domingo, novembro 22, 2015

FOI BUENO.



Lopetegui: «Importante que quem tem jogado menos se sinta importante»

Taça de Portugal
4ª Eliminatória (1/16)
Estádio João Paulo II
Angra do Heroísmo
2015.11.21

                 Angrense, 0 - FC do PORTO, 2
                               (ao intervalo: 0-2)

FCP: Helton, Vítor Garcia, Lichnovsky, Marcano, José Angel, Imbula (82' Rúben Neves), Sérgio Oliveira (72' Tello) Bueno, Varela, Osvaldo e Evandro (65', Herrera)

Árbitro: Luís Ferreira (Braga)

Marcador: 0-1, aos 13', por Bueno, concluindo de cabeça um cruzamento da esquerda feito por José Angel; e, aos 40', de novo por Bueno, dominando a bola com o peito numa rotação perfeita concluída com remate sem deixar a bola bater na relva, na sequência de cruzamento de Osvaldo vindo da esquerda. Um bueno golo!

Julen Lopetegui trouxe para o onze inicial apenas Marcano dos habitualmente escalados como primeiras opções. Entre aqueles que mais frequentemente são chamados à equipa principal, estava em estreia Vítor Garcia e, Lichnovski, Sérgio Oliveira e José Angel convocados pela primeira vez na presente temporada.

O adversário joga no escalão do campeonato nacional de séniores, onde comanda a série a que pertence. É constituída por jogadores naturais de ilha Terceira, todos de Angra do Heroísmo, com exceção de um, que é do Pico. O estádio onde o jogo se realizou é municipal pois o do Angrense não reúne boas condições para receber jogos desta importância.

A história do jogo é a de Sansão contra Golias, das lutas entre palestinianos e israelitas. Domínio em toda a linha da equipa continental e entrega desmedida e heróica dos insulares. E um guarda redes, David, de nível de primeira linha.

O FC do Porto foi dono e senhor do relvado desde o primeiro ao último apito. Foi mais dominador e assertivo no primeiro período do que viria a ser no segundo. Mas o adversário nunca lhe deu descanso o que obrigou o Dragão a manter-se atento para não ser surpreendido num lance fortuito ou de livre perto da baliza do senhor Helton.

Bueno foi a figura do jogo ao obter os golos que fizeram o resultado final. Mas não foi apenas por esse pormaior porque o espanhol tem qualidade acima da média e será útil na longa caminhada da época.

Vítor Garcia teve estreia positiva e sem ser muito exuberante fez bem o lugar, com uma ou duas falhas sem consequências; Lichnovsky muito bem, como Marcano e José Angel, que já deu provas de ser muito bom jogador. Estiveram muito bem Sérgio Oliveira e Imbula e , também, Varela; Evandro com baixo rendimento não teve o papel importante de outros jogos. E Dani Osvaldo: se o futebol fosse praticado numa pista de dança ou passarele o italo-argentino seria uma artista. Tem excelentes pés, barbicha e fitinha a segurar a melena, rodopia, desmarca-se, mas a nota artística nada vale para o resultado concreto que são os golos que se pedem a um avançado centro. "Danis" não são para o nosso país...

Para falar de Helton lembro sempre aquela do vinho do Porto: quanto mais velho...

Ah! O jogo teve árbitro.



 

1 comentário:

  1. Foi mesmo bom: a vitória do F C Porto e por saber agora que a sua intervenção cirúrgica correu bem. Muita saúde. Abraço.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar