sábado, março 21, 2015

MADEIRA DO NOSSO DESENCANTO.



Liga NOS
Estádio da Madeira (Choupana)
2015.03

                Nacional, 1 - F C DO PORTO, 1
                                                     (Ao intervalo: 0-1)

                Futebol Clube do Porto falhou  aproximação mínima ao líder da prova derrotado em Vila do Conde pelo resultado de 2-l; mas passa a depender de si próprio para o ultrapassar.

           Ter o jogo na mão e permitir que o Nacional reagisse a ponto de poder causar maiores males, foi um desconsolo para quem esperava do Futebol Clube do Porto uma vitória clara e convincente para se afirmar como líder da prova e recuperar o título de campeão nacional.

           A verdade é que o segundo período de jogo disputado na Choupana foi, ao contrário do que se poderia prever depois de ter conseguido vantagem no marcador, bastante mal jogado pelo FC do Porto, tendo mesmo corrido o risco de sofrer uma derrota fatal para as aspirações se não fosse o desperdício de uma lance de "golo feito".

          Não conseguindo a exibição e o resultado desejado, o FC do Porto desperdiçou algumas excelentes ocasiões para marcar e vir da Madeira com apenas um ponto a menos do primeiro lugar. Mas, nem as bolas que bateram nos ferros da baliza de Gotardi, nem algumas exibições individuais menos conseguidas, nem o elevado número de passes falhados e nem os próprias decisões de Lopetegui
são desculpas que se aceitem de bom grado a quem tem obrigação (e a ocasião) de provar ter estofo de campeão!

          Helton, Danilo, Marcano, Maicon e Evandro e Héctor Herrera, tiveram comportamento exibicional dentro da normalidade; Cristián Tello, apareceu no jogo com o golo estupendo que apontou e rendeu o que dele se deve esperar no segundo tempo; Aboubakar não se poupou na luta, mas foi pouco consequente no destino dado à bola; Casemiro, mal amarelado, foi substituído, mas também não deu mostras de estar num bom dia. Alex Sandro viu a sua participação manchada pelo espaço concedido no golo do Nacional e nem o remate perigoso que conseguiu fazer salvam a nota. Brahimi, nada inspirado, não conseguia romper a teia formada por três ou quatro madeirense sempre que estava da posse da bola. Dos que entraram, Ricardo Quaresma agitou com a equipa, deu aso a que se pense que a sua entrada foi tardia, teve muito boas jogadas, levou a intranquilidade ao último reduto madeirense, mas os companheiros não lhe seguiram a chama e o exemplo. Merecia muito mais, o Ricardo. Rúben Neves cumpriu e a substituição para retirar Casemiro do jogo foi correta, já que corria o risco de segundo amarelo. Quintero, foi o flop que não se esperava.

          Tivessem sido todas as arbitragens como a de Manuel Ferreira e o FC do Porto teria o campeonato "no papo". Manuel Machado não tinha necessidade de se expor ao ridículo quando invoca o direito de o árbitro ter parado o jogo para que o seu jogador estivesse equipado para entrar em substituição de um colega. Era o que faltava! Já com o jogo a esgotar o tempo, há um lance em que Ricardo Quaresma parece ser derrubado dentro da área junto à linha de fundo. Já tenho visto penaltis menos justificados, mas, enfim...

GOLOS: 0-1, AOS 45' (houve + 2' de compensação), por Cristián Tello, num belo remate de pé esquerdo de fora e no centro da área. 1-1, aos 62', por Wagner, emendando sem oposição um centro rasteiro nas costas de Alex. Sandro.

FCP: Helton, Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Héctor Herrera, Casemiro (Rúben Neves, aos 53'), Evandro (aos 65', Juan Quintero), Brahimi (aos 73' Ricardo Quaresma), Aboubakar e Cristián Tello.

               Agora, apenas dependemos de nós. Mas a equipa tem que acreditar e provar ser capaz de ultrapassar o "papão" da onda fictícia. Em Vila do Conde, o ainda  líder de favor, é o que mostrou ser no segundo período de jogo: uma equipa banal que só pelo favorecimento fraudulento chegará ao fim na primeira posição.
           
         
 

4 comentários:

  1. A equipa do F C Porto mostrou que não contava com a surpreeendente derrota do Benfica e não houve capacidade de superar a ansiedade. Nota-se que o treinador está a falhar nesse aspeto em jogos decisivos (como, à excepção de Quaresma, se viu nas substuituições pouco conseguidas e na saída extemporânea do Casimiro), pois poucas têm sido as ocasiões de superação nos momentos (jogos) mais importantes. Um aspeto a rever e prever, antes que seja tarde. Pois a equipa é boa, falta ali mais concentração e confiança, sobretudo.
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  2. Amigo :

    ..."é o que mostrou ser no segundo período de jogo: uma equipa banal" ...

    É verdade ! E o nosso Porto foi igual !

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Depois do autêntico murro no estômago que foi aquele empate, agarremo-nos ao aspecto positivo, estavamos quatro e não dependíamos de nós antes da derrota do Benfica, estamos a três e estamos melhor, dependemos das nossas prestações para chegar ao título. Que tenha sido esse o discurso, vincando que não podemos facilitar, descomprimir, pensar que vamos ganhar mais tarde ou mais, temos de entrar a matar desde o 1º minuto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Amigo Remígio
    ... faz tempo , né ?! ... E logo agora que "perdemos" é que venho e ao que venho !... Concordo com a sua visão da crónica do jogo a que acrescento mais uns pòzinhos de prelimpimpim ,consubstanciados na (para mim ...) "dolorosa" e injustificável falta de atitude da equipa no seu todo e nas clamorosas falhas do mister no decorrer da contenda . Porra ! o homem NÃO acertou uma ! Quintero ?????!!!!!! ,com o jogo como estava ?! (meu queridíssimo Vitor Pereira !!! ...) ,No fim do jogo e no serão subsequente , não consegui dominar o mau génio e tristeza que me assolaram e ainda hoje -passadas 72 horas ! - tenho as marcas do desaforo bem vincadas no coração (maravilhosamente azul ,é certo ... mas dorido e profundamente desapontado ). Dizem-me , os próximos , que já lá vai , já passou , que podia ter sido pior, que "agora-só dependemos -de-nós " ... coisas de circunstância , que não me desfazem o nó ardente como lava , que m'embala . Para mim tenho que a coisa (este ano) acaba por aqui . Paciência , né ? ...
    Um grande abraço para si do
    João (Carreira )
    Em Tempo : Gostei muito do seu comentário no "Dragão Doente " e fiz questão de o dizer por lá .

    ResponderEliminar