sexta-feira, setembro 20, 2019

TIQUINHO HERÓI, FÁBIO GOOD YOUNG BOY

 

Liga Europa 
Fase de grupos 
1.ª jornada - 1.ª mão 
Estádio do Dragão, Porto 
TV -- Hora: 20:00h
Tempo: ameno 
Relvado: bom
Espectadores: 32292 (600 claque visitante)
2019.09.19 (quinta-feira) 


      FC do PORTO, 2 - BSC Young-Boys(Suíça), 1 
                                       (ao intervalo: 2-1)

FC do Porto alinhou com: Augustin Marchesín, Jesús Tecatito Corona, Pepe, Iván Marcano, Alex Telles, Otávio, Danilo Pereira (C), Matheus Uribe, Luís Diaz, aos 65' Romário Baró, Tiquinho Soares, aos 81' Fábio Silva e Moussa Marega, aos 70´Willian Manafá.
Suplentes n/utilizados: Diogo Costa, GR; MBemba, Nakajima e Zé Luís.
Equipamento: camisola oficial tradicional c/calção e meias brancas
Treinador: Sérgio Conceição 

BSC Young Boys alinhou com: Von Balmoos, Burgy, Sorensen, Zesiger, Saidy Janko, Sieno, Aebisher, aos  69' Lustenberges, Ulisses Garcia, Assalé, Nsame, aos 61' Horan e Fassmacht, Gaudino aos 73'.
Suplentes n/utilizados: Wolfi, GR, Lotomba, Pedtignat e Mambimbi.
Equipamento: camisola amarela e calção preto
Treinador: Gerry Sevane 

Árbitro: Andris Treinamis (Letónia)
Auxiliares: Haroldes Gudermanis/Alskejs Spsjonnikovs
4.º árbitro: Aleksandrs Golubeves  

GOLOS E MARCADORES: 1-0 aos 8' por TIQUINHO SOARES, finalizando já dentro da área  uma jogada iniciada por Iván Marcano, continuada por Luís Diaz na assistência a Tiquinho, o qual tirou um remate rente à relva depois de ter afastado da frente um defensor helvético; 1-1 aos 15', por NSAME na conversão de pontapé de penalti sinalizado na sequência de jogada em que o veloz Roger Assalé ganhou posição em relação a Pepe, entra na área, e frente a Marchesin, que entretanto saíra da baliza, e estendido na relva e com os braços esticados tenta afastar a bola, o jogador suíço "cava" magistralmente um contato que o árbitro letão considerou passível de penalti; na execução, com um pontapé forte ao canto superior da baliza, Marchesin voou para a bola impossível de deter. A falta valeu a Marche o cartão amarelo, excluindo-se o vermelho porque Iván Marcano já estava à frente da bola e o lance se desenrolava tendencialmente à direita desenquadrado com a baliza; aos 26' TIQUINHO SOARES fez o 2-1 que viria a ser o resultado final da partida, batendo para a baliza deserta uma assistência meio-golo traçada à direita por Jesús Tecatito Corona. Na imagem fixa da tv mostra, sem margem para dúvida, a regularidade da posição de Tiquinho Soares relativamente a um jogador do Young Boys que se encontrava do lado do assistente do árbitro e se posicionava claramente mais perto da linha da grande área do que o avançado portista, ao contrário do seu colega do lado oposto, este sim, atrás do marcador.

           Pois é, o gostoso e necessário triunfo não é passível de merecer nota alta no que concerne à exibição global, mas foi cumprido o objetivo imperioso de vencer, e isso a equipa conseguiu e lutou muito para o conseguir. Nota máxima!

        Tiquinho Soares corporizou com dois golos a entrada com o pé direito na Liga Europa, fez por merecer a confiança do mister no impedimento parcial de Zé Luís, e o abraço público do reconhecimento do jogador ao técnico é demonstrativo da estabilidade e da paz emocional reinante no plantel; Nakajima pode, confiadamente, esperar a sua oportunidade. Calai-vos, fariseus!

       A primeira, foi mais interessante do que a segunda parte do jogo? Foi. Porque a equipa andou mais vezes perto do golo, porque teve mais bola e o futebol praticado mais ligado, conseguiu mais ataques e remates, a equipa esteve mais fresca e coesa. E, porque o adversário não veio ao Porto fazer turismo, estando a cidade está na moda, fez questão de mostrar possuir qualidade e individualidades para ousar enfrentar na toca um Dragão com prestígio largo, contudo numa fase de recomposição e aperfeiçoamento. Por isso se pode afirmar que o período complementar foi de expetativa com alguma ansiedade à mistura, forçando o mister Sérgio a redobrar a arte e o engenho para manter o equilíbrio da equipa e o nível individual dos seus componentes. Lá vieram as alternâncias que a equipa requeria, o banco abriu e entraram Manafá, logo depois Romário Baró, a dar consistência e folgo ao miolo e ar fresco, e fornecer o gás à frente de ataque onde Fábio Silva andava a provocar o "estado de sítio" no território defensivo suíço.

      "Fabinho", dezassete aninhos mais três mesinhos, o mais jovem de sempre na ímpar História do Futebol Clube do Porto, a "internacionalizar-se" numa competição europeia com o símbolo sagrado sobre o coração! Sorte, moço.

     
Ver imagem no Twitter
                        Fábio Silva, um craque em formação

         
         O ÁRBITRO:
         Desconheço em absoluto o nível dos árbitros da Letónia. Se o senhor ANDRIS TREINAMIS puder ser tido como uma boa referência da arbitragem daquele país , estamos conversados; ou vê muitos vídeos da Liga NOS, ou alguém lhe traduziu para letão a bíblia seguida pelos seus comparsas portugueses.

Remígio Costa

       

Sem comentários:

Enviar um comentário