domingo, agosto 23, 2015

DRAGÕES NÃO SALTAM BARREIROS



Liga NOS
Estádio dos Barreiros, Funchal
2ª Jornada
22.08.2015

                     SC Marítimo - 1 . FC DO PORTO, 1
                                 (Ao intervalo: 1-1)

GOLOS: 1-0, aos 5', por  Edgar Costa, saltando nas costas de Sissokho pregado na relva, batendo de cabeça em arco um centro do lado direito sem hipótese de defesa para Casillas. Aos 34', Héctor Herrera conclui com remate dentro da área uma jogada de Brahimi, desviada de cabeça por Danilo e concluída pelo médio portista.

Árbitro: Hugo Miguel.

                    A equipa do FC do Porto fez um bom jogo nos primeiros quarenta e cinco minutos dando indicações de poder vir a vencer o encontro com relativa dificuldade. Com os locais praticamente remetidos para o seu meio campo depois de terem conseguido adiantar-se no marcador num lance onde Sissokho não esteve bem, o FC do Porto fez a bola correr sempre perto da área dos locais, não conseguindo porém concluir a maior parte das jogadas que criou com remates dirigidos à baliza de Salim.

                    Quando se esperava que na segunda metade o FC do Porto fosse a jogo com a acertividade e o domínio do jogo com vista a fazer o resultado positivo total, foram pelo contrário os madeirenses que tomaram a iniciativa e acabaram por limitar a ação da equipa portista conseguindo neutralizar e até superiorizar-se à equipa forasteira. Com os madeirenses a equipararem os números da estatística que o FCP somara no primeiro período de jogo em ataques produzidos somente lograram visar a baliza de Casillas uma vez com algum perigo, enquanto Aboubakar num forte remate atirou à figura de Salim e Maximiliano enviou de cabeça à barra uma bola no último segundo a qual veio bater sobre o risco,  gorando-se a hipótese de acabar com a malapata dos Barreiros.

                    Apesar do Marítimo mostrar ser equipa de muito valor e difícil de bater no seu estádio, esperava-se que o FC do Porto comprovasse a sua maior valia o que efetivamente não aconteceu. Atacou na primeira parte muito mas não com extremo perigo, incapaz de trocar a bola com mais rapidez e com melhor pontaria. Varela e Brahimi, à direita e à esquerda, perdiam-se em dribles sucessivos e raras vezes conseguiam romper o cerco que lhe moviam os vários defesas do Marítimo, e a bola raramente chegava aos companheiros metidos entre a floresta de pernas que se juntavam dentro da área. No miolo, Imbula e  Héctor Herrera não conseguiam libertar-se das marcações viris dos contrários e nem sempre serviam os avançados a preceito. As entradas aos 55' de André André e Crstián Tello, Julen precisa de mexer e fez bem,  não aumentou a quantidade e o perigo para a baliza dos locais. Osvaldo substituiu Aboubakar aos 79' mas apenas ganhou um amarelo que, contudo, me pareceu forçado.

              O empate não se adequa às pretensões da nossa equipa porque é mau perder pontos com equipas de segundo plano. Mas foi a realidade e em termos de justiça, acho que a má segunda parte do FC do Porto não merecia mais.

              Maicon, Marcano e Maximiliano, estiveram à altura das responsabilidades, tal como Danilo. Sissokho vai ter muito que correr a treinar. Casillas esteve bem e sem responsabilidade no golo sofrido. Varela trabalha mas não produz e prevejo que acabará por sair da equipa quando houver melhor alternativa, isto é, Tello atinja a forma com que terminou a época. Aboubakar cumpriu, sendo impiedosamente marcado mas nunca se encolheu podendo ter feito melhor no remate que embateu em Salim. Osvaldo voltou a decepcionar e deve ser bem melhor do que se lhe viu até agora. Brahimi já dá uma ar da sua graça e está a progredir a cada jogo que faz. Héctor Herrera continua em sub rendimento e Imbula procura melhor adaptação.

             A única falha que notei na arbitragem foi um fora de jogo mal visto aos 21'quando Héctor Herrera ganhara a dianteira a defesa maritimista. Hugo Miguel usou de critério igual para todos os jogadores em campo o que abona em seu favor.

Remígio Costa.

                

1 comentário:

  1. As deslocações do F C Porto à Madeira estão a tornar-se num outro atravessar de ponte, agora aérea. Infelizmente. O treinador tem de fazer valer outra postura, se quer triunfar este ano. Apesar disso ainda continuo a apoiar este treinador, porque é o atual do clube. E não vou na onda que alguns do contra estão a conseguir transmitir, pois no F C Porto até Artur Jorge, Mourinho, Vilas Boas e outros eram muito criticados em seu tempo. Tal como Jesualdo esteve várias vezes na mó de baixo e Vítor Pereira só foi salvo pelo golo de Kelvin.
    Felizmente nesta jornada também o Sporting empatou, e em sua casa; ao passo que o Benfica perdeu surpreendentemente com o Arouca, em Aveiro, perante um estádio aveirense quase todo cheio de adeptos benfiquistas... à espera do "colinho", que desta vez faltou, ou não apareceu.

    Armando Pinto

    ResponderEliminar