quarta-feira, março 11, 2015

FC DO PORTO EM GRANDE ENTRA PARA O GRUPO DAS OITO MELHORES EQUIPAS DA EUROPA.



Danilo: «Graças a Deus foi só um grande susto»

Liga dos Campeões
8ºs de Final - 2ª Mão (1-1)
Estádio do Dragão, Porto, Portugal
2015.03.10

              F C do PORTO, 4 - FC Basileia, 0
                           (Ao intervalo: 1-0) 

Golos: 14', BRAHIMI; 47', HÉCTOR HERRERA; 56', CASEMIRO; E, aos 76', ABOUBAKAR.

FCPorto. Fabiano, Danilo, cap. (aos 22', Martins Indi), Maicon, Marcano, Hèctor Herrera, Casemiro, Evandro (79', Ricardo Quaresma), Brahimi, (73', Rúben Neves), Aboubakar e Cristián Tello.

Árbitro: Jonas Erikson


              Este, foi um dos melhores jogos que vi fazer ao Futebol Clube do Porto para a Liga dos Campeões. Nunca alguém terá visto numa única partida desta competição QUATRO golos de excepcional categoria e beleza apontados por jogadores diferentes. São muito raros os jogos em provas desta envergadura em que a superioridade do vencedor não levanta contestação e merece o reconhecimento explicito  do técnico da equipa vencida.

             Quem viu o jogo não merece que o meu comentário possa de alguma maneira beliscar a impressão que o mesmo lhe terá causado, que só pode ter sido de enorme agrado pela magnitude do nível que o Futebol Clube do Porto atingiu para superar o seu valoroso adversário. \Coletiva e individualmente e salvo em pequena percentagem de tempo antes do intervalo e com a partida aproximar-se do seu termo, a única equipa portuguesa que representa o futebol  a nível europeu na presente época, manteve-se sempre muitos números acima do seu opositor não lhe concedendo qualquer hipótese de discutir o resultado.

        O Futebol Clube do Porto foi uma fábrica de futebol de qualidade, com um guarda redes e uma defesa inexpugnáveis mesmo que o internacional brasileiro Danilo tivesse sido substituído logo aos 22' por Martins Indi, lesionado num choque aparatoso com Fabiano. O meio campo esteve assombroso num trabalho árduo de apoio à defesa e assistência aos avançados, numa sincronização de movimentos perfeitos de troca de posição, ora avança tu ora fico eu, bem assessorados ou servindo os laterais Alex Sandro e Martins Indi. No ataque Brahimi dava show de bola, Aboubakar lutava como um leão africano, Tello junto à linha alargava o espaço e punha em sentido a defesa suíça. Grande jogo, grandes lances, posse, bailinho, génio e sofrimento com as entradas "a varrer" dos avinagrados helvéticos.

         É óbvio que no plantel do  Futebol Clube do Porto todos os jogadores têm muita qualidade e características próprias em conformidade com o lugar que ocupam. Todos, sem exceção, estiveram ao mais alto nível e é ingrato destacar os melhores onde a qualidade é muito elevada. Digamos que Casemiro, Brahimi, H. Herrera, foram violinistas, os demais solistas. E Aboubakar? De espantar!!!

        Senhor Julen Lopetegui já sabe muito bem com quem está metido. O sr. está a esfrangalhar o argumento que desde o início jogaram contra si os papagaios da corte alfacinha os quais vinham a invocar a rotatividade dos jogadores para o responsabilizar dos percalços de alguns resultados negativos do FCP, para evitar falar nas cadeirinhas montadas em cima dos camelos onde segue o clube dos favores estatais e camarários na caravana das provas internas onde ainda pensa salvar a época miserável que fez nas provas europeias. Note, que alguns já começaram a virar a agulha e, agora, face à evidência da falência dos seus saberes, falam mais dos prejuízos passados do que dos fantásticos resultados do presente. Eu penso que sei como o Julen pensa: vamos dar tempo ao tempo e deixar que as coisas aconteçam e, talvez, nem sequer seja necessário esperar pelo minuto 92' de um qualquer jogo dos que ainda vão acontecer....

       O jogo não teve um juiz à sua dimensão. E quem mais ficou prejudicado foi o Futebol Clube do Porto. E, se aos 72' Martins Indi cometeu falta punível com penalti, também o Basileia poderia ter sido penalizado da mesma forma logo nos primeiros minutos por derrube a Brahimi e com 0-0 no resultado, não puniu o central da equipa de Paulo Sousa por ter derrubado Casemiro aos 14' no lance que Brahim transformou em golo, não viu uma agressão a Martins Indi e afastou Marcano do próximo jogo por lhe ter dado amarelo por falta nenhuma. E as entradas, são assim na Suécia? Talvez no Qatar... Pronto Xistras, Capelas, Paixões, Cosmes e outros Aimeidas, estais perdoados...
            

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário