quinta-feira, fevereiro 19, 2015

EURO RESISTIU À PRESSÃO DA LIBRA NO BANCO SUÍÇO.

S
‘Dragão’ sai vivo da Suíça
 Danilo, apontou de penalti o golo do FCP. (Foto "O Sol)

Liga dos Campeões
Oitavos de final
Em Basileia (Suíça)
2015.02.18
Espectadores: 35 000

                FC Basileia, 1 - FC DO PORTO, 1
                             (Ao intervalo: 1-0)

Árbitro: Mark Cletemburg (Inglaterra)


Golos: 1-0, aos 11', por Gonzalez, no aproveitamento de um lançamento longo de bola ainda dentro do meio campo portista com desmarcação rápida e oportuna do paraguaio a escapar-se bem a Alex Sandro e Maicon e bater Fabiano tardo a sair. Este, haveria de ser o único remate que o Basileia conseguiu em toda a partida.

           1-l, aos 79' por Danilo, na conversão de uma grande penalidade por intercepção da bola com o braço de V. Samuel sem margem para os árbitros errarem. Senti um arrepio quando vi que seria Danilo a apontar o penalti, mas o brasileiro não tremeu e bateu forte e rasteiro de nada valendo ao guarda redes do Basileia lançar-se para o lado por onde a bola entrou.

           
           Quinze remates direcionados à baliza suíça, quarenta e sete ataques, nove pontapés de canto, vinte e  quatro faltas cometidas pelo adversário contra catorze, uma grande penalidade negada por derrube a Jackson, um golo validado pelo árbitro e pelo auxiliar da bandeira  e anulado um minuto depois com a bola no centro do relvado para reiniciar a partida, uma expulsão perdoada a um jogador do Basileia por não penalização de segundo amarelo e uma agressividade excessiva não punida, são apenas pormenores de um excelente jogo da equipa do Futebol Clube do Porto a que apenas faltou "a sorte do jogo" e maior eficácia para trazer da Suíça o cartão da permissão de entrada nos quartos.

           Em termos de justiça o Futebol Clube do Porto mereceu muito mais do que trouxe da Basileia. Produziu um trabalho de grande valia técnica, foi valente, lutador, corajoso, confiante e perseverante, batendo claramente em todos os capítulos de jogo um adversário muito forte na sua organização defensiva, agressivo quanto baste e às vezes fora das marcas, coeso e solidário globalmente e ambicioso e muito mais incómodo depois de se ver em vantagem no marcador num excelente lance de futebol mas também muito feliz.

          Este Futebol Clube do Porto está a tornar-se uma equipa personalizada, subindo na organização e movimentação coletiva de jogo para jogo. Os jogadores estão em bom nível físico e técnico e as opções são fiáveis e há garra, vontade e categoria. Venha a sorte que sempre sorri a quem é melhor e faz por ela e teremos condições para viver momentos de glória.

         O FC do Porto alinhou com: Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Héctor Herrera, Casemiro, Óliver Torres (aos 68' Rúben Neves), Brahimi 61' Ricardo Quaresma), Jackson Martínez (cap.) e Cristian Tello, (aos 81', Juan Quintero).

       A equipa valeu pelo seu todo e em querer, esforço e vontade de vencer estiveram ao mesmo nível. A defesa apenas não terá estado bem no lance do golo, pois pareceu-me surpreendida pela precisão do lance. Ricardo Quaresma entrou muito bem no jogo e foi parte importante na exibição da equipa. Óliver Torres e Jackson Martínez com estupendas participações merecem destaque. O colombiano só não marcou porque foi travado ilegalmente no lance do penalti que lhe foi escamoteado. Casemiro melhor que Héctor Herrera, ontem menos influente. Cristian Tello foi, quiçá, a surpresa e cumpriu, continuando porém a concluir menos bem o que de bom começa. Rúben Neves fez tudo bem no pouco tempo que jogou.

Gosto das arbitragens "à inglesa". Acredito no profissionalismo do árbitro MARK CLETEMBURGO, MAS ONTEM A NOITE NÃO TEVE UMA NOITE FELIZ...

No golo anulado ao FC do Porto aos 48' apontado numa recarga de Casemiro que colocaria o resultado em 1-1 logo no começo da segunda parte há, com efeito, dois jogadores portistas perto e em frente ao guarda redes em posição ilegal, mas não fiquei convencido que tivessem tido influência na jogada. O árbitro e o juiz de linha deram golo sem qualquer hesitação, do que se depreende que viram bem o lance. O que aconteceu depois é um enigma que só o seu responsável poderia deslindar...

          


              

3 comentários:



  1. sincera e honestamente, já há muito tempo que não sentia orgulho na nossa equipa.
    há erros? com certeza! há falhas individuais? sim! ainda se pode melhorar? obviamente!
    ainda há um longo caminho a percorrer. e a Perfeição não existe - a não ser nas consolas.


    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    Nada ainda está ganho ... mas podemos lá chegar !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Aproposito do estado da arbitragem:

    Lanço UM DESAFIO à Blogosfera Portista ( e Foruns) :

    Repitam o que já fizeram ( e teve eco) aquando da "apitadela" , UNAM-SE e denunciem com os dados possíveis ( e são muitos ) esta "brincadeira"

    Se o FCP parece não ter uma estratégia para tal ( nem de forma indireta) então que sejam estas corajosas, diligentes, dedicadas e atentas "organizações" portistas que façam .

    E façam chegar (se possível) tal "trabalho" a tudo que é entidades importantes. E divulguem no.

    ResponderEliminar