sábado, abril 18, 2015

É A ROTATIVIDADE, ESTÚPIDOS!


Lopetegui: «Comentaram-me que houve penálti por marcar no Restelo»

Liga NOS
29ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto
2015.04.18
Espectadores +- 30 000


            FC DO PORTO, 1 - Académica de Coimbra, 0
                               (Ao intervalo: 1-0)

        GOLO: aos 10', por Hernâni, que se adiantou pela direita à defesa da Académica servido por um excelente passe de Aboubakar a rasgar a defesa da Académica para executar um potente remate de pé direito que Crsitiano defendeu para a frente e, na recarga o mesmo jogador atirou para o fundo da baliza sem hipótese defesa.

FCP alinhou: Fabiano, Ricardo Pereira, Reyes (cap), Alex Sandro, José Angel, Rúben Neves, Campaña (65', Óliver Torres), Evandro, Juan Quintero (55', Marcano), Aboubakar, (82' Jackson Martínez) e Hernâni.

Árbitro; Duarte Gomes (AFL)


             Julen Lopetegui incluiu na equipa do FC do Porto de início NOVE (!!!) jogadores que não defrontaram o Bayern de Munique! Só um treinador seguro de si mesmo e de muito coragem e conhecedor do valor dos jogadores que constituem o plantel tomaria tão surpreendente quanto arriscada decisão quando um resultado negativo nesta partida o arredaria definitivamente da discussão do título de campeão nesta época.

             Pelo desenrolar da partida, esta formação escolhida pelo inexperiente, impreparado, sem curriculo e desconhecido da competentíssima informação social portuguesa, paineleiros de inenarráveis programas de TV, comentadores e escribas de calças coçadas nos fundilhos e nos cotovelos de prestigiados jornais da corte alfacinha, ainda por cima basco e espanhol Lopetegui, só não goleou "à farta" uma Académica brilhantemente ausente do último confronto contra a equipa do regime porque a eficácia é, muitas vezes, o açúcar do leite da vaca que joga pelo adversário. Bem mais de meia dúzia de bolas não foram parar dentro das redes de Ricardo umas vezes pelo seu valor outras por manifesto acaso. Do lado da equipa do mágico calvo Viterbo só por uma vez se lhe arrebitou o bigode perante uma possibilidade que Fabiano lhe recusou, defendendo sobre o risco.

             A equipa do FC do Porto não teve uma partida fácil mas jogou,.de sobra, para golear um adversário muito diferente do que foi à Luz com a derrota no fundo dos calções. E, se os jogadores do Futebol Clube do Porto não se apresentassem na forma física e técnica que evidenciaram em todo o tempo de jogo graças à rotatividade e às oportunidades que tiveram no decorrer da época, os estudantes, cábulas nuns jogos e bem preparados para outros, estariam a esta hora a seguir para a capital para partilharem da festa do título.

             Marcano (59'), Óliver Torres (65') e Jakson Martínez (82'), foram os três jogadores do banco chamados a jogo por Julen Lopetegui.

             Dos jogadores menos utilizados que entraram de início, Juan Quintero terá sido o que menos brilhou. Quem mais deu nas vistas e merece crédito especial segundo o meu critério foi Hernâni, pelo golo e pelas jogadas em que participou. Rúben Neves, José Angel e Evandro, como Alex Sandro: entrega e utilidade, com influência na boa prestação da equipa. Aboubakar, esforço sem compensação em golos que lhe escapam por milímetros.

             Jackson Martínez entrou e tudo mudou. Mas aquele falhanço, meu Deus, debaixo da trave...nem parece que existiu!

             Julen Lopetegui está de parabéns. E Jorge Nuno Pinto da Costa, não! Treinadores destes, até no egito, irão, palmela, na rtp1, sic, na caparica ou bairro da amadora, desempregados, há-os como larilas em Monsanto ou Parque Eduardo VII...

              Não presta e nunca vai prestar. Quem não tem vocação nunca deveria pensar em ser árbitro.
      

             

1 comentário: