quinta-feira, fevereiro 04, 2016

GALO SÓ BAIXOU A CRISTA NA SEGUNDA PARTE.

(Por Ivan del Val/Global Imagens O Jogo online)

Taça de Portugal
1/2 Final - 1ª Mão
Estádio Cidade de Barcelos
2016.02.03
Espectadores: 4 109


                Gil Vicente, 0 - FC do PORTO, 3
                                  (Ao intervalo: 0-1)

FCP: Helton, cap, Maxi Pereira, Maicon, Ivan Marcano, Miguel Layún, aos 69' Miguel Angel, Danilo Pereira, Rúben Neves, Yassine Brahimi, aos 69' Sérgio Oliveira,  Marega, Suk, aos 75' Aboubakar, e Silvestre Varela.

Treinador: José Peseiro

Árbitro: Manuel Mota, AF Braga.


                             Com a vitória esperada em Barcelos, o Futebol Clube do Porto ficou muito perto da estar na final da Taça de Portugal no Jamor, ainda que tenha que cumprir, agora no Dragão, o jogo da 2ª mão da meia final da prova. Não estando em causa o merecimento do triunfo na capoeira do galo de Barcelos, o Dragão só consolidou o resultado no segundo período no decorrer do qual acrescentou dois golos ao que havia obtido no primeiro em cima do intervalo. Embora folgada nos números a vitória não foi fácil de conseguir pela excelente réplica dada pela equipa do Gil Vicente sobretudo no primeiro período de jogo onde por duas vezes ameaçou adiantar-se no marcador tendo aos 25' visto um remate esbarrar na trave com Helton, adiantado, batido. De qualquer modo, passados os primeiros vinte minutos após o início em que os gilistas lograram equilibrar o jogo saindo em rápidos contra ataques com muito acerto, depois disso o FC do Porto tomou o comando das operações e mandou na partida até ao fim controlando os movimentos da equipa da casa obrigando-a a conter-se e a preocupar-se mais com a defesa por força da melhoria das ações ofensivas da formação portuense.

                              O novo figurino de jogo que Peseiro está a tenta consolidar veio trazer à equipa uma melhor ocupação do espaço interior onde o jogo se pensa e desenvolve. Há agora por ali mais unidades e menos passes, a bola passou a girar mais no sentido vertical do que horizontal sendo soltada com mais rapidez havendo, sobretudo, mais camisolas azuis e brancas perto da área adversária. Porém, há ainda muito para apurar ao nível da acertividade do passe e, essencialmente, na eficácia do remate que permanece a níveis ainda muito longe do que as oportunidades criadas exigem. 

                              No desempenho individual tenho algumas dúvidas quanto ao futuro êxito de Yassin Brahimi e Silvestre Varela nas novas funções especialmente em jogos de maior exigência competitiva. Quer um quer outro têm tendência inata para prender a bola e sair em finta das jogadas o que muitas vezes não fazem com a rapidez. Obviamente que, com a entrada de André André e Héctor Herrera, tudo mudará para melhor... Quanto à estreia de Marega estou certo de que irá render muito mais do que ontem conseguiu. Participou no jogo com muita generosidade, mas terá sido traído pela vontade em fazer depressa e bem o que é compreensível em quem quer impressionar para contar como opção. Será, sem dúvida, muito útil. Suk, é dos que vai com tudo para o jogo e não dá uma jogada por perdida. É impiedosamente marcado perante a condescendência de árbitros que são lestos a exibir cartões "de preconceito" a jogadores "marcados" e "baldam-se" a castigar quem bate mais nas canelas do adversário do que na bola que eles conduzem. Pareceu-me que Danilo Pereira fez (mais) um excelente jogo e vai a caminho da melhor forma. Miguel Layún começa a tornar-se imprescindível nas ações ofensivas e Rúben Neves esteve em bom nível. Os restantes cumpriram na normalidade que lhe é própria, tal como o suplente Sérgio Oliveira.

                            Manuel Mota faz parte da "classe atrasada" da escola bracarense a que pertencem Cosme Machado e Jorge Ferreira. Quem nasceu para ser sapateiro jamais aprenderá a tocar rabecão...

                           Os golos: 0-1, aos 45'+1', por Rúben Neves, chutando de fora da área uma segunda bola sobrante de um pontapé de canto; 0-2, aos 59', por Suk, num excelente movimento de desmarcação para a área e batendo de cabeça sem hipótese para Serginho, servido (ora por quem!) Miguel Layún, de pé direito do lado esquerdo; e, a fechar, em livre direto perto da área onde Miguel Layún foi derrubado quando ia isolar-se e deu expulsão direta ao jogador faltoso, por Sérgio Oliveira, acabadinho de entrar, num pontapé ao ângulo da baliza sem defesa para qualquer guarda redes sem asas.

.

                            

2 comentários:

  1. Amigo :

    Jogo sem grande história ... dorminhoco .

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Já se sente outra realidade, pelo menos psicológica, que é muito importante, mas sobretudo em dinâmica de jogo.
    Com isto, desta vez, já cheira quase á final. Para ver se desta eu consigo ir assistir, para poder estar presente, apesar do que me tem feito evitar esses momentos. Mas julgo que quero mesmo ir!
    Abraço
    Armando Pinto

    ResponderEliminar