alguns exageros nas jogadas individuais.

            Ronaldo, como sempre que actua na selecção, não tem mostrado o que dele os adeptos esperam e, muitas vezes, consegue nas equipas onde tem actuado.

            O golo pode aparecer a qualquer momento, mas não é certo que seja a nossa equipa a consegui-lo primeiro...

            Acabou por surgir aos 52.30' numa jogada iniciada por Nani no lado direito do ataque português, com o jogador do Man United a tirar dois adversários da sua frente para centrar tenso e, Postiga, ao seu jeito, emendou para a baliza sem preparação para obter um belo golo que premiava a equipa que mais o tinha merecido até ai.

            Em vantagem, a equipa portuguesa iniciou um sistema que privilegiava mais posse de bola e o ritmo do jogo diminuiu porque os noruegueses, ao contrário do que seria normal, embora  tenham esboçado uma reacção para aumentar a velocidade do seu jogo, poucas vezes conseguiram entrar na área da nossa equipa pelo que Fernando não teve que resolver qualquer situação complicada. Só mesmo nos minutos finais, algumas bolas chegaram, por alto, à sua jurisdição mas sem consequências para a nossa baliza.

            Portugal ganhou bem e o resultado poderá pecar por escasso. Não foi uma exibição exuberante e o adversário, embora perigoso,  não mostrou futebol para nos derrotar.

            Do FC Porto actuou Moutinho desde o início e Rúben Micael, como Varela, foram suplentes utilizados. João Messinho fez um excelente jogo, bem ao seu estilo. Não sabe jogar mal. Rúben, jogou cerca de trinta minutos e cumpriu. Varela esteve em campo menos de dez minutos, ficando a ideia de que teria sido útil se tivesse chegado ao jogo um pouco mais cedo, parecendo que o nosso nº 7 tinha as pilhas em déficit.

            Ronaldo ainda deverá, no decorrer da sua carreira que se espera continue ainda por longos anos, vir a fazer um jogo na selecção que se veja, à altura do seu prestígio e valor mundialmente reconhecidos. Certamente que isso nunca acontecerá no Estádio da Luz onde não tem público que o apoie. Acho que tem peso suficiente para impor que seja escolhido outro estádio, ainda que com menos lugares, (hoje menos de 45 mil) mas onde a assistência tem cultura de vitória e sabe como incentivar a equipa que representa Portugal...

           Um árbitro turco era de olhar de lado mas Portugal não saiu prejudicado. E aquele toque "subtil" a pisar o avançado norueguês, dentro da área, poderia ter tido outras consequências...

           Para a história, a selecção portuguesa foi representada por:
  
           Eduardo. João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Coentrão; João Moutinho, Meireles e Carlos Martins; Nani, Postiga e Cristiano Ronaldo. Rúben Micael, substituiu Carlos Martins, Silvio trocou com João Pereira e Varela, foi para a vaga de Nani. Do FCPorto, Rolando não saiu do banco.
           Bruno Alves, leva já um  ror de jogos como internacional. Nunca viu a cor de qualquer cartão, o que deve deixar de boca aberta os que o viam jogar de azul e branco. Acreditam?

1 comentário: