sábado, outubro 14, 2017

PASTÉIS DE BELÉM COM COENTROS A MAIS.




Taça de Portugal
3ª eliminatória
Estádio Municipal do Restelo, Lisboa
(alternativa por falta de condições
do estádio do Lusitano GC, em Évora)
Sportv - 20:15 horas.
Bom tempo e relvado tratado
Assistência: apoiantes do LGC e claques do FCP em número razoável
2017.10.13 (sexta feira)

  
Lusitano Ginásio Clube, 0 - FC DO PORTO, 6
                                 (ao intervalo: 0-2)

FCP alinhou: José Sá, Diogo Dalot, Diego Reyes, Iván Marcano (C), aos 67' Jorge, Ricardo Pereira, André André, Óliver Torres, Otávio, Hernâni, Aboubakar, aos 52' Luizão,  e Yassine Brahimi, na 2ª parte, Galeno.
Equipamento: oficial tradicional com calção branco.
Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: Helder Malheiro (AF Lisboa)

GOLOS E MARCADORES: 0-1 aos 20' por ABOUBAKAR. Yassine Brahimi conduz a bola em dribles pela esquerda e assiste o camaronês na cabeça da área que controla e remata sereno rente à relva para o golo; 0-2 aos 21' de novo por ABOUBAKAR concluindo em remate imparável de cabeça um cruzamento perfeito da lado esquerdo executado por Diogo Dalot; 0-3 aos 49' por IVÀN MARCANO na conclusão de um canto aproveitando um toque deficiente da defesa e rematando à frente do guarda redes; 0-4 aos 55' por OTÁVIO em remate à entrada da área numa iniciativa que lhe é própria, que foi entrar no lado oposto donde foi executado. Um belo lance, "à Otávio". 0-5 aos 59' pelo estreante GALENO lançado pela esquerda por Otávio e a ganhar em velocidade ao seu marcador direto, atirando forte e colocado: e 0-6 aos 90' por HERNÂNI num remate algo exótico usando o calcanhar e fazendo com que a bola lhe passasse por cima da sua própria cabeça e entrasse na baliza. Momento raro a merecer destaque internacional.

             A partida decorreu viva e interessante. O Futebol Clube do Porto foi a jogo com oito alterações em relação às formações habituais, dos quais se destacam Ivàn Marcano, Yassine Brahimi e Aboubakar. Entrando inicialmente com Diogo Dalot, provocou a estreia no decorrer do jogo de Galeno, Jorge e Luizão, habitualmente componentes do FC do Porto B.

            O Lusitano GC, de Évora está afastada das competições mais importantes do futebol português há várias décadas. Compete atualmente na terceira divisão  e não defrontava do FC do Porto há cerca de quarenta anos. 

            Lamentavelmente, o Lusitano de Évora não viu aprovado o estádio onde joga por não reunir condições regulamentares para acolher jogos de competições oficiais de FPF. Foi uma lástima que uma cidade tão rica em História como é Évora, e designadamente grande parte da terra alentejana não tenham podido assistir a uma partida da Taça de Portugal, tendo como protagonista o popular Lusitano e o grande clube nortenho Futebol Clube do Porto, agora que é o mais vencedor de Portugal e um dos maiores da Europa.

          De todo o modo os alentejanos de Évora deram excelente réplica enquanto aguentaram um ritmo de jogo superior ao que estão habituados. Obviamente, e apesar de "desfalcado" o FC do Porto jogou com unidades com categoria para integrarem grandes equipas. Contudo, a classe individual de alguns dos seus jogadores, e em bravura, entrega e vontade em praticar bom futebol coletivo, os eborenses foram gigantes, sérios e leais porque jamais recorreram à violência e ao antijogo para anular a superioridade da equipa e dos atletas do FC do Porto.

          O FC do Porto teve uma atuação séria e dignificou o adversário e o jogo. Mostrou quatro jovens de grande futuro que corresponderam largamente à confiança do treinador. Diogo Dalot é quase perfeito, Galeno, Jorge e Luizão confirmaram a qualidade com que atuam no FC do Porto B treinados por Folha, e os mais conhecidos porque serem utilizados utilizados com assiduidade, atuaram ao nível a que nos habituaram.

          O FC do Porto de Sérgio Conceição continua bem e recomenda-se.

          O árbitro alfacinha Helder Malheiro não complicou o seu trabalho, o que nem todos fazem, e merece assim que se reconheça esta elogiável diferença em relação aos seus pares.

Sem comentários:

Enviar um comentário