segunda-feira, março 02, 2015

LAGARTOS TORRADOS NO FORNO DO DRAGÃO.





Liga NOS
23ª Jornada
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
2015.03.01


                 FC DO PORTO, 3 - sporting cp, 0
                    (ao intervalo: 1- 0)

GOLOS: Cristián Tello, aos 31', 58' e 82'

FC do Porto: Fabiano, Danilo, (Martins Indi, aos 84'), Maicon, Marcano, Alex Sandro, Héctor Herrera, Casemiro, Evandro (79' Rúben Neves), Brahimi (AOS 58' Ricardo Quaresma), Jackson Martínez e Cristián Tello.

Árbitro: Soares Dias (AF Porto)


              Quem gosta do jogo e tem condições de vária ordem,  não procura pretextos para  ficar em casa em frente ao televisor porque, viver futebol é sentir-se parte do espetáculo que decorre no palco onde o jogo acontece.  A noite de ontem não seria de todo recomendável para um septagenário abdicar do relativo conforto familiar e percorrer quase duas centenas de quilómetros para estar presente no Dragão em condições que, não sendo de modo algum insuportáveis, não eram isentas de incómodos para níveis etários mais elevados no que respeita ao pormenor da visibilidade do ponto onde se coloca e o estado do tempo que se fazia sentir: chuvinha em forma de nevoeiro difícil de evitar e o fumo dos petardos que em alguns momentos transformava os protagonistas em figuras fantásticas em movimento.


     Vermelhinho, vermelhinho, deixem passar o Arturinho.que tem pressa de chegar longe...
           

            Naquelas condições não se torna fácil seguir os pormenores das jogadas, às vezes nem mesmo sequer se tem a certeza dos seus executantes e sobram dúvidas sobre as decisões do árbitro principal, as quais, neste aspeto, conta a forma como o público no estádio reage como aconteceu ontem no Dragão vezes de mais em relação às decisões do senhor Artur Soares Dias, árbitro da AF do Porto, que parece gozar em reiterar cada vez mais o seu manifesto anti portismo, quando o que se lhe pede e tem obrigação de cumprir, é que seja simplesmente isento e independente em relação a todos os clubes.

   Meus Deus, que culpa tenho eu?

           Neste jogo pode dizer-se que o Futebol Clube do Porto vulgarizou a equipa visitante (foi designada deste modo pelo speaker quando pretendia referir-se ao sporting), tal foi a superioridade evidenciada em todos os parâmetros do jogo.sobre a equipa do treinador-coqueluche Marco Silva, ex-Estoril Praia, clube importante da linha de Cascais. E não tivesse sido o abrandamento que a equipa de Julen Lopetegui adotou depois do segundo golo e a complacência do senhor engenheiro Artur Soares Dias, a bisonha formação do bairro de Alvalade não teria tão cedo preocupações de gastos para manter o stock de bolas de que precisa.



                     Se pisardes o risco "fo........-vos"

          Quem é Lopetegui, quem é Lopetegui, que curriculo tem Lopetegui,  repetia há dias com voz esganiçada um meia leca reciclado lavrador em Palmela depois de ser banido de treinador de futebol por incompetência congénita, num desses estupidificantes "debates" da CM tv onde estive enquanto ao meu olfato  deixou de ser possível suportar o fedor que transbordava do estúdio onde decorria. Pois meu caro senhor, continue interessado em perguntar e a informar-se, porque,  para desencanto de muitos ignorantes como parece também ser, o atual treinador do Futebol Clube do Porto, mais que André Vilas Boas, Jesualdo Ferreira, Vítor Pereira e JOSÉ MOURINHO, e muitos outros consagrados técnicos da atualidade, será em alguns anos um dos MELHORES DO MUNDO!

         Cristián Tello, pelos três golos e pela exibição tem direito a ser considerado o jogador mais valioso da partida. Pena ter falhado aquela "chapelada" ao Patrício...

         Jackson Martínez, a defesa, Evandro, Rúben Neves e Ricardo Quaresma, um pouco mais notados. Brahimi, algo ainda distante da melhor forma. Mas, de um modo geral, os jogadores chegaram a esta fase crucial da época em muito boa forma. Coisas da tal rotatividade...



         Estou fascinado com o à vontade de Julen Lopetegui nas conferências de imprensa. Só mesmo no tempo de José Maria de Carvalho Pedroto, o Zé do Boné!

        "Ninguém me interpelou sobre a arbitragem e eu também não vou comentar porque foi "un gran partido"...

        Entenderam? 


           

              



3 comentários:

  1. Isso da idade não conta, quando a chama do Dragão está bem presente. Ontem valeu a pena.
    Recomendo cuidado com os odores a estrume de vaca, made in Palmela, aquilo intoxica e faz mal à saúde.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Um jogo daqueles para recordar pelos tempos fora! E saqui em diante e até ao fim há que manter a chama, pois os mouros tudo continuam a fazer à sucapa, através de arbitragens encomendadas e decisões arbitrárias... Mas, tudo será sempre possível! O jogo de Braga atinge raias importantíssimas, agora, mas até é melhor assim pois o F C Porto costuma dar-se melhor com momentos decisivos.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. Amigo :
    Vi o jogo com muita tranquilidade !

    Abraço

    ResponderEliminar