quarta-feira, junho 05, 2013

DOIS ASSUNTOS RELEVANTES E UM INSIGNIFICANTE.

     

               PINTO DA COSTA "assinou" por mais três anos e vai liderar pela 13ª vez o destino glorioso do FUTEBOL CLUBE DO PORTO, para gáudio da nação portista e decepção das hostes fustigadas pelos desaires de que ele é o implacável e determinado causador. Vencedor ímpar a nível mundial, viciado em vitórias interna e externamente, inteligente e maduro de experiência, sempre mais à frente e melhor que qualquer um, aí está, no combate incessante e duro,o timoneiro do mitológico Dragão! Qual Infante D. Henrique, que se celebrizou na História pelo alcance da sua visão estratégica e organização pioneira na navegação marítima, também Jorge Nuno Pinto da Costa será reconhecido como a maior figura do futebol português da segunda metade do séc. XX e princípio do séc. XXI.



           Escrevi aqui, há tempos atrás, que o FC Porto já tinha  tem treinador. Queria eu dizer que Pinto da Costa já tinha delineada a sua decisão sobre este assunto e só a tornaria pública quando entendesse ser de interesse para o clube. Era, para mim, adquirido que um dossier de tamanha dimensão como é a escolha de um técnico à altura de liderar uma equipa como a do FC Porto, não esperaria pelo final da época para ser resolvido, fosse ela na continuidade do vencedor Vítor Pereira ou uma opção pela sua substituição.

          Muitos nomes vieram, entretanto, à baila como é habitual numa comunicação social que sacrifica o rigor e a verdade aos interesses comerciais. Tantos são os tiros no escuro que algum até poderá acertar no pirilampo. Sintomático, mas não surpreendente para quem está habituado aos usos e costumes da "casa", é o anúncio de que o nome do treinador do FC Porto será divulgado antes do dia 12 deste mês (o que pressupõe a sua contratação) e nada tenha sido "soprado" cá para fora...Também, neste aspecto, somos melhores.

         O "meu" treinador será o que for escolhido por Pinto da Costa. Ele conhece como ninguém os melhores disponíveis, leu os relatório e pareceres dos colaboradores, sabe o que procura e onde o pode encontrar. Por mim, não gostaria que fosse estrangeiro não identificado com o clube, menos ainda brasileiro de nome feito. Dos portugueses disponíveis, há alguns interessantes sob o ponto de vista de adepto, que só conhece a rama da árvore e nada da solidez das raízes que o fazem crescer. Paulo Fonseca, Rui Vitória e Van Gaag, parece terem futuro. Deram excelentes provas esta época os dois primeiros, são jovens, têm bom discurso e postura no banco de líder com decisões rápidas e oportunas. O pacense poderá ter vantagem.


          O Sporting CP é um clube grande que tem tido o azar de ser dirigido algumas vezes por pessoas pequenas. Por isso chegou à situação em que se encontra, praticamente falido e a caminho de uma "belenização" fatal se o seu novo presidente não se dedicar inteiramente à resolução dos graves problemas  que tem para resolver e enveredar por processos perigosos de confronto com instituições tão ou mais dignas que o clube fundado por José de Alvalade. A "guerra" que parece desejar encetar com  o Futebol Clube do Porto só pode resultar mal e, mesmo que se acolha "à protecção" do seu " inimigo figadal" da 2ª circular, não evitará acabar numa jaula em Sete Rios a comer os restos putrefatos da Dona Victória.




         
         
           

4 comentários:

  1. Amigo :

    ..."O "meu" treinador será o que for escolhido por Pinto da Costa."...


    Se assim o dizes está tudo dito !

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sr Remigio nao sei se é da idade, mas voçe nao tem respeito nenhum por pessoas que cruza todos os dias,pois nem todos sao do club dos andrades,mas o minimo de respeito nao ficava mal,saudaçoes SPORTINGUISTAS

    ResponderEliminar
  3. Sr. Anónimo das 18:30

    Cruzo-me todos os dias com imensas pessoas e, agora que o tempo aqueceu um pouco, também com lagartos à boca das tocas onde se escondem a maior parte do tempo (gostam de passar anónimos...). Das pessoas não tenho nada a dizer, sejam idosos ou jovens, porque quando passo por elas saúdo-as e sou correspondido e o anónimo deveria saber porquê. Os bichos, sardões ou lagartixas, esses, não perdem tempo em regressar à toca e nem sequer consentem que alguém se cruze com eles: podem ser idosos que não sabem o que é respeito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essa resposta è muito boa, para quem critica sem nome david atè amanha

      Eliminar