sábado, agosto 09, 2014

SOBE, SOBE, PORTO SOBE.

Maisfutebol
WBA-FC Porto, 1-3 (crónica)

Sétimo e último jogo de preparação
Birmingham (Inglaterra)
2014.08.09

         West Bronwicht Albion (WBA), 1 - FC DO PORTO, 3

                              Os golos do FC do Porto foram obtidos por Casemiro, aos 22', o Bronwitch alcançou o empate aos 40', e Jackson Mártinez, aos 50' e 54', fixou o resultado final. Em sete jogos de preparação, a equipa do FC do Porto venceu cinco e empatou dois.


                               Jogaram inicialmente: Andrés Fernandez, Danilo, Maicon, Reyes, Alex Sandro, Herrera, Casemiro, Oliver Torres, Brahim, Jackson Mártinez e Tello. Nas substituições feitas no segundo tempo por Julen Lopetegui jogaram ainda: Rúben Neves, Adrian López e Quaresma; depois, entraram ainda: Ricardo (65'), Quintero (69'), Evandro, (79'), Sami (85´).

                              O jogo constituiu mais uma boa experiência para testar o estado da preparação dos jogadores e da equipa, podendo constatar-se já algumas diferenças positivas comparativamente aos jogos anteriores. Houve notória melhoria na circulação de bola, concretizaram-se melhor as tentativas de progressão com bola em passes curtos e longos, diminuíram os passes errados e entregas de bola ao adversário. No primeiro tempo o jogo de equipa do FC do Porto foi menos esclarecido do que se viria a verificar no segundo período, mais rápido e mais prático e mais objetivo e retilíneo.

                             Ao longo da partida houve momentos de maior intensidade ofensiva mas também algumas quebras. Notaram-se algumas falhas de marcação por demora na recuperação de posições que cada um desempenha, que a defesa, o guarda-redes espanhol estreante-surpresa e alguma sorte resolveram sem estragos. A superioridade da equipa portista foi clara em toda a partida,  tendo estado sempre por cima com excepção de um  pequeno período que se seguiu ao susto de uma possível lesão de Jackson Mártinez que coincidiu com o golo de honra da equipa inglesa.

                            Julen Lopetegui aproxima-se da verdade que há-de chegar no próximo jogo contra o Marítimo. Apareceu com Andrés Fernandez na baliza e o espanhol "disse" claramente quem vai ser o dono da baliza. Dos "velhos" toda a defesa cumpriu, com destaque para Alex Sandro dos "velhos tempos". O "miolo" mete algumas "os pés pelas mãos", e Casemiro, Oliver Torres e Brahim vão ter que ser mais assertivos porque a concorrência assim o requer. Tello esteve hoje menos exuberante, aliás como Rúben Neves, mas o valor está lá.

                           Como já atrás referi o FC do Porto esteve melhor no segundo tempo, sobretudo na movimentação do ataque onde Quaresma foi grande. Quintero, menos agarrado à bola, fá-la andar por caminhos que descobre rapidamente. Jakson Mártinez chegou ao patamar dos eleitos e o seu segundo golo e fantástico. Saiu aos 65', por medida de precaução. Ricardo e Evandro não tiveram muito tempo para mostrar mais do que se lhe reconhece já.

                           Como conclusão deve assinalar-se que o FC do Porto vai subindo degraus para chegar ao cimo da Torre dos Clérigos. donde a vista alcança mais longe e mais céu azul. O "debutante" treinador espanhol de miúdos está a dar-se bem com os crescidos. O seu à vontade e a sua segurança só são tão evidentes nos verdadeiros líderes. Sabe o que quer e está a fazer o que pretende. Há uma força nova nos jogadores, antigos e agora chegados, que é apanágio do Dragão. É há, seguramente, um comando firme e que transmite confiança aos comandados.

                           Vamos lá. Agora a sério, sexta-feira, contra o Marítimo, no estádio mais belo da Europa. Sobe, sobe, Porto, sobe.

                           


                              

2 comentários:

  1. Afinal esse de sábado não foi bem o último desafio de preparação, visto ter havido de surpresa, para o público e comunicação social, um jogo-treino, este à porta fechada, contra a Académica, ontém terça-feira, com mais um bom resultado. Está época isto promete!

    ResponderEliminar
  2. Amigo :


    Pelo menos já correm mais ...

    abraço

    ResponderEliminar