segunda-feira, fevereiro 19, 2018

PORTO (COM) SENTIDO


(Imagem Google-Record)

Liga NOS
23ª jornada 
Estádio do Dragão, Porto
TV - Hora: 18:00 - 
Tempo: seco e frio
Relvado: bom
Assistência: 42 127
2018.02.18


          FC DO PORTO, 5 - Rio Ave FC
                                       (ao intervalo: 3-0)

FCP alinhou com: Iker Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Iván Marcano, Alex Telles, aos 74' Diogo Dalot, Hèctor Herrera (C), Sérgio Oliveira, aos 72' Óliver Torres, Jesùs Corona, aos 80' Hernâni,  Yacine Brahimi, Moussa Marega e Tiquinho Soares. Convocados não não utilizados: José Sá, Diego Reyes, André André, Gonçalo Paciência

Equipamento: oficial tradicional
Treinador: Sérgio Conceição

RIO AVE SC alinhou com: Cássio, Lyon, Marcelo, aos 83 Manuelzinho,  Monte, Yuri Medeiros, Tarantini, Pelé, João Novais, aos 83' Pedro Moreira, Geraldes, Barreto, aos 68' Nuno Santos e Guedes.
Equipamento: alternativo laranja/vermelho
Treinador: Miguel Cardoso

Árbitro: Carlos Xistra, AF Castelo Branco

VAR: Rui Oluveira - Adj.: Paulo Vieira

GOLOS E MARCADORES: 1-0 aos 2' por SÉRGIO OLIVEIRA, em remate rente à relva à entrada da área, na sequência de jogada pela ala esquerda que envolveu Alex Telles, Yacine Brahimi e Tiquinho Soares: 2-0 aos 22' por TIQUINHO SOARES, a bater de cabeça fortíssimo numa excelente elevação com a bola a roçar por baixo a barra e a bater na relva para além do risco da baliza, na conclusão de um canto apontado à esquerda por Alex Telles; 3-0 aos 34' por Marcelo (a.g.) ao tentar cortar um passe para o centro da área de Moussa Marega, com a bola a ressaltar na canela da perna do defesa vilacondense estirado no chão, e a entrar em arco na baliza; 4-0 aos 72' por MOUSSA MAREGA, concluindo um jogada iniciada com um livre a castigar uma falta sobre Tiquinho Soares na ala esquerda apontado por A. Telles, com o marcador a desviar para ao primeiro poste para dentro da baliza; 5-0 aos 85' por TIQUINHO SOARES, a bisar, em lance onde Hernâni rompe entre dois defesas para a área sendo derrubado, o árbitro deixa que a jogada prossiga, da direita a bola volta ao centro da área onde estão três avançados do Porto, com o marcador a controlar e a mandar sem oposição para o fundo da baliza. O auxiliar assinalou fora de jogo, Xistra recorreu ao VAR durante cerca de 2' e sancionou o golo. Na 1ª repetição e com a linha traçada é confirmada a posição correta de Tiquinho Soares, pelo que antes da aprovação do VAR já havia a certeza (para mim)de que o golo foi legal.

           O Rio Ave é uma das boas equipas da I Liga. Tem uma ideia e estilo de jogo próprios e executantes de qualidade capazes de interpretar e tentar concretizar no relvado o que o treinador Miguel Cardoso, uma das boas surpresas desta época na área técnica segue e pretende implementar. A posição que atualmente ocupa na tabela classificativa o Rio Ave, confirma a qualidade e as potencialidades do conjunto vilacondense.


           Com um golo obtido na primeira iniciativa de ataque da equipa, o Futebol Clube do Porto eliminou, à partida, qualquer ideia que o adversário pudesse levar para o jogo de adiar ou impedir a alteração do marcador ao máximo de tempo possível, e com isso poder vir a criar ansiedade e nervosismo nos jogadores e no ambiente no Dragão. Pelo que a seguir ficou amplamente demonstrado no decorrer de toda a partida, a jogar como se viu, com mais um ou menos um golo, a vitória não escaparia aos portistas porque em tempo algum se verificaram os pressupostos atrás referidos. Excelente produção do conjunto, belas exibições individuais dos elementos chamados a jogo e apoio constante e exemplar do preenchido e entusiástico ambiente do Estádio mais belo de Portugal.


         O Futebol Clube do Porto, continua bem e recomenda-se.


          Iker Casillas regressou à baliza onde José Sá titulava há várias jornadas do campeonato, numa atitude muito sensata e oportuna do treinador, com vantagens para os dois grandes guarda redes. Maxi Pereira seria, provavelmente, titular mesmo que Ricardo Pereira estivesse em condições físicas para alinhar por razões de gestão física, e o uruguaio é letal como um raio a destruir intenções dos adversários ; Felipe regressou à titularidade e recompôs a "muralha d'aço" com o seu par Iván Marcano; à esquerda, Alex Telles, persiste em corporizar o maior problema que as equipas adversárias têm que resolver ao manter o programa exclusivo de atuação que faz dele um elemento fundamental na finalização vitoriosa dos ataques portistas, que não tem comparação com qualquer outro jogador no seu posto ao nível português e equiparado aos melhores de outros campeonatos europeus; Sérgio Oliveira, o capitão Hèctor Herrera, e ontem, Jesùs Corona, pautam a música que a orquestra executa; Yacine Brahimi, baralha e troca os olhos aos adversários que fazem roda à sua volta; Moussa Marega rebenta com as barricadas e gera pânico nas hostes contrárias, e Tiquinho Soares quer tanto ter a bola como uma criança deseja um balão, e quando a ele chega já só dentro das redes se encontra. 


        Lá desperdiçou outra vez Carlos Xistra a sorte de poder passar por árbitro, que não é, nunca foi ou virá a ser. E tão fácil que o jogo foi de arbitrar, Carlinhos Xistrazinho! Reporto (apenas) dois dos maiores erros que mancham a nomeação para esta partida o rapaz de Castelo Branco: o perdão de cartão vermelho a Tarantini aos 14' ao "travar" em falta visível "a olho nú" Tiquinho Soares à entrada da área, quando o avançado do FC do Porto seguia isolado e apenas tinha na frente Cássio que saia ao seu encontro; na jogada que terminou no 5º golo, Hernâni foi "apertado" dentro da área por dois defesas do Rio Ave e foi derrubado, pelo que não havendo nestes casos "benefício ao infrator" Xistra teria de mandar marcar grande penalidade, pondo fim à jogada que deu o golo, e o fiscal anulou e o VAR repôs, uma verdade que todos, pelo menos na tv, conheciam.

        PS. Eu até acho piada que se fale em "lideres à condição", na Liga, quando o comandante da prova ainda não cumpriu o jogo da jornada que tem fixado e esta está a decorrer. Líder, amigos, só é líder quando tiver sido cumprido todo o calendário dos jogos que compõem a jornada. Pois, La Palisse, mas é assim.


         



          

Sem comentários:

Enviar um comentário