quinta-feira, setembro 26, 2019

NEM CLARA, NEM SANTA

FC Porto esclarece lesão de Romário Baró
Romário Baró, atingido no tornozelo por Fábio Cardoso, é retirado do jogo para uma maca a caminho do hospital. Infrator sem castigo, poderá continuar a jogar.


TAÇA  DA LIGA
Fase de grupos - Fase 3
1.ª jornada -
TVs. - 21:00h
Tempo: ameno s/chuva - Temp.ª 16º
Relvado: bom
Assistência: 25004
2019.09.25 (quarta-feira)

   FC do Porto, 1 - CD Santa Clara (Ponta Delgada), 0
                                   (ao intervalo: 1-0)

FC Porto alinhou com: Diogo Costa, Wilson Manafá, Pepe (C), Diogo Leite, Alex Telles, Bruno Costa, MBemba, Romário Baró, aos 90' Luis Diaz, Nakajima, Tiquinho Soares, aos 84' José Luís e Fábio Silva (estreia na equipa principal aos 17' anos), aos 90'+1' Otávio.
Suplentes n/utilizados: Marchesin, GR, Uribe, Tomás Esteves e Loum
Equipamento: oficial tradicional
Treinador: Sérgio Conceição 

CD Santa Clara alinhou com: André Ferreira, Rafael Ramos, César Martins, Fábio Cardoso, Mamdu Condé, Néne, Lucas Marques, Malick aos 78', Lincoln, aos 68' Bruno Lamas, Alfredo Sthephens, Ukra aos 60', Gilherme Schetine e Pineda.
Equipamento: vermelho oficial
Treinador: João Rodrigues

Árbitro: António Nobre, AF Leiria
Assistentes: Nelson Pereira/José Luzia
4.º árbitro: David Silva

RESULTADO FINAL: 1-0
       Marcador:DIOGO LEITE, aos 45'+2', na sequência de jogada em que Nakajima na ala esquerda prepara e tira um centro fazendo a bola chegar redondinha à frente da baliza de André Ferreira, onde surge de rompante DIOGO LEITE a elevar-se para num golpe de cabeça colocar a bola ao poste mais afastado.

       Entre outras, duas coisas desfeiam e desonram um jogo de futebol:
 
                 - jogadores "parte pernas"
                 - maus árbitros

      Rafael Ramos e Lucas Marques, tiveram nesta partida um registo de agressividade acima da tolerância, e

      Fábio Cardoso, na mesmo linha de atuação no decorrer da partida, usou de extrema violência em lance em que lesou gravemente a integridade física de um ainda iniciado jovem colega de profissão.

      O árbitro INTERNACIONAL António Nobre, da AF Leiria, permitiu que os citados protagonistas se mantivessem no jogo até ao apito final. 

      Levando ao jogo uma equipa formada maioritariamente com elementos regularmente menos utilizados , Sérgio Conceição arriscou perante um adversário que defrontara e derrotara três dias antes, para o campeonato, e que se revelara difícil de anular, pela organização defensiva e impetuosidade com que a equipa atuou e, sobretudo, pela agressividade demonstrada pelos seus elementos na disputa de cada lance. 

      Quer na partida do campeonato, quer na que ontem decorreu no Dragão para a Taça da Liga, o Futebol Clube do Porto foi em tudo superior ao Santa Clara sem margem para afirmações auto-elogiosas infundamentadas do adversário, menos na replicação do estilo a roçar a marginalidade usado pela equipa de S. Miguel, a que presumidamente não poderá recorrer em futuras partidas se nelas estiver um ÁRBITRO, seja ou não, internacional mas jamais de  aviário.

     (Não estranho a pronta reação dos "amigos" de Fábio Cardoso ao virem em sua defesa, considerando "não ter havido intencionalidade" em lesionar o jovem promissor Romário Baró. Valesse argumento tão ridículo e inconsistente, e jamais alguém iria preso por atropelar uma criatura a atravessar na passadeira).

    Iniciando a partida com alguma desconexão na ordenação do jogo coletivo, a partir do meio da primeira parte a equipa do Futebol Clube do Porto já estava com as rédeas do jogo na sua posse, mantendo-as praticamente até ao fim da partida. É verdade que a melhor situação de golo criada em todo o tempo de jogo pela equipa do presunçoso treinador dos açoreanos, foi pessimamente desperdiçada por Pineda quando tinha apenas pela frente o debutante na equipa principal portista, Diogo Costa; mais dois remates conseguidos depois, foram "desviados com os olhos" pelo jovem futuro dono da baliza do FC do Porto para passarem bem ao lado dos postes. Ao contrário, tivesse havido mais precisão e menos "muralha" defensiva na baliza de Ferreira, e o "condor" de Ponta Delgada levaria que contar de volta à ilha.

     Os cinco jovens da formação chamados a jogo não desiludiram o técnico e muito menos os adeptos. O mesmo se dirá dos que ainda não chegaram à titularidade frequente, como é caso de NAKAJIMA, um craque genuíno que muito tem para ajudar a equipa. Registe-se o feito assinalável de FÁBIO SILVA na longa História do Clube da Invicta Cidade, ao ter tido a honra de envergar a camisola azul e branca aos 17 anos e três meses e seis dias (!), que nenhum jogador portista tinha conseguido desde a fundação do Clube em 1893. 

     Quem muito me agradou e até mesmo me surpreendeu, foi o desempenho pendular, irrepreensível e aparentemente discreto de MBEMBA, perfeito na posição, no passe e no entendimento com os companheiros, sem que se lhe tenha apontado uma única falta, protesto ou falha comprometedora.

     (Vou esperar que o sr. Nobre venha apresentar publicamente desculpas pelo erro crasso de não punir com vermelho o jogador Fábio Cardoso; ou há moralidade e igualdade, ou todos somos toupeiras)

    





               



Sem comentários:

Enviar um comentário