segunda-feira, fevereiro 27, 2012

DIGERIR FOGAÇA COM UM PORTO SEM PALADAR.

      
FC Porto vs Feirense (José Coelho/LUSA)

    Estádio do Dragão (O Mais Belo da Europa)

            2012.02.26

                           FUTEBOL CLUBE DO PORTO, 2 -  Feirense, 0

            A possibilidade de o Futebol Clube do Porto recuperar na noite de ontem os três pontos que o separavam do primeiro lugar da classificação geral anulando, em apenas duas jornadas, os cinco de desvantagem que muitos já tinham como impossível de superar, fez pensar à falange de adeptos portistas de que a sua equipa iria mostrar contra o Feirense, de forma concludente e definitiva, a gana e o futebol suficientes para chegar ao título.

             Não estive no Dragão e vejo os jogos pela TV com total ausência de som. Como não sou diferente de qualquer comum adepto, o modo como fui reagindo ao que se ia passando no relvado não seria muito distinto dos que assistiam ao vivo no estádio e, ainda não tinha o tempo de jogo atingido os trinta minutos e a confiança de que se confirmassem os meus desejos tinha ido para "os quintos dos infernos" bem acompanhadas com girândolas de impropérios só permitidos a adultos empedernidos. (Sosseguem, estava sozinho). Com efeito, o que me entrava pelos olhos era tudo menos aquilo de que estava à espera. Mau, mau demais para ser tolerado.

             Não tenho a veleidade de que alguém com autoridade na matéria venha a ler estas linhas e me lembrar o desgaste do jogo de Manchester, que a maioria dos jogadores está para partir para os jogos das selecções dos seus países, que na próxima sexta-feira será jogada a chave da Liga 2012/2013 e há necessidade de gerir o esforço, que o Feirense tinha à baliza um jogador que nunca tinha sofrido um golo no Dragão (já agora, quantas vezes lá jogou?) e é uma boa equipa, argumentos que até podem ser aceitáveis mas não bastantes para perdoar aqueles intragáveis 47', da etapa inicial.

             Em nenhuma das melhores equipas das Ligas europeias que conheço, Yanko teria oportunidade de vestir a camisola ou pisar o relvado. Nenhuma. Nem o Atlético de Madrid. O Futebol Clube do Porto ombreia com qualquer dos melhores plantéis da UE  pelo que, actuando com um jogador com as características técnicas do austríaco fica descredibilizado e os colegas da categoria de Hulk, James, Lucho, Moutinho, Varela, para citar apenas alguns, vêem o seu esforço defraudado pela inépcia e vulgaridade do ex-Twente. Ouvi José Fernando Rio, um comentador que ouço e muito aprecio, no Porto Canal, a repetir argumentos gastos e triviais sobre a mobilidade do austríaco na área, na erosão que provoca nas defesas, a vantagem da sua altura para os lances aéreos. Não bastam, para as aspirações e responsabilidades duma equipa como a nossa que, em jogo onde lhe são oferecidas tantas e tão boas oportunidades de marcar como ontem, nem uma chegou ao fundo da baliza. Quem espera que, em jogos decisivos de uma única chance de chegar ao golo, ela a aproveite? Lembram-se de Renteria, há anos atrás, no último lance do jogo com o resultado em 1-1, no Estádio do Clube da Dona Victória, falhar o golo sem estar ninguém para defender a baliza?

                Vítor Pereira vai jogar na Luz, mas Yanko não. Não pode. Hulk, Varela ou James (se puderem jogar), Álvaro Pereira ou Cristián Rodriguez (opção válida), teriam de arrancar uma dúzia de centros para um deles tabelar na cabeça de Yanko e bater Artur, coisa que ninguém está à espera que eles consigam fazer na sexta-feira. E, tem Djalma que, no pouco tempo que lhe concedeu ontem, lhe apontou o bom caminho para a decisão acertada...

                       

4 comentários:

  1. Agora sim, estamos onde merecemos estar, mas não esperava que o conseguíssemos antes do clássico porque - afinal - dependíamos de terceiros (e a dobrar).

    Cá estamos, depois de um jogo morno, mas o que interessa é que acabámos por conseguir marcar e estamos numa boa posição para enfrentar o jogo de sexta-feira.

    Espero que consigamos vencer e consolidar o primeiro lugar, que temos de manter até ao final da época.

    Abraço, Gaspar Lança

    ResponderEliminar
  2. Boas tardes: Ao visitar o espeço de mais um "Dragão" que vive tal como eu a saga deste campeonato pré encomendado para os "inefaveis" da Segunda Circular, não concordo com a tese muito redutora de que Janko não é uma mais valia! Para mim é e vai ser ainda mais, com o decorrer dos jogos! E deve jogar na Luz, porque tal como se vem constatando, Janko está a ssimilar novos processos, novas realidades e ainda nos vai dar muitas alegrias! É esta pelo menos a minha convicção! Mas o alerta deve englobar toda a equipa que me pareceu ontem muito lenta, com rodriguinhos que se dispensam, em especial na primeira parte! Se forem para a Luz com essa atitude arriscam-se a pegar algum dissabor! POr tudo isto eu acredito que poderemos fazer um bom final de campeonato, mas arraegaçando as mangas jogo após jogo! Sempre em alta velocidade! E Vítor Pereira só tem de os deixar jogar, atento ás melhores opções em função dos jogos! O resto é apelar á criatividade! Assim poderemos esr Campeões mais uma vez, contra tudo e contra todos! É o nosso destino!
    Cumprimentos, Jorge madureira

    ResponderEliminar
  3. nao vale a pena chorar o melhor deve ganhar se nao que ganhe o fotebol david pereira

    ResponderEliminar
  4. Amigo :

    ..."Em nenhuma das melhores equipas das Ligas europeias que conheço, Yanko teria oportunidade de vestir a camisola ou pisar o relvado."...

    Em total desacordo !

    Abraço

    ResponderEliminar