sábado, fevereiro 14, 2015

SOLTEM OS CÃES! ANDAM LOBOS NA FLORESTA...


Liga NOS
21ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
2015.02.13
Espect.: 26 108

                  FC DO PORTO, 1 - Vitória SC, Guimarães, 0
                                   (Ao intervalo: 1-0)

GOLO: BRAHIMI, aos 30', servido por Óliver Torres dentro da área, com o argelino a fazer passar a bola sob as pernas do defesa vitoriano.

FCP alinhou: Fabiano, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Héctor Herrera (Rúben Neves, aos 65'), Casemiro, Íliver Torres, Ricardo Quaresma (HernânI, aos 87'), Brahimi (Tello, aos 65')e Jackson Martínez.

Árbitro: Nuno Almeida (AF Faro)


                      Nesta semana ocorreram duas arbitragens que são paradigma das que se têm verificado nos jogos realizados nesta época pelas equipas do Benfica e do Futebol Clube do Porto. Em Lisboa, para a Taça da Liga, Rui Costa, árbitro da AF do Porto, ofereceu aos encarnados a final da prova menor do calendário português, ao negar logo aos 3' de jogo um penalti e a expulsão do central Lisandro por derrube faltoso do avançado setubalense e, mais tarde, expulsar e assinar grande penalidade contra o Vitória, aos 26', premiando uma encenação burlesca do avançado da equipa alfacinha o qual se dobrou como uma alheira mirandesa quando sentiu os dedos da mão do defesa do Setúbal roçar-lhe o ombro, restando ainda dúvidas sobre se o jogador artista da camisola vermelha não terá dominado a bola com o braço...

                    Ontem, no Dragão, o algarvio Nuno Almeida permitiu a um Vitória estranhamente agressivo que os jogadores desta equipa atuassem "em roda livre". Casemiro, sobretudo, sofreu mais faltas que toda junta a equipa de Guimarães e não está hoje numa cama do hospital com as duas pernas partidas porque o brasileiro beneficiou da proteção divina, sendo o gesto do caceteiro "premiado"  com um belo cartão amarelo. Já Alex Sandro, o próprio Casemiro e Danilo, por acaso no limite dos cartões amarelos não vão poder defrontar o Boavista na próxima jornada no Bessa,  porque Don Nuno d'Almeida, rei dos allgarves e membro da alcateia dos lobos predadores se encarregou de lhes oferecer o descanso com uma cartolina por faltas banalíssimas ou mesmo inexistentes..

                   -É preciso preservar o futebol, diria Julen Lopetegui no final, visivelmente incomodado com o que vira no decorrer do jogo. Pois, sim! Que interessa a esta gente que haja grandes espetáculos? Que lhes importa que o FC do Porto possa is a Basileia sem metade dos seus jogadores e seja vencido? O Dragão é para abater, custe o que custar. E preservar o espetáculo e os atletas que o fazem não é anular jogadas por sinalizar foras de jogo a jogadores "em linha" como se viu aos 43', nem permitir "entradas" "de sola" com os dois pés às canelas dos protagonistas mais dotados.

                   O Futebol Clube do Porto produziu na primeira parte do melhor futebol que até agora se viu neste campeonato em qualquer estádio. Foi estonteante, demolidor, soberano, soberbo. Não foi feliz na concretização porque se o tivesse sido nem a segunda parte mereceria ser jogada.

                   No segundo tempo o FC do Porto apareceu mais contido e  Basileia deve ter tido influência nisso. Por outro lado o Vitória subiu mais no relvado e ainda mais na agressividade e o prato equilibrou sem jamais ter colocado a vitória do Dragão em causa, perpassando somente a sombra de uma decisão arbitral que viesse a condicionar a justificada e merecida vitória portista. Havia fundadas razões para crer que pudesse vir a acontecer.

                  De saudar a estreia de Hernani que esteve perto de assinalar a estreia com um bom golpe de cabeça defendido in extremis pelo ex-companheiro Assis.

                 Boas prestações de quase todos os jogadores portista apesar de me parecer notória alguma precaução (e preocupação...) em jogadas de maior risco. E com uma arbitragem deste jaez não há motivo para espanto.

                Para além de estar a provar a sua valia técnica como treinador, Julen Lopetegui está a revelar-se nas conferências de imprensa um mestre na forma de lidar com os representantes dos media. Vai precisar de alargar os bolsos da roupa porque já o espaço neles começa a ser escasso...

                 

1 comentário:

  1. Primeira parte excelente, segunda parte suficiente, o Futebol clube do Porto fez uma primeira parte de grande categoria, e na segunda começou a complicar, principalmente os primeiros 15 minutos, mas depois com as alterações feitas pelo nosso treinador, voltaram a controlar o jogo e podiam ter marcado, mas a intimidação feita pelos jogadores do Guimarães e com a colaboração do gatuno do apito o resultado não se alterou.
    Gostava de relembrar o escandaloso subsídio dado pela câmara de Lisboa ao clube do regime, (sim porque aquilo é um subsídio encapotado), é concorrência desleal, porque 1,8 milhões de euros é muito dinheiro para comprar jogadores, enquanto isto continuar assim nunca haverá verdade desportiva, como tanto apregoa o outro ranhoso dos caracóis.

    ResponderEliminar