sábado, dezembro 21, 2013

ESTADO DO DRAGÃO SAI DA RECESSÃO.

O Jogo

O Jogo

2013-12-21 - Diário


Liga Portuguesa
14ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto

2013.12.22


                                       FC PORTO 4, SC Olhanense,0

                     O FC Porto está (finalmente!)  ao que tudo indica, a sair da "recepção" com que se vinha a debater de há tempos a esta parte. A melhoria das exibições notada nas duas últimas jornadas e os resultados favoráveis que dela resultaram justificam algum optimismo quanto ao regresso do baluarte do futebol português ao melhor nível do estatuto que granjeou a nível interno e externo.

                     A subida do nível exibicional da nossa equipa justifica-se pelo aumento da atitude competitiva dos jogadores, pela subida de forma de alguns deles, pelas novas escolhas na constituição da equipa e pelo reescalonamento dos jogadores no relvado.

                    Nos primeiros vinte minutos do jogo de ontem à noite no maravilhoso Estádio do Dragão, o FC Porto não esteve bem. Entrou na partida de forma um tanto atabalhoada, com um futebol incaracterístico e precipitado, parecendo confuso quanto ao plano estudado para desmantelar o mais que previsível cattenacio algarvio. Cheguei a pensar que iríamos assistir a "mais do mesmo", já que o primeiro remate à baliza de Belec só aconteceria aos 13' por Carlos Eduardo, e, aos 19', 22' e 30' a bola rondasse nas imediações do excelente guarda-rede visitante.

                   Mangala, acudindo a um canto apontado por Carlos Eduardo como um míssil a caminho do alvo, bate de cabeça para o primeiro da noite. Furado o dique, o Porto estava aberta a porta para um jogo mais pensado, assertivo, o que não foi evidente porque a velocidade de jogo pareceu abrandar, não obstante as acelerações que lhe dava Carlos Eduardo.

                  No segundo período o FC Porto entrou melhor do que tinha feito ao iniciar a partida. Assumia, agora, o direito de comandar sem contestação o jogo, intensificou as jogadas de ataque tornando-se mais perigoso a cada uma delas, chegava à baliza com mais frequência e rematava mais vezes. Nem sempre bem, nem no momento certo para o fazer, com jogadores a optar mal na decisão de de ceder a bola a quem melhor poderia concluir a jogada. Eram decorridos 52' e Belec volta a safar a pele, mas logo a seguir, 53', el Cafetero Cha Cha Cha, na sequência de novo canto, de novo por Carlos Eduardo, eleva para 2-0, justíssimo, merecidíssimo, naturalíssimo.

Aos 56', sai Licá e entra Kelvin, e as preocupações de defesa do Olhanense cresceram, mesmo que o "crista de garnizé" só tenha esgravatado por entre as pernas dos jogadores contrário. Sempre ao ataque, com os visitantes a tentarem sacudir a asfixia esporadicamente e apenas a magreza do 1-0 causasse preocupação.

                  Saiu Lucho e entrou Herrera, aos 75', outra das boas decisões de Paulo Fonseca ontem tomadas, e o arraial foi varrido de ponta a ponta. Aos 76', Carlos Eduardo "inventa" uma via rápida sem portagem e a bola sai disparada a duzentos, por alto. Foi um ensaio, porque, logo a seguir, cria o golo sensacional de noite com um memorável remate de classe rara: 3-0!, aos 82'. Herrera, imita o brasileiro e, com estupendo pontapé arredonda a factura: 4-0.

                  O pseudo juíz Hugo Merda, talvez porque a manita o incomodasse, fez de conta que não viu o penalti de Celestino, com o jogo no fim.

                  Se alguém disser que o FC Porto fez um jogo perfeito, não fez. Há ainda que melhorar ao nível do passe, que evitar "atropelos" na disputa da mesma bola (houve lances onde dois e três chocaram entre si para ficar com ela), o que não é bonito nem parece bem a este nível. Porém, já me agrada ver que os jogadores se entregam à luta com empenho, já não há passividade, a forma de alguns sobe a olhos vistos.

                  E Paulo Fonseca deu sinais de estar mais confiante e audaz.

                  CARLOS EDUARDO é a figura da noite e também do momento desta equipa. Fez um jogo de "encher a alma" a um apreciador de bom futebol! Não vale a pena atribuir adjectivos à extraordinária acção que interpretou neste jogo. Simplesmente, bom! Para ele e para a equipa.Só visto!

                  FERNANDO, dos melhores tempos.

                  Já acima referi algumas das falhas individuais. Bem estiveram Helton,  Danilo, Maicon, Mangala, Licá, Jackson Martínez e Herrera. Kelvin, pouco influente, esteve bem por outras razões e deve entrar mais vezes. Ghilas, sem material de análise suficiente. Mostrou-se, melhores dias vêm aí....
                 Otamendi e Lucho, muito discretos. Varela, deve ter agradado ao MST...

                  

7 comentários:

  1. Meu caro amigo, eu também noto, mas como ando farto de ouvir falar de retoma ela nunca aparecer, vou esperar mais algum tempo para ver se se confirma de facto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ..."E Paulo Fonseca deu sinais de estar mais confiante e audaz."...

    Vamos lá ver se é desta !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Agora parece ser o nosso Porto! Assim o Natal terá outro encanto!
    Feliz natal!

    ResponderEliminar
  4. amigos portistas nao se admite anularem um golo daqueles aos lagartos

    ResponderEliminar
  5. Feli Ntatal para o Remígio, família, amigos e frequentadores do blog.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo de 24 de Dezembro às 11:30

    Pois não. A mim também me saiu a fava na fatia de bolo-rei. Quase partia um dente...
    É a vida.

    Boas Festas.

    ResponderEliminar
  7. M. Vila Pouca.

    De portista para portista, agradeço e retribuo o mais que possível for.

    Abraço.

    ResponderEliminar