sábado, março 30, 2013

DE VOLTA À NORMALIDADE.

Mangala abriu caminho para o triunfo portista e dedicou o golo a Moutinho
MANGALA apontou, de cabeça, o primeiro golo do triunfo do FC Porto em Coimbra.

Liga Zon Sagres
Estádio Cidade de Coimbra
2013.03.30

                                Académica, 0 - FC PORTO, 3

                 O Futebol Clube do Porto contornou com toda a normalidade o obstáculo que a Académica de Coimbra constituía para prosseguir a sua pretensão de renovar o título de campeão da prova mais importante do futebol português.

                 Ao invés do que muitos previam, os portistas encaram esta partida sem ponta de nervosismo assumindo com toda a naturalidade o comando do jogo desde o princípio ao fim, não dando aso a qualquer ameaça que pusesse em causa a vitória, que obteve com inteiro merecimento por números que se podem considerar lisonjeiros para os estudantes.

                 Assumindo bem cedo a posse da bola os jogadores empurraram para o seu meio campo uma Académica apostada em não sofrer golos ensaiando de quando em vez uns esboços de ataque que terminavam invariavelmente em simulação de faltas dos jogadores da Académica com vista a tirar proveito de um fortuito lance de bola parada. 

                 Com Otamendi muito seguro na sua área de acção e com os laterais Alex Sandro e Danilo bem junto das linhas em acções ofensivas frequentes, tendo Moutinho, Fernando e Lucho e, à sua frente no apoio ao ataque Izmaylov e James, o jogo fluía em caudais fartos à área dos academistas sempre com o espectro do golo iminente.

                 Passando a situação de vencedor logo aos 16' numa testada de Mangala na sequência de um canto, Danilo elevou para 0-2 aos 52' numa das suas investidas à frente com um remate cruzado, rasteiro, na conclusão de um jogada iniciada na linha média. Castro, que entrara no jogo aos 74' para o lugar de Lucho, aos 89', com um pontapé de ressaca fora da área fez o 0-3 e o golo mais espectacular da noite fechando a conta que "Deus fez".

                Sem que se possa dizer que os bi-campeões nacionais deslumbraram nesta vitória útil e necessária, não restam dúvidas que a equipa produziu uma exibição segura, competente e esforçada conseguindo com isso tranquilizar os adeptos quanto à saúde física e psicológica que alguns punham em causa.

               Não notei prestações individuais abaixo do que é exigido a um atleta com a responsabilidade de ter um lugar numa equipa com o prestígio do FC Porto. O que terá dado mais nas vistas, terá sido João Moutinho, o que também é normal num jogador com a sua classe. Izmaylov merece também destaque, a par de James, a que se pode aliar Jackson Martinez apesar de não ter marcado qualquer golo. Mas rematou várias vezes e esteve muito perto de o conseguir numa excelente execução, de cabeça.

              A arbitragem não foi implicativa sobretudo para os jogadores da Académica. Vou, apenas, fazer um reparo que me parece transversal à arbitragem em geral, uma pecha de árbitros portuguesas. Estou a lembrar-me da disponibilidade que eles manifestam para assinalar faltas a favor de jogadores "de calo", como hoje se viu a favor de Edinho e Marinho, por exemplo, que eles "cavam" quando sentem o "cheiro a suor" dos adversários que os marcam e se deixam cair como se tivessem sido atropelados por um camião TIR. Curioso, é que o critério já não é o mesmo quando verdadeiras faltas são cometidas sobre jogadores jovens tecnicamente predestinados que ficam por assinalar. Enfim, factos que já nem surpreendem de tão frequentes que ocorrem,.

O FC Porto, alinhou: Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Lucho, Fernando, João Moutinho, Izmaylov, Jackson Martinez e Jámes Rodriguez. Jogaram ainda: Castro, no lugar de Lucho, Défour, em substituição de Jámes e Maicon para o posto de Danilo, aos 74', os dois primeiros e aos 80', o último.



                 

                      

4 comentários:

  1. Boas,

    Na minha optica foi um jogo pouco conseguido por parte do FC Porto, principalmente na primeira parte, onde jogamos a passo e com pouca velocidade.
    Na 2ª melhorou ligeiramente, com a academica a deixar o 4-4-2 e a jogar num 4-3-3 mais aberto pelas alas e a tornar o jogo mais interessante.
    Danilo continua a não justificar o avultado investimento apesar do golo, Lucho e Moutinho lentos não dinamizaram o meio campo, e só James e Alex Sandro tentaram romper.Mangala e Otamenti estiveram bem.
    Espero que o FCP melhore porque na proxima jornada o Braga não será tão "macio" como a Academica.

    Um abraço

    http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Um Porto sério, competente e se excluirmos os 25 minutos finais, de qualidade, manteve a tradição, fez a sua obrigação, venceu com toda a justiça e regressou tranquilamente à normalidade das vitórias.
    É isso que se pede à equipa portista até ao fim do campeonato e depois fazem-se as contas.

    Abraço e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  3. Amigo :

    O Jackson , se calhar , precisa de descanso ...
    (vamos precisar muito dele a curto prazo )


    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vitória, ou de novo às vitórias, espero que seja a rampa de lançamento para o que falta jogar esta epoca.
    Viva o FCP
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar