sexta-feira, maio 11, 2012

JORGE MENDES, DE DUQUE DE PAUS A REI DE OUROS!

            


                     Sempre que o dono de GESTIFUTE, Jorge Mendes, é notícia de destaque na comunicação social vêm-me sempre à memória os tempos não muito distantes em que fez parte do plantel do União Desportiva de Lanheses (UDL), nessa altura a disputar o campeonato nacional da III divisão, mas, tradicionalmente, um clube dos campeonatos regionais onde está actualmente filiado na AF Viana do Castelo, integrando a divisão de Honra.

               Não privei com Jorge Mendes pelo que só o conheço das vezes que o vi jogar no campo então pelado do UD Lanheses e de um ou outro encontro fortuito em alguma sessão ligada ao clube onde ele estivesse presente. Recordo-me que actuava na posição de lateral esquerdo, com o estilo, figura e genica de um Fernando Mendes que foi jogador do FC Porto, Sporting e Benfica e é, actualmente, comentador desportivo da sportTV (um dos poucos que ainda suporto ouvir); não era o que se pode chamar um craque, mas possuía estilo, bom toque de bola, entendia o jogo e tinha tendência para subir pela sua faixa até à área contrária; não recorria muito à falta, contudo tinha alguma "arte" em travar os adversários o que nem sempre conseguia sem ver o respectivo cartão. Era de feitio irrequieto, brincalhão e simpático para o público e colegas.

               Como ele residia em Viana do Castelo, não lhe conheço aspectos da sua via particular e dos negócios de que se ocupava. Lembro-me de ouvir falar de que explorava um clube de vídeo, muito em voga nessa altura, mas que acabaria por abandonar.

               A partir daí só através dos jornais e TV e das contratações que fazia, principalmente a que foi a sua primeira grande missão ao serviço do FC Porto, ouvi falar de Jorge Mendes e da sua ascensão fulgurante até ao topo dos maiores empresários do mundo, movimentando milhões de euros e gerindo passes como os de Cristiano Ronaldo e José Mourinho, colaborando com clubes do top de Espanha, Inglaterra e, obviamente, Portugal.

                Depois de lhe ter sido atribuído no ano anterior o prémio de maior empresário mundial, o governo português vai agraciá-lo com o Colar de Honra ao Mérito Desportivo. Apesar destas honrarias terem vindo a perder alguma relevância pela ligeireza como são concedidas e valerem o que valem, não será por isso que, neste caso, não seja inteiramente justificada porque homenageia uma figura que muito contribui para a economia do país e se fez à custa do seu próprio talento, partindo do nada e duma região onde são escassos exemplos destes.

               Parabéns, Mendes.

2 comentários:

  1. Este Jorge Mendes parece ser alguém que subiu por sua cabeça, e por tudo o que aqui está explícito merece consideração. Tem havido alturas em que o não tenho admirado nada, devido aos negócios do futebol, mas como o mundo de negócios é para os espertos, não se pode criticar. E como, que me lembre, não tem tido grandes questões prejudiciais ao F C P, para já não há muito que dizer, pois não tem sido como o Veiga e outros que tais. Penso, contudo, que o que faz com que desta vez tenha essa distinção, será o facto de ser o empresário do CR.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Conheci o Jorge quando ele fez o primeiro negócio com o F.C.Porto, N.Capucho e sempre foi, mesmo quando já era muito famoso, um tipo disponível para falar, sem tiques de vedetismo. Ouvi dizer que anda de candeias às avessas com o F.C.Porto, já ouço isto há anos, mas não acredito.

    Abraço

    ResponderEliminar