LIGA I
9.ª jornada
Estádio do CD das Aves, Vila das Aves
Dia e hora: 28.10.2024 - 20:15h
Relvado: bom estado
Tempo: chuva escassa e intermitente
Assistência:numerosa
AFS (Desp.das Aves), 0 - Futebol Clube do Porto, 5
Ao intervalo: 0-4
AFS alinhou com:
Substituições:Ochoa, Kiki Afonso, por Rafa Rodrigues, aos 84´; Gustavo Assunção, por, por Luca, aos 46', Babatumde, por Kamate, aos 46', John Mercado, aos por Vasco, aos 46'); e Zé Luís, aos 74' por Rodrigo Ribeiro.
Treinador: Vítor Campelos
FC do Porto alinhou com: Diogo Costa (C), Martim Fernandes (aos 78', João Mário), Nehuén Pérez, (Zé Pedro, aos 64'),Tiago Djaló, Francisco Moura, Alan Varela (aos 83' Eustáquio), Nico Ganzález, Fábio Vieira (aos 64' André Franco) Namaso (aos 64' Rodrigo Mora, Pepê e Samu.
Treinador: Vítor Bruno
MARCADORES: 0-1, aos 22', por Nico González, com assistência de Fábio Vieira; 0-2, aos 32', por Samu; 03, aos 39', por Samu, na sequência de um centro à direita de Martim Fernandes; 0-4, aos 45'+1', por Samu (hat-trik), com assistência à direita de Martim Fernandes; 0-5, aos 88', por Rodrigo Mora, com um golo de execução serena e perfeita, rodeado de defesas, com um pico na bola em arco ao canto direito da baliza de Ochoa. GOLO HISTÓRICO, para R. Mora, que, aos 17 anos, marcou o primeiro golo na equipa sénior onde vem a ser integrado.
AMARELOS: Gustavo Assunção, 41'; Jaume, aos 66' e Alan Varela, aos 73'.
SINOPSE
Antes do primeiro golo apontado por Nico González na conclusão de centro à direita de Fábio Vieira, já a bola tinha ido duas vezes ao poste e à barra, aos 9' e aos 13', a primeira na sequência de uma assistência para dento da pequena área defendida pelo Ochoa com os punhos para a frente, com a bola a bater na cabeça de um defesa para o poste; a segunda, em remate de Pepê aos aos 13' em remate de cabeça.
A primeira parte foi jogada integralmente no espaço do relvado da equipa da casa. Serena e ativa a equipa de Vítor Bruno assumiu a liderança da partida não concedendo a mínima chance aos avenses em ultrapassar a linha do meio campo. Pela direita, Fábio Vieira e Martim Fernandes, pela esquerda Pepê e Damásio e ao centro o triturador de defesas e guarda-redes Samu, servido a preceito por Nico e Varela, puseram um fim na questão.
A segunda parte foi de relaxe, de rodagem de jogadores de reserva no banco, da tentativa de reação dos atletas vencidos mas inconformados, cujo facto de maior relevo foi o "científico" golo de estreia do fenómeno Rodrigo Mora.
Samu ficou com a bola e com o prémio de "homem do jogo". Sem contestação. A continuar a marcar como até agora, vai ter que arranjar um armazém para guardar bolas.
O golo pensado e executado pelo neófilo génio Rodrigo Mora
Remígio Costa