segunda-feira, julho 30, 2018

EVOCAÇÃO DE BOBY ROBSON ESTIMULOU O CAMPEÃO.














Jogo de apresentação do plantel para a época 2018/2019

Estádio do Dragão, Porto
TV - Hora: 20:00
Tempo: tarde noite de verão
Relvado: em estreia
Assistência: 45 000 (aprox.)
2018.07.28 (sábado)

          FC DO PORTO, 0 - NEWCASTLE (Ing.), 0

          Um estádio maravilhosamente embelezado de luz e cor a fervilhar de entusiasmo e fé clubista e com uma multidão de adeptos a preencher as bancadas quase por inteiro, encenou a espetacular apresentação do plantel e equipa técnica com que o Futebol Clube do Porto parte para a época de 2018/2019 em defesa do título de campeão nacional com a vontade e a esperança de o conseguir revalidar. A equipa da Premier League da cidade inglesa de Newcastel, onde Sir Bobby Robson é mítica figura histórica e ao serviço do FC do Porto foi bi-campeão nacional e iniciador da proeza do pentacampeonato exclusivo, foi o clube convidado para apadrinhar o início oficial da época. Cerca de duzentos apoiantes da equipa inglesa assistiram ao jogo.

         Não estando ainda inteiramente fechado, o plantel conta com a quase totalidade das principais figuras que transitam das épocas anteriores e das aquisições regularizadas que hão de ocupar as vagas resultantes das saídas. Neste jogo não esteve o brasileiro Militão, com contrato assinado mas que só deverá chegar depois do início de agosto.

        Entraram neste jogo os seguintes elementos: Iker Casillas, depois Fabiano aos 66' e Vaná aos 85', Maxi Pereira e Chidozie aos 78', Diogo Leite, Alex Telles, aos 79'  Bruno Costa, Sérgio Oliveira, aos 66' Óliver Torres, Hèctor Herrera (C), aos 79' Áfrian Lopez, Otávio, na 2ª parte, Jesùs Corona, aos 85´Marius (estreia), Yacine Brahimi, aos 66' Hernâni, Vincent Aboubakar, na 2ª parte Tiquinho Soares, Moussa Marega, aos 79' André Pereira.

        Treinador: Sérgio Conceição
       
        Equipamento: 1ª parte: oficial tradicional; 2ª parte, totalmente azul

        Árbitro: Ricardo Moreira.

        Sérgio Conceição levou a jogo inicialmente a maioria dos elementos que hão de constituir o lote de jogadores da equipa base da presente época. Os jogadores corresponderam às expetativas e a equipa realizou o melhor jogo da pré época.

       O domínio da partida coube inteiramente ao clube anfitrião. Numa toada ostensivamente ofensiva, o FC do Porto construiu jogadas de excelente recorte criando sucessivas situações complicadas para a equipa do treinador espanhol Rafa Benitez, construindo lances onde o golo foi evitado com muita dificuldade,  principalmente nos primeiros trinta minutos do período complementar quando a equipa atingiu o pico do jogo. Com as últimas substituições feitas por Sérgio Conceição diminuiu a qualidade do ataque mas não as oportunidades de desfazer a injustiça do empate sem golos com que o encontro veio a terminar.

      Em síntese se poderá concluir que a equipa do Futebol Clube do Porto termina a preparação num nível muito esperançoso. A equipa e os jogadores apresentaram-se soltos e ativos revelando um estado físico fiável e com aceitável nível técnico para início de época. Relembre-se que o plantel só ficará definido no fim do mês de agosto...

      Diogo Leite mantém a fiabilidade das capacidades que se lhe reconhecem e justificam a chamada aos seniores com idade de júnior, Vincent Aboubakar entrou na partida com a determinação que não foi tão assim nítida nas atuações anteriores, Marius, tipo girafa a olhar de cima para baixo, com tempo de jogo de estrela cadente no espaço, vislumbrou a glória em remate frontal defendido pelo guarda redes inglês. Tiquinho, freneticamente impacilente a denunciar a voracidade dos famintos na perspetiva de saciar a fome com golos, sir capitão HHerrera new look agora ainda mais assumido "patrão" reconhecido e aplaudido, Yacine a graduar a intensidade do brilho, Marega, mousse de chocolate,  a arar o relvado como um tanque bélico no deserto com um ramo de oliveira no canhão, Sérgio, barba de breu, quando vai rir-te, meu!, se bates para o poste que até tremeu, o Pereira maxi-raposa velha e o Pereira André novo como é, experiência. esperança e fé, assim é que é, e o Corona, ai Jesus que biem hablo mexkicano, ombre, bailarino, e o Óliver, mini Torres, e o Otávio otavinho, às vezes lourinho e rosto de menino,  e o Telles, de esquerda mais genuína do que a Catarina, e o Iker, Casillas, como ainda brilhas, patilhas!, Felipe(ão) para afinar a bota ao Militão, são paulão compatriota que há de vir de avião e não de mota, não sei se o Chodozie ficará aqui, se o Bruno, que é Costa (como eu!) é aposta para Conceição que dele gosta, vá lá que o Fabiano, bacano, se dá com o Vaná e poderá convidar o Sá para um chá-convívio ou churrasco a trois, depois se verá quem pagará, e vamos lá preparar os fogos para receber o senhor Comendador Danilo, mais um pujante e imponente Pereira que deve um "pero" bem aplicado no nariz de num certo apitador que em Cónegos o quis "entusiasmar" com o traseiro...Falta o Hernâni? Pois, falta: saiu de mota, foi dar uma volta, está aberta a porta entra e fecha senão entorta.

        Se falta algum, alguém que o procure ou contrate uma brigada de toupeiras para o denunciar.

        E pronto. Vamos lá até Aveiro, não para um passeio na ria que bem agradável seria mas pode dar em banho e a água está fria, melhor será levar os fuzis limpinhos e a mira afinada e à cautela uma rede fiável para, de um modo ou de outro, estar (bem) preparado para a primeira batida à espécie das penosas...ou bandos de morcegos ávidos de sangue.

       Nascidos para vencer.






Remígio Costa




       

         

         

Sem comentários:

Enviar um comentário