quarta-feira, agosto 20, 2014

VANTAGEM PRECIOSA PARA A SEGUNDA MÃO NO DRAGÃO.


Rúben Neves: o português mais novo de sempre a jogar na Champions
Rúben Neves, o mais jovem se sempre a jogar na Liga dos Campeões, talvez a melhor exibição do 
Lille-FC do Porto.


Fase de apuramento para acesso à Liga dos Campeões
1ª Mão
Em Lille, norte de França
2014.08.20


                                    Lille, 0 - FC DO PORTO, 1
                                        (ao intervalo: 0-0)

GOLO:aos 61', por Hector Herrera.

O FC DO PORTO alinhou: Fabiano, Danilo, Maicon, Martins Indi, Alex Sandro, Hector Herrera, Casemiro, Rúben Neves (Evandro, 73'), Brahimi (60', Tello), Jackson Martínez (cap.) e Óliver Torres (89', Ricardo Quaresma).

Treinador: Julen Lopetegui.

Árbitro:  Jorn Kuepper (Holanda)


                        Este foi o melhor jogo que a equipa do Futebol Clube do Porto realizou na presente temporada, reiterando a melhoria da qualidade de jogo à medida que vai realizando encontros com grau de importância superior.

                       No jogo desta noite o FC do Porto conseguiu uma exibição muito aceitável para o momento que leva de preparação, actuou de forma tranquila e bastante personalizada, conseguiu manter uma boa organização colectiva e movimentações interessantes com boa percentagem de sucesso e verificaram-se individualmente exibições já bastante seguras e de excelente nível para início de época. Já não cometeu tantas falhas e passes errados, contudo não conseguiu criar muitas situações de perigo junto da baliza do Lille de golo iminente e mantém a tendência de produzir muitos passes para a progressão no relvado que lhe dá muita posse de bola em prejuízo da rapidez que possa surpreender o adversário.

                     Nesta primeira parte de uma partida cuja segunda vai decorrer no estádio do Dragão na próxima terça-feira, dia 26, o FC do Porto foi manifestamente superior ao seu adversário, que, tal como era previsível, jogou com muita precaução na esperança de aproveitar o erro portista ou surpreender na marcação de um livre ou jogada mais conseguida, tendo logrado apenas por uma vez em toda a partida criar uma verdadeira situação de chegar ao golo, perto do final do primeiro tempo.Só uma reviravolta muito grande no valor da equipa francesa que nesta partida mostrou, poderá impedir que o FC  do Porto não vá em frente na Liga dos Campeões. Mas nunca poderá pensar alguém na equipa que a eliminatória ficou resolvida com esta vantagem de 0-1, pois que o Lille, perdido por um perdido por mil, poderá vir ao Dragão mostrar argumentos que esta noite não lhe foi possível desenvolver.

                    Todos os jogadores utilizados se exibiram a um nível bastante satisfatório. Rúben Neves teve mais uma noite fantástica apesar de não ter marcado um golo. Mas, também, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro, estiveram bem. Danilo nem tanto, talvez intimidade com o amarelo intempestivo do holandês, que viu uma entrada perigosa num lance banal. Casemiro, foi um dos mais regulares e está a tornar-se fundamental no equilíbrio da equipa. Héctor Herrera andou perto do que se lhe viu fazer no Mundial e estava no sítio e à hora certa para recargar o excelente cabeceamento de Jackson Martínez, o qual trabalhou e fez trabalhar os seus marcadores directos. Brahimi, não terá tido a sua melhor noite fez coisas muito interessantes que lhe auspiciam largo futuro na equipa. De Óliver Torres, poder-se-à dizer o mesmo se recordarmos as suas últimas prestações. Fabiano, algo inseguro teve dois momentos maus: não segurou uma bola e saiu a destempo e longe da baliza a uma bola onde estavam três companheiros.

                  Dos que entraram, Tello foi decisivo no espectacular lance do golo na primeira jogada em que participou, Evandro teve algumas intervenções úteis e Quaresma, parecendo pouco entusiasmado, não participou em nada de relevante.

                   Quem também esteve muito bem foi, sem dúvida, Julen Lopetegui, pelas decisões que tomou antes e durante a partida.

                   O árbitro famoso permitiu aos franceses o que negou aos portugueses. E terá julgado mal uma falta sobre Jackson que valeria uma grande penalidade a favor do FC do Porto, ainda na primeira parte.

                   Muita esperança para a terça-feira da verdade,

                    

                     


                   

                    

1 comentário:

  1. Atendendo ao que estava em jogo, mais que nota artística, pedia-se segurança, pragmatismo. O resultado é bom, mas a eliminatória ainda está em aberto. Tenho a sensação que o Lille vai mostrar uma face mais problemática para o F.C.Porto, no Dragão.

    Abraço

    ResponderEliminar