sábado, março 07, 2015

TELLO VIU BRAGA SEM PRECISAR DE CANUDO.

.
  Imagem invulgar de um excecional atleta acostumado às alturas. (JN)


LIGA NOS
ESTÁDIO AXA, Braga
2015.03.06

          SC de Braga, 0 - FC DO PORTO, 1
                                        (Ao intervalo: 0-0)


GOLO: Cristián Tello, aos 73' na sequência de uma assistência de ABOUBAKAR para TELLO, o qual, com toda a tranquilidade bateu para a baliza quando Mateus saiu ao seu encontro.


FCP: Fabiano, Danilo, Maicon, Ivan Marcano, Alex Sandro, Héctor Herrera, Casemiro, Evandro (61', Ricardo Quaresma), Yassime Brahimi (/8' Rúben Neves), Cristian Tello e Jaclson Martínez (aos 65', Aboubakar).


              Foi uma equipa personalizada, confiante, segura e a produzir bom futebol a do FC do Porto que ontem em venceu convictamente no Estádio AXA um Sporting de Braga surpreendentemente postado na defesa durante a maior parte do tempo de jogo, notoriamente a pensar no empate ou num lance de fortuna ou de favor de que tirasse proveito ainda maior.

        Julen Lopetegui está a colher os juros do investimento da rotatividade que fez na fase inicial da época e que lhe permite agora ter ao seu dispor uma pleiade de jogadores que lhe conferem soluções de sucesso para esta fase crucial das provas em que ainda está envolvido.

       Marcano, Rúben Neves, Evandro, Aboubakar e até o sensacional C ristián Tello, não foram apostas indiscutíveis no início da época mas rodaram o suficiente para que possam ter lugar importante na subida de rendimento que a equipa vem evidenciando.

      O equipa do FC do Porto pratica um futebol homogéneo, intencional, criativo e até agora muito eficaz. A defesa não sofre golos há meia dúzia de jogos e o ataque já não está tão dependente da classe e inspiração do fenomenal Jackson Martínez. No miolo abundam opções para muitas nuances e o sistema aceita-as com a maior naturalidade.

      Não conhecia ao SC de Braga esta forma de jogar no seu estádio, perante o seu público e com aspirações em ultrapassar o Sporting na classificação. Não duvido que o seu treinador adoptou uma postura de "tração atrás" da sua equipa pontualmente por temer o poderio atual dos Dragões. Fico com uma curiosidade danada de ver se vai repetir na Luz a tática, ou, pelo contrário, vai seguir o exemplo do Estoril Praia...

      Não é justo distinguir jogadores quando a exibição do conjunto é que merece ser enaltecido. Mas Marcano, Casemiro, Crsitián Tello, Jackson Martínez, Evandro e Rúben Neves, merecem destaque.

      Jorge Sousa segue a escola de Artur Soares Dias e vice-versa. Nada que os comprometa com favorecimentos ao clube da terra das respetivas naturalidades. Sousa, implacável para os jogadores portistas nas disputas de bola, condescendente até ao limite com os jogadores da casa. Contem as faltas que Casemiro aguentou no decorrer do jogo... Aos 86', no lance em que de forma ridícula, canhestra, passível de sanção disciplinar, Pardo, ou parvo, pretendeu fabricar um penalti que poderia ter  pervertido uma vez mais a verdade desportiva, tremi, sim, assustei-me, mas Jorge Sousa não ousou sancionar a fraude. Haja Deus!

PS. Não compreendo o azedume ou mágoa, ou seja lá o que for que Sérgio Conceição vota ao Clube que lhe deu pão, formação e visibilidade desportiva. Destilam fel as suas declarações sempre que defronta a sua antiga equipa, sem que se lhe reconheça razão objetiva que as justifique. Lamento, porque se está a apagar da minha memória a imagem que dele formei com a camisola azul e branca vestida.

       

2 comentários:

  1. Importante vitória, a dar confiança para o futuro. E o futuro a Deus pertence...!
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. Tirando os primeiros 10 minutos em que o Braga arrebitou cabelo, o F.C.Porto foi sempre melhor, venceu um jogo difícil com toda a justiça, continua na luta.
    Concentremo-nos no Basileia, porque a eliminatória ainda não está decidida.

    Abraço

    ResponderEliminar