quinta-feira, outubro 31, 2019

ÁRBITRO AFERRADO É ÁRBITRO CONDICIONADO

 
(Foto OJOGO online)

Liga NOS
9.ª jornada
Estádio do Marítimo, Funchal
Tv - Hora: 18:45h
Tempo: s/chuva e temperatura amena
Relvado: relva alta e irregular e (estranhamente) ensopado
Assistência: +-6500
2019.10.30 (quarta feira)

                   CS Marítimo, 1 - FC do PORTO, 1
                                              (intervalo: 1-0)

CS Marítimo alinhou com: Amir,g.r., Manu, Douglas Gralli, Bamboka, Fábio China, Edgar Costa (C), aos 90'+1' André Teles, Pelágio, René Santos, Corneca, aos 79' Pinho, Maeda e Nequecauer, aos 62' Marcelinho. Suplentes n/utilizados: Charles,gr, Bebeto, Vukovic e Erivaldo.
Equipamento: oficial tradicional.
Treinador: Nuno Manta Santos
 
FC do Porto alinhou com: Augustin Marchesin, MBemba, aos 63' Nakajima, Pepe, Iván Marcano, Matheus Uribe, aos 60' Zé Luís, Danilo Pereira (C), Otávio, Jesus Corona, Luis Diaz, aos 80' Zé Luís e Tiquinho Soares. Suplentes n/utilizados: Digo Costa, g.r., Bruno Costa, Loum e Fábio Silva.
Equipamento: oficial tradicional
Treinador: Sérgio Conceição

Árbitro: Jorge Sousa, AF Porto
Auxiliares: Manuel Manso/Sérgio Jesus
4.º árbitro: Anzhony Rodrigues
VAR: Nuno Almeida (AF Faro)

GOLOS E MARCADORES: 1-0 aos 11' por intermédio de BAMBOCK, batendo  com um pontapé forte dentro da área e sem oposição direta a bola que lhe chegara após desvio de cabeça de Danilo Pereira, a qual ainda roçou a cabeça do capitão portista e enganou Marchesin; o empate a 1-1 surgiu aos 84' por intermédio de TIQUINHO SOARES, tendo resultado da marcação de canto por Alex Telles na direita, com a bola por alto a chegar perto do poste oposto, onde estava Pepe e atrás dele Tiquinho Soares, ambos procuram remate de cabeça sendo Tiquinho, mas foi o avançado portista a quem rematou, a bola raspou ainda nas costas de Pepe e entrou, de cima para baixo junto ao poste, onde um defesa do Marítimo tentou impedir o golo sem contudo o ter conseguido.

         Não foi um jogo de futebol agradável de ver, e o Futebol Clube do Porto, tendo sido a equipa que jogou para vencer, não conseguiu por culpa própria e alheia, trazer da Madeira os pontos necessários à condição de líder que brilhantemente conseguira na jornada anterior. 

         A equipa da Madeira beneficiou (mais uma vez) da complacência do árbitro Jorge Sousa que abdicou do cumprimento das boas regras da prática normal do jogo de futebol dando rédea solta à tendência violenta dos jogadores da casa na discussão pela posse da bola, contribuiu para as anormais e sucessivas demoras do jogo nas imensas paragens que a partida registou (algumas, notoriamente fictícias e em momento nevrálgicos com clara tática de quebrar a pressão da equipa portista), usou de versatilidade do critério na avaliação de faltas consoante a cor da camisola em claro favorecimento dos ilhéus, e atribuiu compensação de tempo de jogo como se tudo se tivesse passado na maior normalidade: 2',20" no 1.º e 2.º períodos 6',25", respetivamente (!!!), estimando-se que o tempo real que a bolo rolou no relvado viciado não terá ultrapassado um terço do tempo legal.

        Jorge Sousa é, relativamente ao FC do Porto, um árbitro estigmatizado. Não apaga com isenção o passado, a naturalidade, a filiação precoce ao clube da cidade a que pertence e age condicionado sempre que é nomeado para um jogo em que o FC do Porto participa. Trabalha para o futuro, depois de atingir a reforma com apitador. Como outros, da sua laia.

        Sérgio Conceição fez tudo o que devia fazer para alterar o rumo que a partida tomou. Não alterou a formação que tão bem se havia comportado no Dragão contra o então líder FC Famalicão, tomou no momento adequado as opções ajustadas para virar o resultado, alterou a tática e experimentou esquemas para chegar à área do adversário, arriscou com coragem expondo-se a piores consequências, só não encontrou antídoto para ripostar taco a taco ao jogo rasteiro dos madeirenses porque só treina os seus jogadores para jogar futebol. 

      Ficou chateado? Eu, também. É comum a quem é dedicado e sofre.

      

Sem comentários:

Enviar um comentário