segunda-feira, dezembro 30, 2013

FUTEBOL "À INGLESA" COM RESULTADO "À PORTUGUESA"


Taça da Liga
Fase de Grupos - 1ª Jornada
 Em Alvalade, Lisboa
2013.12.29

                                        Sporting CP, 0 - FC PORTO, 0

                  Sporting e FC Porto proporcionaram ontem à noite um emotivo e bem disputado encontro de futebol alimentando a expectativa pelo resultado final do primeiro ao último minuto de jogo. Para que o espectáculo tivesse sido ainda mais interessante e espectacular apenas faltaram os golos, não obstante as oportunidades construídas, principalmente pelos donos da casa, sobretudo no último quarto do tempo de jogo.

                 Como se desejaria ambos os conjuntos se apresentaram sem profundas mudanças na sua constituição individual mais corrente, denunciando desde logo que a vitória no encontro era um objectivo a cumprir. Curiosamente, ambos os técnicos optaram por alterar os habituais titulares da baliza e dos ponta de lança bem como  um central e um médio habitualmente convocados nos leões e dragões, respectivsmente.

               Apesar da toada mais ofensiva dos donos da casa, o FC Porto controlava com maior ou menor dificuldade o pendor atacante leonino mantendo a habitual solidez defensiva onde os centrais Maicon e Mangala se salientavam. Os laterais Alex Sandro e Danilo seguravam o jogo nos respectivos flancos e subiam algumas vezes com perigo à zona da área sportinguista, sem contudo concluírem os lances em remates perigosos.

              Onde as coisas não andavam nada bem no FC Porto era na zona do meio campo, onde Herrera "jogava" claramente como "agente infiltrado" do inimigo inventando disparates cada vez que a bola batia nos seus pés. Por outro lado, Fernando, aparecia esquisitamente por sítios da floresta onde nunca se viu e Carlos Eduardo longe da clareira onde se sente mais à vontade. Foi aí, no miolo, que o FC Porto cedeu ao Sporting argumentos para justificar no fim do encontro as palavras de Leonardo Jardim: "nunca ninguém até hoje fez ao FC Porto o que o Sporting conseguiu". É verdade!

             O Sporting criou mais jogadas de ataque  porque a sua linha intermédia, que tem sido praticamente a mesma desde o início da época, se superiorizou à do FC  Porto, que muda de jogo para jogo. A chamada de Herrera a um jogo desta importância pode ter justificação por razões que pouco tenham a ver com as suas qualidades até agora demonstradas, sendo claro que a equipa não beneficiou com a decisão do treinador, nem  pela prestação individual nem pela mexida que a sua integração veio provocar no coração da equipa.

             Uma conclusão a extrair desta partida é que o Sporting chega a esta altura da época com uma equipa bem estruturada, com um sistema de jogo consolidado, moralmente em alta, competitiva e ambiciosa. Se vai manter estes padrões por muito mais tempos, vamos esperar para ver.

             O FC Porto mantém enervantemente uma enorme tendência para falhar passes nas jogadas ofensivas mais simples. Nem vale a pena olhar para as estatísticas, é impressionante o número de falhanços sistemáticos que provocam perdas de bola a favor do adversário e se transformam em jogadas de perigo para a nossa baliza!

             Fabiano não defendeu como se viu por estar inspirado. Há muito que provou ter qualidade superior e só aguarda a sua oportunidade.

            "Saltei" do Chelsea - Liverpol, arbitrado por Howard Webb para o Sporting-Porto, arbitrado por Olegário Benquerença e pela (fraca) assistência do Alvalade XXI. Comparando o que vi num e noutro estádio, o futebol em Portugal leva de atraso um século em relação à pátria onde nasceu...

            A equipa do FC Porto alinhou: Fabiano, Danilo, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Herrera, Fernando, Carlos Eduardo, Licá, Ghilas e Varela.
Lucho, entrou aos 59', para o lugar de Herrera; aos 63' Fernando cedeu a posição a Defour, e, aos 77', Jackson Martínez, substituiu Ghilas.
Carlos Eduardo foi expulso por duplo amarelo aos 84' de jogo, que terminou aos 93'.

     
             

            

4 comentários:

  1. Amigo :

    Correram muito mas não fizeram nada !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. anónimo das 12:45

    Lebb ou Webb qualquer um serve para nome deste árbitro. Já lhe dei outros bem menos prosaicos...

    Leu o texto inteiro e, por isso, lhe fico grato.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, que a magia regresse em 2014.

    Bom ano novo.

    Abraço

    ResponderEliminar