sábado, novembro 03, 2012

COISA MAIS BONITA!

    

             Costumamos dizer, quando alguma coisa nos agrada sobremaneira e não conseguimos encontrar forma de a expressar à altura da satisfação que ela nos causou, -palavras para quê?. Foi com esse estado de espírito que, após ter visto pela TV o jogo que se realizou no mais lindo estádio da Europa, entre o FC Porto e o insular madeirense Marítimo, achei melhor não me alargar nas considerações sobre o encontro e dizer tudo numa simples afirmação: "o melhor em campo hoje foi a equipa".

              Com efeito,o Futebol Clube do Porto jogou muito bem, principiando logo após a ordem vinda do apito, assumindo o controle da partida do primeiro ao último minuto como ainda esta época não lhe víramos fazer. Posse, progressão rápida, desmarcações constantes, passes certeiros, recuperação de bola e segurança defensiva, quase parecendo que estavam sozinhos no relvado. Jogadas bem delineadas, de que foi paradigma o magnífico lance que deu o primeiro de Jackson e do jogo, ao ritmo e beleza do chá-chá-chá. E Varela, logo a seguir que preferiu a janela à porta por onde tinha entrado o colombiano, para ordenar à bola que fosse colar-se ao véu para ser ainda mais linda.

              Andava por ali  "mau olhado" porque, quando menos se esperava, Fernando, primeiro e Maicon, a seguir, tiveram de deixar o baile mais cedo por terem  sofrido lesão. A  Helton, havia de suceder o mesmo na segunda parte, mas a bateria não ficou sem caixa entrando Fabiano para manter o ritmo alto.

              Jámes, já na primeira andou a folhear o livro e, na segunda, chegou ao capítulo que tratava dos golos e escolheu dois, para gáudio do Presidente o último mereceu entusiástico festejo. 

              Já lá estavam cinco e com o tempo a esgotar-se para desgosto dos adeptos que achavam que o jogo deveria ter prolongamento, os jogadores ainda não tinham abrandado no afã de aumentar o score.

             Estou-me borrifando para quem diz que o FC Porto jogou bem porque o Marítimo "não jogou nada". Já tenho assistido a inúmeros jogos onde, mesmo contra equipas que "não jogam nada", os favoritos ganham "à rasca" ou até perdem deixando ainda, para mal dos adeptos, uma péssima impressão pelas paupérrimas exibições que realizam.



Capa do jornal O Jogo - Lisboa             
           Já tive oportunidade de afirmar antes, que o Futebol Clube do Porto estava no caminho certo para alimentar a esperança de ter a breve prazo uma equipa de respeito. Ontem, ficou demonstrado à saciedade o potencial dos seus jogadores, quer tenham ou não iniciado a partida por opção do treinador. Vítor Pereira revela agora muito mais segurança nas suas decisões, melhora na imagem com  que iniciou as suas funções e está de bem com a felicidade. Independentemente dos resultados que se verificarem daqui para a frente, os adeptos já poderão confiar que, se acontecer algum desaire, há força bastante para o superar.

           Já me penitenciei interiormente e entre os amigos portistas sobre os juízos precipitados que formulei em relação a Jackson Martinez. Tem feito tudo para que eu me convença das minhas limitadas capacidades de avaliação do valor de atletas, sobretudo por ter tido a petulância de a concluir tendo-o visto actuar apenas ao fim de o ter visto nos dois ou três primeiros jogos com a camisola do FC Porto. Só espero que continue a humilhar-me cada vez mais! Até desejo, e vou torcer quanto mais puder que aconteça, para que não supere alguns dos defeitos que agora revela (ele não é perfeito, é bom lembrar...), não vá o Barcelona (!?) querer fazer o mesmo que o At. Madrid fez com Falcao...

          Não gosto do Cosme e pronto! Também me irritava com o cabo gibo analfabeto que tive o azar de  encontrar na recruta quando fui prestar serviço militar obrigatório, porque achava que ele tinha mais aptidão para guardar porcos no Alentejo que para fazer a revista às botas que eu trazia calçadas por não terem o lustro que ele exigia.

           

           

2 comentários:

  1. Amigo :

    ..."por não terem o lustro que ele exigia."...

    Ao gajo é que lhe faltava lustro ...
    na cabecinha (claro) !


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Foi muito bonito, sim senhor e espero que tenha continuidade hoje.
    Quanto ao Cha-Cha-Cha, quem nunca errou que atire a primeira pedra.

    Abraço

    ResponderEliminar