domingo, abril 24, 2016

SEM BALDAS E COM ANDRÉ ANDRÉ E YASSINE BRAHIMI.


Por Tony Dias/Global Imagens
 
Liga NOS
Estádio Cidade de Coimbra
31ª Jornada
2016.04.23
Espectadores: cerca de 5000


                    Académica, 1 - FC DO PORTO, 2
                                    (Ao intervalo: 1-1)


FCP: Helton (C), Maxi Pereira,Danilo Pereira, Martins Indi, José Angel (ou Miguel Layún ou... Eliseu !?, a sport tv não esclareceu...), Rúben Neves, Sérgio Oliveira, aos 65' André André, Hèctor Herrera, Jesùs Corona, aos 86' Francisco Ramos, André Silva e Silvestre Varela, aos 63' Yacine Brahimi.

Treinador: José Peseiro.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Faro)


                  O FC do Porto cumpriu a obrigação e passou em Coimbra com um triunfo merecido contra uma Académica em dificuldade para permanecer no primeiro escalão do futebol luso. Com uma única alteração em relação ao jogo contra o Nacional (Helton entrou para a baliza e Iker Casillas ficou no banco) os Dragões, não tendo estado ao nível do que fizeram contra os madeirenses, controlaram e estiveram melhor nesta partida do que os estudantes e alcançaram um triunfo merecido e sem mácula.

                  A Académica adiantou-se no marcador obtendo um golo de livre direto logo aos 25' numa execução perfeita de Pedro Nunes, sem que até ali fizesse o suficiente para merecer a vantagem. O FCP não se perturbou e obteve o empate aos 38' num remate muito vistoso de fora da área de Rúben Neves a concluir um pontapé de canto apontado por Sérgio Oliveira. Até ao intervalo a equipa de José Peseiro criou boas situações de ataque aos 53', 54' e 56', mas Sérgio Oliveira, Maxi Pereira e André Silva falharam, respetivamente, na conclusão dos lances.

                  No período complementar a Académica impertigou-se e ameaçava com mais perigo do que conseguira na primeira parte. Peseiro adiantou-se às possíveis consequências de um enfraquecimento do setor intermediário e fez entrar André André para o lugar de Sérgio Oliveira aos 65' depois de antes, aos 63' ter chamado ao jogo Yasine Brahimi. As alterações produziram os melhores resultados com o argelino beneficiando da oportuna ajuda de André Silva e iludir Pedro Trigueiro e a colocar a sua equipa em vantagem, aos 66'. A equipa coimbrã tentou reagir chamando ao jogo o rápido Marinho e aos 77' em jogada iniciada na situação de fora de jogo e aos 88' em remate de longe que caiu em cima do travessão ameaçaram com o empate a duas bolas. Ainda assim, foi o FC do Porto que aos 72', 78' e 82' esteve a ponto de aumentar a vantagem em jogadas de grande aflição para a defesa da casa.

                 Ao nível do desempenho individual Maxi Pereira esteve alguns pontos acima doa demais. Danilo Pereira e Martins Indi não cometeram erros e estiveram em bom plano. Sérgio Oliveira e Hèctor Herrera, não tão bem como há oito dias atrás. André Silva, melhor na segunda parte do que no período inicial teve um desempenho muito bom na luta  dura marcação que que travou com a defensiva contrária, mas, apesar disso esteve por duas vezes perto de obter o golo que procurou e merecia. Acabou "nas lonas" como se diz na gíria. Yassine Brahimi e André André deram uma maior dimensão ao futebol da equipa e revelaram-se fundamentais para a obtenção de um triunfo necessário nesta fase menos boa da equipa. Esperava bastante mais de Silvestre Varela, José Angel e, sobretudo, de Jesùs Corona.

                 Por culpa de Nuno Almeida, Evandro está afastado da equipa por lesão provocada por entradas sucessivas faltosas de jogadores axadrezados na partida do Bessa que ele permitiu sem sanção. Ontem, os três primeiros cartões amarelos exibidos foram aplicados a jogadores do FC do Porto. Usou critérios desiguais em faltas idênticas. Aos 72' ficou um canto por assinalar a favor do Porto e aos 77' permitiu que a Académica estivesse perto de marcar em jogada ilegal por fora de jogo. Não é nem parece jamais vir a ser um árbitro de futebol isento e competente.

1 comentário:

  1. Uma vitória importante, que poderia ter sido mais descansada.
    Gostei do resultado da equipa, embora, no jogo de Coimbra, também esperasse outra exibição, depois do que vi frente ao Nacional. Ficará o alerta daquele lance em fim de jogo que podia ter dado empate, tal o desleixo de vários elementos, inclusive no adiantamento da guarda da baliza, mas não só. Penso que os nossos futebolistas têm que ganhar mentalidade que os jogos têm noventa e tal minutos e só com atitudes à Máxi e Ruben é que se consegue voltar à fórmula das equipas à Porto.
    De qualquer forma o estado de espírito está melhor, já sendo conseguido dar a volta ao resultado e andando em campo com outra motivação.
    Agora venha o próximo, que como todos tem de ser para ganhar. Não nos interessa se pode ou não influenciar a classificação dos outros, até porque entre eles venha o diabo e escolha, são ambos farinha do mesmo saco, clubes de mouros. Depois entre eles que se entendam.
    O F C Porto é sempre clube vencedor!
    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar